Projeto Moradores irá reviver histórias e memórias de Sabará, 

uma das mais antigas cidades de Minas Gerais

moradores_sao_goncalo_rio_das_pedras crédito das todos é Projeto Moradores_Divulgação.jpg

Projeto Moradores

Iniciativa promovida pela Fundação ArcelorMittal também 

celebrará os 100 anos da ArcelorMittal Aços Longos no Brasil 

 

Moradores - A Humanidade do Patrimônio é um movimento de arte urbana pela valorização da memória dos moradores como sendo o maior patrimônio que uma cidade pode ter. Tudo começa com uma tenda branca montada em uma praça pública, uma câmera apontada e um convite. Nesse instante, mais do que o ato de se deixar fotografar, o morador – anônimo ou mestre do saber - é chamado a se reconhecer como patrimônio cultural de sua cidade e a contar sua história de afetividade com o território. Essas fotografias e relatos são transformados numa exposição de retratos em grande formato, num varal fotográfico e num filme documentário, tudo acontecendo nas ruas da cidade.

 

O ano de 2021 marca o centenário da ArcelorMittal Aços Longos no Brasil, tendo o município de Sabará como o primeiro local em que a empresa se instalou no Brasil, ainda como a antiga Belgo Mineira. A realização de uma etapa do Projeto Moradores na cidade é uma das ações promovidas para celebrar o centenário nas comunidades onde está inserida. 

 

O projeto Moradores é uma criação da NITRO Histórias Visuais, de Belo Horizonte. Já passou por cinco estados, 21 territórios e registrou a história de aproximadamente 3.500 pessoas. Foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como uma ação de sucesso em Educação Patrimonial. 

 

Como participar

O início da etapa Sabará acontece na próxima quarta-feira (03/11), no adro da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (Praça Getúlio Vargas) a partir das 9 horas. Ali, um grupo de jornalistas, fotógrafos e diretores de cinema estará pronto para receber os moradores para fotografá-los e registrar suas histórias e memórias relacionadas à cidade. 

 

A tenda ficará no adro da Igreja Matriz também na quinta-feira (04/11) e na sexta-feira (05/11), das 9h às 17h. No sábado (06/11), no mesmo horário, a tenda será montada na quadra da Escola Municipal Maria Aparecida Batista, no bairro General Carneiro. 

 

Exposição e filme sobre Sabará

Uma grande celebração pela memória de Sabará. Isso acontecerá no dia 04/12, na Praça Melo Viana (Igreja do Rosário), quando será aberta uma exposição de retratos dos moradores (12 painéis de 4m x 2m), um varal fotográfico e a exibição de filme documentário. Também será promovido um concurso de redação, onde estudantes de Sabará irão contar histórias sobre moradores da cidades. Uma comissão julgadora irá eleger as vencedoras, que farão parte do catálogo da exposição.

 

 

 

A etapa de Sabará tem o patrocínio e é uma realização da Fundação ArcelorMittal e da ArcelorMittal Aços Longos, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e tem o apoio da Prefeitura de Sabará e do projeto Borrachalioteca.

 

O Projeto Moradores foi criado em 2002. Passou por 21 territórios em cinco estados: São Paulo (Campinas), Rio de Janeiro (Paraty e Rua Dois de Dezembro/Rio de Janeiro), Bahia (Juazeiro), Pernambuco (Petrolina) e Minas Gerais (Edifício JK/BH, Bairro da Lagoinha/BH, Belo Horizonte, Bocaiúva, Diamantina, Distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras/Serro, Ipatinga, Itatiaiuçu, Juiz de Fora, Mariana, Montes Claros, Muriaé, Ouro Preto, São João Del Rei, Serro e Tiradentes).

 

Fundação ArcelorMittal

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal busca transformer a vida das pessoas de forma coletiva e participative, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão, formação de cidadãos e para um mundo melhor. 

 

Alinhada às estratégias do Grupo ArcelorMittal, a Fundação tem a educação, cultura e esporte como eixos prioritários, realizando iniciativas nos territórios de influência das empresas do Grupo que promovem o acesso às oportunidades para crianças e jovens e possam, assim, experimentar mais participação, inclusão e protagonismo na socieade. 

 

Os investimentos são feitos por meio de recursos da ArcelorMittal ou incentivo fiscal. Conheça mais sobre as iniciativas promovidas em: www.famb.org.br

 

Para conhecer mais sobre o Projeto Moradores: 

http://www.instagram.com/projetomoradores

 

AGENDA

 

PROJETO MORADORES | SABARÁ

 

Gravação de depoimentos e histórias de moradores 

 

Data: 03, 04 e 05/11 (quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira) 

Horário: 09 às 17h 

Local: Adro da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (Praça Getúlio Vargas)

 

Data 06/11 (sábado) 

Horário: 09h às 17h

Local: Quadra da Escola Maria Municipal Aparecida Batista 

(Rua Mariana, 61 – General Carneiro)

 

Mais informações para a imprensa:

Luz Comunicação | @luz.comunica

Jozane Faleiro | jozane@luzcomunicacao.com.br | 31 992046367