top of page

Sempre Um Papo recebe Valter Hugo Mãe no Palácio das Artes

Valter Hugo Mãe - foto ana esteves brandão.jpeg

foto: Ana Esteves Brandao

Autor participa de mesa de debate e sessão de autógrafos do seu mais novo romance, “As doenças do Brasil”, no dia 18 de julho 

 

O “Sempre Um Papo” recebe o escritor português Valter Hugo Mãe para o debate e autógrafos de seu novo livro, “As Doenças do Brasil”. O encontro terá a mediação de Afonso Borges e acontece no dia 18 de julho, segunda-feira, às 19h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. A entrada é gratuita, por ordem de chegada, sem necessidade de retirada de ingressos. 

O Sempre Um Papo é viabilizado com o patrocínio o Instituto Cultural Vale, Usiminas e Cemig, com o apoio do Mater Dei e da Fundação Clóvis Salgado, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. A visita de Valter Hugo ao Brasil é uma iniciativa do selo Biblioteca Azul e do Museu do Amanhã, com o apoio de Portugal, que foi o país homenageado da Bienal Internacional do Livro de SP, e do IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. 

As doenças do Brasil

Publicado em novembro de 2021 pela Biblioteca Azul, “As doenças do Brasil” marca o retorno de Valter Hugo Mãe ao gênero romance, após cinco anos. A obra, ambientada em solo brasileiro, faz uma homenagem às pessoas dessa terra: os que aqui já estavam e os que vieram forçados durante o período colonial. 

No centro da trama, encontram-se duas personagens principais: Honra, filho da violência de um branco com uma mãe indígena, e Meio da Noite, um negro que cai capturado pelos abaetés. A princípio, sua presença é vista com desconfiança, mas depois faz florescer a união contra a imensa sombra branca que avança contra eles. 

Ao contrário dos registros históricos sobre a colonização, “As doenças do Brasil” coloca as pessoas indígenas no centro da narrativa, ao contar, sob sua ótica, a invasão e o genocídio promovidos pelos europeus. Para isso, cria uma linguagem, um povo e toda uma visão de mundo com personagens e cenários inesquecíveis, em um romance exuberante e carregado de densidade lírica. O livro conta ainda com artes de Denilson Baniwa e prefácio de Conceição Evaristo. Compre aqui no site da editora.

 

Valter Hugo Mãe nasceu em Saurimo, na Angola, em 1971. Sua obra está traduzida em muitas línguas, tendo um prestigiado acolhimento em países como Alemanha, Espanha, França e Croácia. É autor de mais de 30 livros, incluindo romance, conto, poesia e títulos infantojuvenis. Entre seus livros de maior popularidade estão “O remorso de Baltazar Serapião” (Prêmio Literário José Saramago); “A máquina de fazer espanhóis” (Grande Prêmio Portugal Telecom de Melhor Livro do Ano e Prêmio Portugal Telecom de Melhor Romance do Ano); “O filho de mil homens” e “Homens imprudentemente poéticos”.

Sempre um Papo – 36 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.

Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Valter Hugo Mãe para debate e sessão de autógrafos

Dia 18 de julho, segunda-feira, às 19h

Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes - Av. Afonso Pensa, 1537, Centro

Informações: www.sempreumpapo.com.br

 

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

bottom of page