Festejo do Tambor Mineiro apresenta programação artística online e gratuita reafirmando o propósito de valorizar a cultura afro-mineira

Maurício Tizumba Crédito Tamás Bodolay.jpeg

foto: Tamás Bodolay

Entre os dias 26 a 29 de agosto, de quinta-feira a domingo, sempre às 20 horas, o Festejo do Tambor Mineiro vai apresentar ao público música, cultura popular e circo. Na programação: Coral Vozes de Campanhã, Mauricio Tizumba, Sérgio Pererê, Espaço CircoLar, Acauã Rane e Bloco Oficina Tambolelê. Todos as apresentações são online e gratuitos e podem ser acompanhadas pelo canal do Festejo no YouTube (youtube.com/festejotambormineiro).

 

Idealizado por Mauricio Tizumba e realizado desde 2002 nas ruas do bairro Prado, este é o segundo ano do evento em formato virtual em virtude da pandemia da covid-19. Para manter vínculo com o público e reafirmar o compromisso de difusão e valorização da cultura afro-mineira, agosto inaugura a programação do projeto em 2021 – shows, performances e cursos também estão previstos para os meses de setembro e outubro.

 

Na quinta-feira, dia 26, o Coral Vozes de Campanhã abre a programação. O grupo foi fundado em 2014, em uma iniciativa das integrantes da Guarda de Congo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, em Ribeirão das Neves. O coral é formado por 14 mulheres, de diversas idades, e canta a ancestralidade negra, valorizando os costumes da comunidade e a força da religiosidade afro-cristã do congado mineiro. A apresentação conta com a participação de Mauricio Tizumba e Sérgio Pererê.

 

Sexta-feira, dia 27, é dia de Mauricio Tizumba e Trio, parceria de mais de uma década entre o multiartista e as cantoras e percussionistas Beth Leivas, Danuza Menezes e Raquel Coutinho. A escola de circo Espaço CircoLar traz seu show de variedades para programação do sábado, 28, em apresentação com participação do jovem guitarrista e violonista mineiro Acauã Rane e do ator e palhaço Rodrigo Negão.

 

Por fim, no domingo, 29, Sérgio Pererê se apresenta com o Bloco Oficina Tambolelê, grupo criado em 1999, no bairro Novo Glória, tendo como referência musical os ritmos do Reinado de Minas Gerais. Mauricio Tizumba faz participação especial.

 

A programação de agosto de 2021 do Festejo do Tambor Mineiro é viabilizada pelo Prêmio Funarte Festivais de Música 2020, que faz parte do Programa Funarte de Toda Gente e reúne diversas ações nas áreas de circo, música, dança, teatro, artes visuais e artes integradas.

 

SOBRE O FESTEJO DO TAMBOR MINEIRO

Idealizado por Mauricio Tizumba e realizado desde 2002 nas ruas do bairro Prado, o Festejo do Tambor Mineiro é hoje um dos principais festivais culturais da cidade. Com o objetivo de difundir e valorizar a cultura afro-mineira, reúne anualmente guardas de congado de BH e do interior de Minas, grupos percussivos, grandes nomes da música afro-brasileira, feira de artesanato e de comidas, atraindo um público de cerca de 10 mil pessoas a cada edição. O festival faz parte do calendário oficial de Belo Horizonte.

 

SERVIÇO

Festejo do Tambor Mineiro - Programação de agosto

- Dia 26/8, quinta-feira, 20h

Coral Vozes de Campanhã com Mauricio Tizumba e Sérgio Pererê

 

- Dia 27/8, sexta-feira, 20h

Mauricio Tizumba e Trio - Beth Leivas, Danuza Menezes e Raquel Coutinho

 

- Dia 28/8, sábado, 20h

Espaço CircoLar se apresenta com Acauã Rane e Rodrigo Negão

 

- Dia 29/8, domingo, 20h

Sérgio Pererê e Bloco Oficina Tambolelê com Mauricio Tizumba

 

Online e gratuito pelo canal do Festejo no YouTube (youtube.com/festejotambormineiro).

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Informações para a imprensa - Luz Comunicação

Atendimento: Wandra Araújo - luzcomunicacaoimprensa@gmail.com - 31 999645007

Coordenação: Jozane Faleiro - jozane@luzcomunicacao.com.br - 31 992046367