TAMBOR MINEIRO CELEBRA O MÊS DE MAIO 

Evento virtual traz debates sobre manifestações culturais de matriz africana e oficinas artísticas

O 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, é a data escolhida pela Associação Cultural Tambor Mineiro para dar início a uma série de discussões que enaltecem as manifestações culturais de matriz africana, especialmente o congado. De 13 a 17 de maio, quinta a segunda-feira, importantes convidados do estado de Minas Gerais falam sobre o Reinado Negro e a importância do 13 de maio para o povo mineiro, em mesas de debate mediadas por Maurício Tizumba; além de oficinas ministradas por integrantes do Tambor Mineiro, com acesso virtual e gratuito. 

 

“Nosso objetivo é valorizar e dar visibilidade ao mês de maio, mês de Maria e da Abolição da Escravatura, datas significativas para o Tambor Mineiro, que tem uma história ligada ao congado. Nessa época em que o racismo está aflorando, a gente cria estes debates para avançar nestas discussões em âmbito mundial e na nossa cidade, que tem a manifestação congadeira como uma das mais importantes, além do candomblé e a umbanda”, explica Tizumba.  

 

Programação de debates - mediação de Maurício Tizumba, acesso gratuito pelos perfis no Instagram: @tambormineiro e @mauricio_tizumba

 

No dia 13 de maio, quinta-feira, das 20h às 21h, conversa com o Capitão Jorge dos Santos, da comunidade quilombola dos Arturos (Contagem/MG); prossegue no dia 14 de maio, sexta-feira, das 20h às 21h, com Iara Aparecida Ferreira, fundadora e coordenadora do Terno de Congado Moçambique Estrela Guia (Uberlândia/MG). No dia 15 de maio, sábado, de 20h às 21h, conversa com Pedrina, Capitã da Guarda de Moçambique Nossa Senhora das Mercês, benzedeira que está há mais de 50 anos à frente do congado da região Centro Oeste de Minas (Oliveira/MG); segue no dia 16 de maio, domingo, de 20h às 21h, conversa com a Professora Doutora da UFMG Leda Maria Martins, também rainha da Guarda de Moçambique do Vale do Jatobá (Belo Horizonte/MG). E no dia 17 de maio, segunda-feira, de 20h às 21h, o encerramento acontece com a presença do músico e compositor Sérgio Pererê.

 

“O objetivo é discutir com gestores da cultura ligados ao congado mineiro algo além do racismo estrutural que tanto temos ouvido, mas que fica às vezes distante do nosso povo. Este evento é aberto a todos, mas queremos trazer palavras mais próximas às comunidades congadeiras, ao povo negro. O papel do Tambor Mineiro é dar importância, é dar voz a essas manifestações, falar de onde vieram. Queremos não só valorizar, mas dar a visibilidade e honrar esse povo, honrar é fundamental”, acredita Tizumba.

 

Programação de oficinas - acesso gratuito, com retirada de ingressos pelo Sympla - acesso a todas pelo https://linktr.ee/tambormineiro

 

Nos dias 13 e 14 de maio, quinta e sexta-feira, das 19h às 20h, oficina “Pandeiro: Ritmos do Tambor Mineiro”, com Manu Ranilla. Ela vai ensinar notas básicos do pandeiro, ritmos e cantigas que cantadas no Tambor Mineiro. Inscrição pelo link: https://www.sympla.com.br/oficina-de-pandeiro--ritmos-do-tambor-mineiro__1212016 . 

 

Nos dias 15 e 16 de maio, sábado e domingo, das 14h às 15h, oficina “Tambores de Maio”, com Maurício Tizumba. Inscrição pelo link: https://www.sympla.com.br/oficina-tambores-de-maio__1212038

 

No dia 16 de maio, domingo, às 12h, exibição do vídeo “Tia Rosa ensina Receita Africana”, no perfil do Instagram @tambormineiro .

 

No dia 17 de maio, segunda-feira, de 14h às 16h, oficina “Som, Corpo e Tambor  - uma Experiência Musical, com Bruno Messias (direcionada a crianças e adolescentes). Inscrição pelo link: https://www.sympla.com.br/som-corpo-e-tambor-uma-experimentacao-musical__1212027

 

Este projeto é realizado com o recurso da Lei Aldir Blanc- Secult MG e apoio do Ministério do Turismo e do Governo do Estado de Minas Gerais.

 

Serviço:

Tambor Mineiro no 13 de maio 

13 a 17 de maio, quinta a segunda-feira

Gratuito 

Informações, acesso e inscrições: @tambormineiro 

 

Informações para a imprensa:

Luz Comunicação - jozane@luzcomunicacao.com.br - 31 992046367