É TEMPO DE CELEBRAR O FOLCLORE NO MEMORIAL VALE

Festival_de_Jequitibá.Fotos_Consuelo_Ab

Consuelo Abreu

Agosto é o mês do Patrimônio Histórico, comemorado no dia 17, e também o Mês do Folclore. Para celebrar, o Memorial Vale traz na sua programação on line oportunidades de conhecer algumas dessas manifestações culturais bem mineiras. Entre elas, o Festival de Folclore de Jequitibá, com apresentações de Congado, Folia de Reis, Folia do Divino, Pastorinhas, Fim de Capina, Encomendação das Almas, Fileira Sagrada, Dança do Tear e apresentações musicais. Já no documentário “Sá Rainha apresenta: o Congado e a Perseverança da Fé na Guarda de São Jorge Em Tempos de Isolamento Social”, feito especialmente para ser exibido pelo #MemorialValeEmCasa, o público poderá conhecer os bastidores de uma guarda de congado e como seus integrantes celebram a fé em tempos de pandemia. Outra oportunidade de conhecer uma comunidade tradicional mineira será o bate-papo com Jorge Antônio Dos Santos, do Quilombo dos Arturos, que contará um pouco da história dessa famosa família congadeira.

 

O Webnário “Conversas sobre Perguntas” trazem nomes de destaque no cenário nacional para discutir temas da realidade: no dia 4, o psicanalista Christian Dunker abordará “Os novos desafios do eu – Psicanálise e vida pós-pandemia” e, no dia 11, a escritora Conceição Evaristo e a crítica de arte Júlia Rebouças falarão sobre “Narrativas para novo(s) mundo(s) – Os lugares da cultura”, com transmissão ao vivo, pelo Youtube do Memorial Vale. Com curadoria colaborativa e investimento de Casa Fiat de Cultura, CCBB, Memorial Minas Gerais Vale MM Gerdau, o evento reúne importantes pensadores brasileiros até o dia 18/08, sempre às terças. Gratuita e com transmissão simultânea em LIBRAS, as conversas tem mediação da jornalista Daniella Zupo.

 

A atração musical do mês é o instrumentista, cantor e compositor Aloízio Horta, dentro do projeto Memorial Instrumental. Nome que tem sido uma revelação na música mineira nos últimos tempos, ele se apresenta no dia 16 de agosto, domingo, às 11h30. Ele fará um show autoral a partir do seu CD homônimo, que recebeu o Prêmio Marco Antônio Araújo em 2016. Aloízio já tocou com grandes nomes como Toninho Horta e Elza Soares, e atualmente integra a DelegasCia, do violonista Thiago Delegado, com Cristiano Caldas (teclado) e André Limão Queiroz (bateria).

 

E seguem até o dia 9 de agosto as inscrições para a “Convocatória da Programação MMGV 2020”, destinada para beneficiar artistas e produtores culturais de Minas Gerais, com projetos nas áreas: música, sarau literário, artes cênicas (teatro, dança, circo), artes visuais (fotografia e performance), audiovisual (vídeo, curta metragem) Link para inscrições: http://www.memorialvale.com.br/pt/convocatorias/ . 

Agosto no #MemorialValeEmCasa

04/08 – WEBNÁRIO “CONVESAS SOBRE PERGUNTAS” COM CHRISTIAN DUNKER

No dia 4 de agosto, terça-feira, às 17h, com transmissão pelo YouTube do Memorial Minas Gerais Vale, o psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Christian Dunker, participa do Webinário “Conversas sobre Perguntas”. Com o tema “Os novos desafios do eu – Psicanálise e vida pós-pandemia”, o pensador comenta alguns dos principais dilemas e possibilidades do indivíduo em meio à reconstrução das formas de convívio. Em seu mais recente e-book, A arte da quarentena para principiantes (Boitempo), Dunker revela que o Brasil é um dos últimos países no ranking de percepção da própria realidade. Como forma de enfrentar tal problema, defende o investimento em educação política, com ênfase nas humanidades. Com curadoria colaborativa e investimento de Casa Fiat de Cultura, CCBB, Memorial Minas Gerais Vale MM Gerdau, o evento reúne importantes pensadores brasileiros até o dia 18/08, sempre às terças. Gratuita e com transmissão simultânea em LIBRAS, a conversa será mediada pela jornalista Daniella Zupo.

 

05/08 – EXIBIÇÃO DO VÍDEO SOBRE O CONGADO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

No dia 5 de agosto, quarta-feira, às 11h, o projeto “Gerais Cultura de Minas” exibe o documentário produzido exclusivamente para o Memorial Vale: “Sá Rainha apresenta: O Congado e a Perseverança da Fé na Guarda de São Jorge em Tempos de Isolamento Social”. Trata-se de um ensaio documental em vídeo para compartilhar com a sociedade parte do cotidiano religioso desta irmandade localizada no bairro Concórdia, em Belo Horizonte, durante os tempos de isolamento social, a partir do olhar da rainha conga desta irmandade: a Tia Kelly.

 

7/08 E 8/08 – AULA “CORPO MEMÓRIA, IMPROVISAÇÕES EM DANÇA”, COM ÍTALO AUGUSTO

Nos dias 7 e 8 de agosto, sexta e sábado, às 15h, dentro do projeto "Sensações Memoráveis", o Memorial Vale apresenta as aulas de dança “Corpo-memória - Improvisações em Dança”, ministradas pelo professor e performer Ítalo Augusto, que é bailarino pelo Royal Academy Of Dance London (2011) e co-fundador e gestor da Rede Sola de Dança. As aulas são voltadas para qualquer pessoa que se interesse em dançar, adquirir consciência corporal e cultivar uma visitação a si mesmo, numa intimidade com o seu corpo e sua dança e tudo aquilo o que ele pode produzir.

11/08 – WEBINÁRIO “CONVERSAS SOBRE PERGUNTAS” COM CONCEIÇÃO EVARISTO E JÚLIA REBOUÇAS

No dia 11 de agosto, terça-feira, às 17h, com transmissão pelo YouTube do Memorial Minas Gerais Vale, a escritora e ensaísta Conceição Evaristo e a crítica de arte Júlia Rebouças conversarão sobre “Narrativas para novo(s) mundo(s) – Os lugares da cultura”. Conceição Evaristo abordará a linguagem poética e outros modos de interpretar e dizer o tempo, os seres e as relações. Júlia Rebouças analisará a relevância de novas proposições, visões sociais e construções coletivas para a cultura contemporânea. Discutirá, ainda, o papel das instituições culturais nos novos cenários. Com curadoria colaborativa e investimento de Casa Fiat de Cultura, CCBB, Memorial Minas Gerais Vale MM Gerdau, o evento reúne importantes pensadores brasileiros até o dia 18/08, sempre às terças. Gratuita e com transmissão simultânea em LIBRAS, a conversa será mediada pela jornalista Daniella Zupo.

12/08 a 15/08 – PROJETO SENSAÇÕES MEMORÁVEIS TRAZ “BOLO PARA DESATAR NÓS”

De 12/08 a 15/08, às 15h, dentro do projeto "Sensações Memoráveis”, com curadoria do artista e professor de yoga, Alessandro Aued. O público é convidado para uma viagem pelo mundo do artista visual Matheus de Simone na apresentação “Bolo para desatar nós”. Ele propõe trazer para a consciência palavras e sensações que se encontram emboladas nos cantos de nossas gargantas, resgatar sua potência criativa e tomá-las como matéria prima para a produção de um bolo que nos desate. Matheus de Simone irá ensinar a assar um bolo de açafrão-da-terra, especiaria com poderes curativos e diretamente associada ao plexo solar, centro de força, morada do fogo digestivo e projetivo de nossas ações no mundo. Com auxílio de letras e papéis comestíveis, ele vai cozinhar, esculpir e ingerir um bolo à medida em que dará forma às linhas, palavras e emoções que frequentam o subconsciente.

 

16/08 – SHOW DE ALOÍZIO HORTA

No dia 16 de agosto, domingo, às 11h30, o Memorial Vale traz, dentro do projeto Memorial Instrumental, o instrumentista, cantor e compositor Aloízio Horta. O artista, que já tocou com nomes como Naná Vasconcelos, Elza Soares, Toninho Horta e Flávio Venturini, vem se destacando como uma das revelações da nova geração de músicos mineiros. Ele estreia no #MemorialValeEmCasa com show de seu CD homônimo, vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo em 2016. Entre as canções estão as autorais “Pra Dançar com Ela”, “Nina”, “Serafina”, “Com os Pés na Lua”, “Balada do Incomum” e “Francisca”, de Toninho Horta e “Canto pra Yemanjá”, de domínio público. Tocando contrabaixo, Aloízio Horta integra a DelegasCia, grupo formado pelo premiado violonista Thiago Delegado, com Cristiano Caldas (teclado) e André Limão Queiroz (bateria). O grupo toca canções próprias e releituras de choros, maxixes, bossas e sambas.

 

16/08, 23/08 e 30/08 – ESCUTAR A INFÂNCIA, COM CLARISSA SODANO

Nos domingos 16, 23 e 30 de agosto, às 10h, o Memorial Vale recebe a psicóloga e especialista em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais, Clarissa Sodano. Em uma série de três vídeos do “Projeto Escutar a Infância”, Clarissa Sodano vai trazer reflexões para pais e cuidadores de crianças até 3 anos. Esses vídeos tem como objetivos promover o interesse dos envolvidos no cuidado infantil por aspectos do desenvolvimento ligados à estimulação sensorial e musical; estimular nas famílias e/ou grupos de cuidado a prática do canto e outras formas de performance musical que envolvam aspectos do folclore compartilhado por cada grupo; oferecer aos espectadores modelos de interação musical que possam ser aplicados no ambiente doméstico.

 

21/08 – FILHOS DE ZAMBI – UMA CONVERSA SOBRE O QUILOMBO DOS ARTUROS

No dia 21 de agosto, sexta-feira, às 16h, o Memorial Vale, dentro do projeto Diversidade Periférica, convida Jorge Antônio dos Santos, do Quilombo dos Arturos, para um bate-papo sobre o Quilombo e suas tradições. A comunidade dos Arturos tem sua origem ligada à história do negro Artur Camilo Silvério, filho de escravo, nascido por volta de 1885, cujo nome tornou-se autodenominação de seus descendentes, que foram criados unidos em torno da família, da terra e da fé em Nossa Senhora do Rosário. O grupo familiar habita uma propriedade particular situada no município de Contagem – MG, mantendo viva a memória de seus ancestrais e preservando os ensinamentos recebidos. A Comunidade mantém, assim, importantes tradições da cultura negra brasileira, transmitidas de pai para filho, desde aspectos da culinária e do cultivo da terra até a organização da vida comunitária. O modo de ser dos Arturos se expressa fundamentalmente nas manifestações artístico-culturais e celebrações do sagrado que o grupo preserva e recria. Destacam-se o Batuque, a Festa da capina denominada “João do Mato”, a Folia de Reis, a Festa da Abolição da Escravatura e principalmente o Reinado de Nossa Senhora do Rosário, uma manifestação muito difundida em Minas Gerais, popularmente conhecida como Congado. São as festas religiosas que fazem do grupo um universo à parte, quando os Arturos se transmutam em filhos do Rosário. O evento faz parte do programa Diversidade Periférica que, com a curadoria de Patrícia Alencar, traz para o Memorial Minas Gerais Vale uma programação artística-cultural com conteúdos que mergulham na trajetória ancestral que atravessa os becos e as vielas do espaço de saber chamado Favela e também das comunidades de periferia de Belo Horizonte e vizinhanças.

 

22/08 A 30/08 – FESTIVAL DE FOLCLORE DE JEQUITIBÁ

De 22 a 30 de agosto, às 11 horas, o Memorial Vale exibe vídeos do Festival de Folclore de Jequitibá, que chega a sua 32°edição. Jequitibá, município mineiro da região central de Minas, próximo a Sete Lagoas, é considerada a Capital Mineira do Folclore. Devido à pandemia, este ano a programação será realizada de forma virtual. Em parceria com o Memorial Vale, será possível mostrar a beleza das manifestações culturais dessa festa, cuja primeira edição aconteceu na casa do Sr. Geraldo Inocêncio de Souza no ano de 1986, quando ele convidou grupos de folclore da cidade para um encontro na sua residência. Nos anos seguintes, o evento ganhou proporções e se tornou um festival e se consolidou no município em 1988 como uma vitrine das manifestações culturais do Estado de Minas Gerais. Por isso, em 1991, Jequitibá ganhou o título de Capital Mineira do Folclore. O Festival também é um momento para encontro e celebração de todos os grupos, além da preservação e difusão da cultura do Estado. O evento foi reconhecido como Patrimônio Imaterial do Município de Jequitibá. Entre os destaques estão as apresentações de Congado, Folia de Reis, Folia do Divino, Pastorinhas, Fim de Capina, Encomendação das Almas, Fileira Sagrada e Dança do Tear, além de apresentações musicais.

 

 

Memorial Vale na web:

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale  

https://www.instagram.com/memorial.vale  

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

 

Hashtags usadas nas postagens do Memorial Vale na quarentena: 

#MemorialValeEmCasa 

#MuseumsAndChill 

#MemorialValeNosUne

#ValePatrocina

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

________________________________________________

Luz Comunicação - www.luzcomunicacao.com.br

Coordenação: Jozane Faleiro – 31 3567-6714 | 9.9204-6367 jozane@luzcomunicacao.com.br

Atendimento: Janine Horta – 31 9.71448232 - imprensa@luzcomunicacao.com.br

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Ludymilla Sá 31 - 3916-2027 |

Ludymilla.desa@vale.com