#SempreUmPapoEmCasa recebe Marcia Tiburi
acervo pessoal
A filósofa Marcia Tiburi é a convidada de Afonso Borges para o debate e o lançamento do livro “Como Derrotar o Turbotecnomachonazifascismo - ou seja lá o nome que se queira dar ao mal que devemos superar ” (Ed.Record), em mais uma edição virtual do #SempreUmPapoEmCasa, com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do Projeto. O encontro vai acontecer no dia 12 de novembro, quinta-feira, às 18h.
Como derrotar o turbotecnomachonazifascismo
No momento em que a desinformação e a lógica do desnorteio correm soltas como metodologias políticas, turbotecnomachonazifascismo é um nome para o fenômeno político inominável que nos ataca. O ódio é o combustível que alimenta essa máquina movida à tração humana. O êxtase fascista é a droga do momento ao alcance de quem queira participar.
Este livro busca dar nome ao inominável tendo em vista que qualquer projeto de transformação exige a compreensão do fenômeno a ser superado. Transformar o atual estado de violência e injustiça é o seu objetivo prático. Em nossa época, já não experimentamos apenas mais um histórico mal estar: retrocedemos à barbárie. Nós nos encontramos em um limiar bastante perigoso pelo qual podemos conhecer destruições ainda piores. Administrado por zumbis políticos e econômicos, o mundo se transforma em uma distopia. Muitos de nós se sentem como figurantes em um filme B. É o sistema de opressão em ação nos transformando diariamente em seres atônitos e desnorteados.
No Brasil, temos os povos ameríndios e as populações afrodescendentes como testemunhas da sobrevivência de violências nunca superadas. As violências racistas se renovam na fase atual do capitalismo. Inomináveis, elas não deixam de atingir populações esmagadas economicamente e sempre na mira do capital. Sob a forma neoliberal, o capitalismo se impõe a qualquer custo e atinge uma fase alucinada, ilimitada, sem verniz e sem escrúpulos. Fundamentalista e obscurantista, marcado pelo ódio mais extremo às minorias políticas e aos direitos da humanidade, o autoritarismo se renova e se encaminha para a dominação total. Ele assume a forma monstruosa de turbotecnomachonazifascismo.
Marcia Tiburi estudou artes e filosofia. É autora de obras importantes para o pensamento crítico contemporâneo, tais como Feminismo em comum: para todas, todes e todos (Rosa dos Tempos), Ridículo político: uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto (Record) e Como conversar com um fascista: reflexos sobre o cotidiano autoritário brasileiro (Record). Participou das eleições de 2018 como candidata a governadora do estado do Rio de Janeiro, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). É colunista da Revista CULT.
#SempreUmPapoEmCasa com Marcia Tiburi
Dia 12 de novembro, quinta-feira, às 18h, no Youtube, Instagram e Facebook do Sempre um Papo
Link Youtube: https://bit.ly/2X8C3eU
Facebook: @sempreumpapo
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa:
Jozane Faleiro – jozane@sempreumpappo.com.br / 31 992046367