top of page

Projeto ACARAJÉ COM QUEIJO promove o encontro cultural entre Minas Gerais e Bahia

Cortejo (19).jpg

foto: divulgação

A programação estreia entre os dias 15 e 18 de dezembro e será online e gratuita

 

Entre os dias 15 e 18 de dezembro, o projeto Acarajé com Queijo vai encurtar a distância entre Minas Gerais e Bahia com programação que propõe o diálogo entre as culturas dos estados a partir de uma perspectiva negra.

 

Serão diversas atividades com artistas da música, poesia e da gastronomia mineiras e baianas. Toda a programação é gratuita e online e pode ser acompanhada pelo site napele.com.br/acarajecomqueijo e pelas redes da produtora cultural Napele (instagram.com/napeleproducoes).

 

Idealizado pelo produtor e gestor cultural Rômulo Silva, a proposta do projeto é promover encontros que permitam conhecer e experimentar comidas, músicas, danças, performances, artesanato e histórias da cultura afro-brasileira, potencializando o trabalho de artistas expoentes dos dois estados.

 

“A identificação negra está na raiz da cultura de Minas e Bahia e é um motivo de grande orgulho. A programação reúne artistas que expressam a diversidade das culturas negras e a força dessas representações nos dois estados”, afirma Rômulo.

 

Na programação deste intercâmbio cultural estão quatro shows musicais. Abrindo as atividades vai ter Sérgio Pererê com participação de Silvia Gomes, representando Minas Gerais, com apresentação que estreia no dia 15/12, quinta-feira, às 20 horas, além de uma participação da Casa Pai Jacob de Oriente, terreiro de Umbanda da Lagoinha, abrindo os caminhos.

 

Irma Ferreira e Mateus Aleluia Filho representam a Bahia com shows nos dias 16/12 e 17/12, sexta-feira e sábado, a partir das 20 horas.

 

No dia 18/12, domingo, às 10h, a Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia de Ouro Preto faz um cortejo, que vai ser seguido de samba: vai ter roda com Dona Eliza e o grupo Donas de Si, a partir das 14h.

 

No dia 16/12, às 10h, tem bate-papo: Pai Ricardo, Sérgio Pererê, Rainha Belinha, Kedisson Geraldo e Gil Amâncio conversam sobre cultura afro-brasileira e a mistura Minas / Bahia.

 

A poetisa Nívea Sabino também participa do festival: ela apresenta sua letra e voz com poemas escritos especialmente para o Acarajé com Queijo. Os vídeos serão exibidos ao longo da programação.

 

Fechando a programação, o festival reforça a dimensão cultural da gastronomia com uma vídeo-receita de um prato exclusivo: o Uaikara, desenvolvido pelo chefe de cozinha Elian Duarte. O passo a passo para cozinhar em casa e a narrativa da experiência de criação vão ao ar no dia 17/12, sábado, às 10h.

 

Por fim, tem também feirinha online para quem quiser comprar com pequenos produtores de artesanato, cosméticos, roupas e alimentos.

 

Todo o conteúdo seguirá disponível online após as estreias.

 

O projeto Acarajé com Queijo tem patrocínio MGS - Minas Gerais Administração e Serviços S.A, e é viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte e realizado pela Napele Produções Artísticas.

 

SERVIÇO

ACARAJÉ COM QUEIJO: um encontro entre Minas e Bahia

música, poesia e gastronomia

online & gratuito

estreias entre os dias 15 e 18 de dezembro

 

15/12 . quinta-feira . 20H

ABERTURA_ Pai Ricardo e Casa Pai Jacob de Oriente (MG)

SHOW _ Sérgio Pererê e participação de Silvia Gomes (MG)

 

Sérgio Pererê é cantor, compositor, multi-instrumentista, ator e produtor musical. Seu trabalho autoral é reconhecido pelo diálogo que estabelece entre a tradição e a experimentação, pela profusão de sonoridades – com destaque para as referências afro-latinas –, e pelo timbre peculiar de sua voz. Sua poesia sofisticada entrelaça temas cotidianos a enunciados metafísicos e elementos do sagrado de matriz africana, como o culto à ancestralidade e aos orixás. Sérgio Pererê considera-se amadrinhado pelas raízes banto de Minas Gerais. “Sou um devoto da arte, um artista negro brasileiro”.

 

A Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente é um centro de Umbanda de Belo Horizonte (MG). Tem reuniões públicas todas as segundas e quartas-feiras, às 20 horas. Foi fundada em 1967 e tem grande envolvimento com a comunidade onde está localizado: Vila Senhor dos Passos, na Pedreira Prado Lopes (Rua Fagundes Varela, 99, Lagoinha). Distribui cestas básicas de forma gratuita, oferece cursos de capoeira, artesanato, bordados e outros, tudo possível através do voluntariado de pessoas do corpo mediúnico e dos frequentadores da casa.

 

> Cantora e atriz, nascida em Itabirito, criada em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, Silvia Gomes vem construindo sua carreira artística pelas terras de Minas Gerais. Iniciou seus estudos artísticos em 1994, no Instituto de Filosofia e Artes da Universidade Federal de Ouro Preto. O pontapé inicial para a carreira musical veio em 1998, quando integrou o grupo Mandrágora. Em 2003, lançou o álbum “Fuscazul, em parceria com o compositor e cantor Mestre Jonas. No mesmo ano, recebeu o prêmio de melhor intérprete na Mostra Cauê de MPB, em Belo Horizonte. De 2016 a 2018, Silvia Gomes firmou sua roda de samba intitulada “Esse Samba Todo é Nosso”, retomado neste ano. Em 2018 participou, como atriz, do musical “Um Cisco, a vida de Chico Xavier". No mesmo ano gravou o álbum “Sabiá Grande: Não sabe que é feita de sal”, em parceria com o violonista Wilson Souza. Em 2021, gravou seu primeiro álbum solo intitulado "Canto pra Recomeçar", através da Lei Aldir Blanc, do Estado de Minas Gerais.

 

16/12 . sexta-feira . 10H

RODA DE CONVERSA _ Cultura afro-brasileira e a mistura Minas / Bahia, com Pai Ricardo, Sérgio Pererê, Rainha Belinha, Capitão Kedison Geraldo e Gil Amâncio

 

> Ricardo de Moura é dirigente da Associação da Resistência Cultural Afro-brasileira Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, que atua há 50 anos na Vila Senhor dos Passos, no complexo da Pedreira Prado Lopes, em Belo Horizonte. Por sua importante atuação na preservação e transmissão da riqueza de saberes e fazeres relativos à ancestralidade africana no Brasil e por seu inestimável conhecimento no campo da História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana, Ricardo de Moura, foi oficialmente reconhecido como mestre de saberes tradicionais pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua como professor da disciplina regular “Catar Folhas: Saberes e Fazeres do Povo de Axé”, oferecida a todos os alunos de graduação da UFMG, no âmbito da Formação Transversal em Saberes Tradicionais.

 

> Natural de Belo Horizonte, o artista multimídia Gil Amâncio iniciou sua carreira em 1976 como ator e músico, estudou dança, trabalhou como preparador corporal para espetáculos de teatro e compôs trilhas sonoras para espetáculos. Um dos fundadores da Cia SeráQue? junto com Rui Moreira e Guda, integrou o coletivo Black Horizonte, onde desenvolve projetos de dança negra contemporânea. É coordenador do Núcleo Experimental de Arte Negra e Tecnologia (Nega) em que investiga as relações entre corpografia e musicalidade nas danças negras contemporâneas e o uso das tecnologias digitais de áudio e imagem nos processos de composição coreográficos. É um dos idealizadores do Festival de Arte Negra (FAN), considerado um dos eventos mais importantes sobre produção artística negra fora do continente africano.

 

> Belinha é Rainha Conga de Minas Gerais, matriarca da Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, no Concórdia, em BH. É sucessora de dona Isabel Cassimira das Dores Gasparino, sua mãe, e de Maria Cassimira, sua avó.

 

> Kedison Geraldo é Capitão e fundador do Moçambique de Santa Efigênia. Integra a AMIREI - Associação Amigos Do Reinado De Nossa Senhora Do Rosário E Santa Efigênia, em Ouro Preto, MG.

 

16/12 . sexta-feira . 20H

SHOW _ Irma Ferreira (BA)

 

Natural de Salvador-Bahia, graduada em Canto Lírico e mestra em Performance Musical pela UFBA, a cantora Irma Ferreira se notabiliza na música erudita e popular. Na primeira linha estão as óperas com temática a cultura afro-descendente a exemplo da Ópera de Lídia Oxum, Óperas dos Terreiros e Ópera da Independência além de óperas tradicionais como La traviata, Die Fledermaus e Le Nozze di Figaro. Na outra linha estão suas atuações como solista de Orquestras Big Band de Salvador, como a Orquestra Fred Dantas e a Orquestra São Salvador. Recentemente produziu os shows ÀJODÚN e Cantos e Rezas, que dá nome de seu primeiro EP, onde a cantora traz sua pesquisa voltada ao repertório sacro do Candomblé, realizada de tal forma, onde melodia e letras recebem uma revisão em sua originalidade.

 

17/12 . sábado . 10H

VÍDEO-RECEITA _ História e passo a passo do preparo do Uaikara, prato exclusivo desenvolvido pelo chefe de cozinha Elian Duarte para o Acarajé com Queijo

 

Elian Duarte, nascido em Vespasiano, é idealizador do espaço cultural Nesganega e do Nesganega Africando, espaços de Cultura, celebração, dissidência e gastronomia. Há mais de 15 anos, afirma propositivamente a gastronomia afrodiaspórica, cozinha tradicional e de referência aos povos originários, através de uma pesquisa intuitiva e de reconhecimento dessas identidades suprimidas e apropriadas a partir do processo de colonização. A proposta do Elian é propor uma cozinha que caminha rumo a descoberta de si e de sua própria história, uma cozinha afetiva, ancestral, acessível, que cumpre o seu papel de nutrir e unir, que evidencia insumos e elementos culinários que estão presentes na cultura alimentar de muitos povos e que hoje são considerados não convencionais. Uma cozinha de resgate, propósito, afirmação de identidades e sabores ancestrais e futurísticos.

 

17/12 . sábado . 20H

SHOW _ Mateus Aleluia Filho (BA)  e participação de Silvia Gomes

 

O compositor, cantor e instrumentista Mateus Aleluia Filho apresenta "Sopro do Interior". No show, apresenta com profundidade a sua relação com a música, que segue uma tradição familiar e atravessa o ambiente artístico cultural que embala e o envolve: a cidade de Cachoeira, e deságua em um caminho próprio, autoral, de experimentação e revelação de formas e forças musicais.

 

18/12 . domingo . 10H

CORTEJO _ Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia de Ouro Preto (MG)

 

18/12 . domingo . 14H

SHOW _ Dona Eliza e o grupo Donas de Si (MG)

 

> Dona Eliza é uma das poucas mulheres da Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte. Nascida Ana Eliza de Souza em Águas Formosas (MG), é filha de pai lavrador e mãe professora. Intérprete e exímia compositora, tem mais no de 700 canções registradas. Em 2017, lançou o seu primeiro álbum, “Diploma da Vida”, que reúne 12 faixas com composições próprias, que marcam seus 50 anos de carreira.

 

> Donas de Si é um coletivo formado por Mulheres Sambistas que fomentam ativamente a cena musical e cultural belo-horizontina. Idealizado pela musicista, cantora e sambista Fran Januário, deu início às suas atividades em 2022. Traz como proposta um repertório que resgata clássicos do samba e músicas autorais. O coletivo reúne mulheres empreendedoras que estão à frente de vários projetos culturais em diversos espaços da capital mineira.

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL _ a partir de 15/12

 

+        VÍDEO-POEMAS da poetisa Nívea Sabino com versos já consagrados e inéditos escritos para o encontro

 

Poeta-slammer, ativista antirracista, agitadora cultural e educadora popular, Nívea Sabino é autora de interiorana, Nívea Sabino é graduada em Comunicação Social e possui uma importante trajetória de ativismo poético através da palavra, pelos saraus de periferias no que tange ao enfrentamento ao racismo, à lesbofobia, ao sexismo e outras formas de opressão,. É uma das articuladoras da RodaBH de Poesia e mulher pioneira nas competições de Poesia Falada – Slam’s, em Minas Gerais. É membra fundadora da Academia Nova-limense de Letras. Em 2019 esteve como co-curadora do FliBH - Festival Literário Internacional de Belo Horizonte com a temática #NarrativasVivas; integrou a corpo de jurados do Prêmio Jabuti 2020 na categoria "Poesia". Recentemente, participou da Mostra de Poesia Mineira | Confluências Poéticas em Barcelona, Espanha, junto a 9 poetas das Minas Gerais e Catalunha.

 

+        FEIRINHA ONLINE de pequenos produtores de artesanato, cosméticos, roupas e alimentos

 

Janine Horta

Luz Comunicação

(31) 9.7144-8232

bottom of page