top of page

Sérgio Pererê lança o álbum VELHOS DE COROA em shows gratuitos

Sergio Pererê e Guarda Os Ciriacos - 26-11-21 ©Pablo Bernardo (43).jpg

foto: Pablo Bernardo

Em fevereiro, o multiartista Sérgio Pererê convida a cidade para o lançamento do seu novo trabalho, Velhos de Coroa. As apresentações serão nos dias 9 de fevereiro, quinta-feira, às 20 horas, no Espaço Cênico Yagi - Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata, s/nº - Alípio de Melo), e 11 de fevereiro, sábado, às 17 horas, no Centro Cultural Vila Marçola (Rua Mangabeira da Serra, 320 - Marçola). Os shows são gratuitos e a classificação indicativa é livre.

 

Este é o décimo quarto álbum do mineiro Sérgio Pererê, que celebra 25 anos de carreira. Em suas faixas, estão diversos cânticos de congado e composições autorais que dialogam com a cultura tradicional do Reinado de Minas Gerais. No dia 3 de fevereiro, sexta-feira, o álbum será disponibilizado nas principais plataformas de streaming de música.

 

O disco foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do Edital Descentra.

 

HISTÓRIA E ANCESTRALIDADE

As guardas e irmandades do Reinado e seus festejos são parte integrante da herança civilizatória banto, ressignificada no Brasil no período escravagista. Constituem a mais tradicional manifestação dessa cultura, que floresceu em Minas Gerais.

 

Há mais de 300 anos, os reinados ou congados cumprem um ciclo anual de festejos, quando as guardas repetem nas ruas o mito fundador da retirada de Nossa Senhora do Rosário do mar. Por meio de danças, cantos e batuques, prestam homenagens aos santos do panteão congadeiro, aos antepassados e aos reinos africanos.

 

Ao reunir mestres e caixeiros de guardas de congado com artistas e músicos reconhecidos da música afro-brasileira, Sérgio Pererê propõe um encontro dos saberes e das sonoridades tradicionais da cultura banto com a sua música e sua inspiração poética.

 

VELHOS DE COROA

O que conecta as canções do novo álbum ao reinado não é necessariamente a estrutura rítmica, mas sim a poesia, explica o músico.

 

“As canções narram a natureza do congado, essa cultura afro mineira, trazendo os tambores de Minas e elementos da devoção mineira reinadeira, além de menções à uma ancestralidade mais antiga – de onde vem essa cultura e os lugares para onde pode ir, combinando rítmicas um pouco mais complexas e melodias singelas. Mas não é um álbum didático que ensina o que é o congado e o reinado. Velhos de Coroa é um grande poema em homenagem a essa cultura, a essa tradição. Várias canções, sobretudo as inéditas, têm elementos que somente quem é ligado ao reinado vai conseguir entender a fundo. A intenção do álbum é falar com esse público e também com todos os corações abertos a essa devoção banto estabelecida em Minas Gerais.”

 

O disco une composições já conhecidas do público e canções inéditas, compostas em torno das reis e rainhas que vieram e reconstruíram seu reinado no estado, e conta com várias colaborações, dentre elas a de Belinha, Rainha Conga de Minas Gerais.

 

PARTICIPAÇÕES

O álbum conta com participação da Guarda de Moçambique do Divino Espírito Santo do Reino de São Benedito, da Guarda de Congo e Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus - Irmandade Os Carolinos, da Guarda de São Jorge de Nossa Senhora do Rosário, da Rainha Belinha, da Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, do Coral Vozes de Campanha, do Quilombo Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, de Aldo Bibiano, capitão da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário do bairro Santa Efigênia de Brumadinho, além dos músicos Acauã Rane e Richard Neves.

 

 

SERVIÇO

 

Shows de lançamento do álbum VELHOS DE COROA, de Sérgio Pererê

 

9 de fevereiro, quinta-feira, às 20 horas

Espaço Cênico Yagi - Teatro Raul Belém Machado

Rua Leonil Prata, s/nº - Alípio de Melo

Ingressos gratuitos com retirada antecipada: diskingressos.com.br/event/4419

 

11 de fevereiro, sábado, às 17 horas

Centro Cultural Vila Marçola

Rua Mangabeira da Serra, 320 - Marçola

Entrada liberada - sujeita a lotação do espaço

 

Apresentações GRATUITAS

Classificação indicativa: LIVRE

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Luz Comunicação - www.luzcomunicacao.com.br

Jozane Faleiro – 31| 9.9204-6367 jozane@luzcomunicacao.com.br

Janine Horta – 31 9.7144-8232 imprensaluzcomunicacao@gmail.com

bottom of page