SEMANA DO FOLCLORE NO MEMORIAL VALE

Nacip Gomes

Para celebrar o Dia do Patrimônio Histórico (17 de agosto) e o Mês do Folclore, a semana do #MemorialValeEmCasa traz o Festival de Folclore de Jequitibá, cidade da região central de Minas que ganhou o título de “Capital Mineira do Folclore”. Através de vídeos o Memorial Vale vai mostrar, a cada dia, sempre às 11 horas, tradições culturais como Congado, Folia de Reis, Folia do Divino, Pastorinhas, Fim de Capina, Encomendação das Almas, Fileira Sagrada e Dança do Tear. Outra atração será um bate-papo com a comunidade do Quilombo dos Arturos, importante centro congadeiro de Contagem, cidade vizinha a Belo Horizonte. No domingo, o projeto Escutar a Infãncia traz dicas de como entreter e educar as crianças através da música e das manifestações culturais.

 

Amanhã, dia 18/8, acontece o último Webinário “Conversas sobre Perguntas”. Esta edição trará o físico e astrônomo Marcelo Gleiser pelo YouTube da Casa Fiat de Cultura. O webinário é gratuito, com transmissão simultânea em LIBRAS. A curadoria e investimento desse evento, que trouxe importantes pensadores da atualidade, são da Casa Fiat de Cultura, CCBB, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau. A conversa será mediada pela jornalista Daniella Zupo.

 

Confira os detalhes desta semana do #MemorialValeEmCasa:

 

Arturos

No dia 21 de agosto, sexta-feira, às 16h, o Memorial Vale, dentro do projeto Diversidade Periférica, convida Jorge Antônio dos Santos, do Quilombo dos Arturos, para um bate-papo sobre o Quilombo e suas tradições. A comunidade dos Arturos tem sua origem ligada à história do negro Artur Camilo Silvério, filho de escravo, nascido por volta de 1885, cujo nome tornou-se autodenominação de seus descendentes, que foram criados unidos em torno da família, da terra e da fé em Nossa Senhora do Rosário. O grupo familiar habita uma propriedade particular situada no município de Contagem – MG, mantendo viva a memória de seus ancestrais e preservando os ensinamentos recebidos. A Comunidade mantém, assim, importantes tradições da cultura negra brasileira, transmitidas de pai para filho, desde aspectos da culinária e do cultivo da terra até a organização da vida comunitária. O modo de ser dos Arturos se expressa fundamentalmente nas manifestações artístico-culturais e celebrações do sagrado que o grupo preserva e recria. Destacam-se o Batuque, a Festa da capina denominada “João do Mato”, a Folia de Reis, a Festa da Abolição da Escravatura e principalmente o Reinado de Nossa Senhora do Rosário, uma manifestação muito difundida em Minas Gerais, popularmente conhecida como Congado. São as festas religiosas que fazem do grupo um universo à parte, quando os Arturos se transmutam em filhos do Rosário. O evento faz parte do programa Diversidade Periférica que, com a curadoria de Patrícia Alencar, traz para o Memorial Minas Gerais Vale uma programação artística-cultural com conteúdos que mergulham na trajetória ancestral dos becos e vielas do espaço de saber chamado Favela, e também das comunidades de periferia de Belo Horizonte e vizinhanças.

 

Festival de Folclore de Jequitibá

No dia 22, sábado, ás 11 horas, começa o Festival de Folclore de Jequitibá, que segue até a semana seguinte. Todos os dias, no mesmo horário, serão exibidos vídeos de atrações do Festival, que chega a sua 32°edição. O primeiro vídeo trará um panorama do que é o festival, com cenas das festividades de outras edições e relatos de mestres de cada tradição contando as histórias do que foi o Festival até aqui.

 

Jequitibá, município da região central de Minas, próximo a Sete Lagoas, é considerada a Capital Mineira do Folclore. Devido à pandemia, este ano a programação será realizada de forma virtual. Em parceria com o Memorial Vale, será possível mostrar a beleza das manifestações culturais dessa festa, cuja primeira edição aconteceu na casa do Sr. Geraldo Inocêncio de Souza no ano de 1986, quando ele convidou grupos de folclore da cidade para um encontro na sua residência. Nos anos seguintes, o evento ganhou proporções e se tornou um festival. Se consolidou no município em 1988 como uma vitrine das manifestações culturais do Estado de Minas Gerais. Em 1991, Jequitibá ganhou o título de Capital Mineira do Folclore. O Festival também é um momento para encontro e celebração de todos os grupos, além da preservação e difusão da cultura do Estado. O evento foi reconhecido como Patrimônio Imaterial do Município de Jequitibá. Entre os destaques estão as apresentações de Congado, Folia de Reis, Folia do Divino, Pastorinhas, Fim de Capina, Encomendação das Almas, Fileira Sagrada e Dança do Tear, além de apresentações musicais.

 

Projeto Escutar a Infância

No domingo 23, às 10h, o Memorial Vale exibe o segundo vídeo do “Projeto Escutar a Infância”, trabalho da psicóloga e especialista em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais, Clarissa Sodano. A psicóloga traz reflexões para pais e cuidadores de crianças de até 3 anos, para promover neles o interesse por desenvolver a estimulação sensorial e musical em seus filhos. Ela busca estimular nas famílias e/ou grupos de cuidado a prática do canto e outras formas de performance musical que envolvam aspectos do folclore compartilhado por cada grupo. Entre os objetivos está oferecer aos espectadores modelos de interação musical que possam ser aplicados no ambiente doméstico.

 

 

Memorial Vale na web:

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale 

https://www.instagram.com/memorial.vale 

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

 

Hashtags usadas nas postagens do Memorial Vale na quarentena:

#MemorialValeEmCasa

#MuseumsAndChill

#MemorialValeNosUne

#ValePatrocina

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

________________________________________________

Luz Comunicação - www.luzcomunicacao.com.br

Coordenação: Jozane Faleiro – 31 3567-6714 | 9.9204-6367 jozane@luzcomunicacao.com.br

Atendimento: Janine Horta – 31 9.71448232 - imprensa@luzcomunicacao.com.br

 

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Ludymilla Sá 31 - 3916-2027 |

Ludymilla.desa@vale.com