ABRIL – PROGRAMAÇÃO GERAL DO MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
MUSICAL INFANTIL “O TUBARÃO MARTELO E OS HABITANTES DO FUNDO DO MAR” FAZ ÚNICA  APRESENTAÇÃO NO DIA 11 DE MARÇO, NO TEATRO BRADESCO, EM BH

No mês em que se comemora os dias do Livro e do Choro (ambos em 23 de abril), o Memorial Minas Gerais Vale – no Circuito Liberdade, apresenta programação intensa e gratuita que inclui show com Túlio Araújo e o grupo Choro Amoroso; e quatro lançamentos de livros: “Escuta e Saber”, de Sérgio Porfírio; “A morte de Antônio Preto”, de Sérgio Pererê; Coletânea poética “À luta, à voz”, do Coletivoz; e o infantil “Palhágica e a Bailarina”, de Ana Elisa de Carvalho. Para além das datas, o público ainda conta com curso de bordado; musical “Boa Sorte”, de Gabriel Estrela; bate-papo com João Castilho e Maria Esther Maciel, na segunda edição do projeto Ideografias; e contação de histórias dentro do projeto “Eu, Criança, no Museu”.

 

Outra novidade do Memorial Vale, que estreia neste mês de abril, é o Quintal do Memorial: um dia com oficinas, brincadeiras e apresentações culturais para toda a família na Alameda da Educação, área externa do museu. O encontro será no dia 15 de abril, das 10h às 13h. Ainda em abril, as galerias de exposição temporária abrigam a mostra “Do pixel ao pincel”, com fotografias de Cyro José que ficam em cartaz de 7 de abril a 27 de maio.

 

A programação de abril do Memorial Minas Gerais Vale é inteiramente gratuita. O museu fica na Praça da Liberdade, 640 – Savassi, esquina com Rua Gonçalves Dias. Confira os detalhes, dia a dia:

 

TODO SÁBADO E DOMINGO

 

Aos fins de semana, as famílias e grupos diversos podem realizar visitas mediadas em horários específicos: sábados, às 13h, 14h e 15h; e domingos, às 11h, 12h, 13h, 14h e 14h30 (grupos de até 10 pessoas). O espaço ainda conta com guia multimídia que propõe roteiros de visitas e traz informações sobre todas as salas em português, inglês e espanhol, além de um aplicativo para iOS e Android em cinco idiomas, incluindo a Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

 

E como o dia 21 de abril marca o Dia de Tiradentes – o Joaquim José da Silva Xavier, o Memorial Minas Gerais Vale convida mineiros e outros apaixonados pela história de Tiradentes para conhecer “As várias faces de Joaquim”. A atividade é também uma proposta do Programa Educativo do museu, que busca refletir, a partir da imagem de Tiradentes, sobre como os fatos são contados. A iniciativa é aberta ao público de todas as idades.

 

4, 11, 18 e 25 DE ABRIL | QUARTA | 14h ÀS 17h

Curso de bordado, com Elizabeth Cândido – Vagas esgotadas!

O ambiente acolhedor do museu recebe o público para aulas de bordado em quatro módulos semanais. Os participantes terão a oportunidade de conhecer e aprimorar os principais pontos utilizados no bordado livre com base em quatro temas: Do leque ao abano, Lavandas, Bromélias e Lanternas japonesas/chinesas.

 

 

5 DE ABRIL, 15h e 19h30; e 6 DE ABRIL, 10h e 15h

Boa Sorte – O musical, de Gabriel Estrela

O espetáculo apresenta o universo das pessoas que convivem com o vírus HIV, com texto e direção de Gabriel Estrela. Também ator e youtuber, Gabriel traz forte tom autobiográfico de quem recebeu o diagnóstico aos 18 anos de idade. No repertório, canções de Vanessa Da Mata e Ben Harper, Beto Guedes, Jorge Vercillo, Engenheiros do Hawaii, Paulinho Moska e Lenine. Após cada sessão, haverá roda de conversa com o público sobre o tema.

 

7 DE ABRIL | SÁBADO | 10H

Lançamento do livro “ Escuta e Saber”, de Sérgio Porfírio

O especialista em educação e psicanálise Sérgio Porfírio lança esta coletânea de textos sobre o papel das instituições sociais na construção dos sujeitos e de seus valores éticos. O livro une educação psicanálise e é um convite ao exercício da alteridade e do processo de ensinar e aprender.

 

12 DE ABRIL | QUINTA | 19H

Gerais Cultura de Minas apresenta: Show e lançamento do livro “A morte de Antônio Preto”, de Sérgio Pererê

O músico, cantor e compositor Sérgio Pererê recebe o público para show e lançamento de seu romance “A morte de Antônio Preto” (Ed. Nandyala), inspirado na cultura popular de Minas Gerais. Em rimas, como na literatura de cordel, o livro é um mergulho no universo do Reinado, onde estão presentes os festejos de Catopês, Marujos e Caboclos. Entrada gratuita, sujeita a lotação. Retirada de senhas uma hora antes do evento.

 

14 DE ABRIL | SÁBADO | 10H30

Projeto Ideografias: Exercícios de animalidade na literatura e nas artes visuais, com João Castilho e Maria Esther Maciel

Em sua segunda edição, o projeto Ideografias convida João Castilho e Maria Esther Maciel para sondar como a literatura contemporânea e as artes visuais têm lidado com as relações e a travessia das fronteiras entre humanidade e animalidade. O projeto é fruto de parceria entre o Memorial Minas Gerais Vale e o IEC PUC-Minas, por meio do curso de especialização Processos Criativos em Palavra e Imagem. A curadoria é de Renata Alencar e Tailze Melo.

 

14 DE ABRIL | SÁBADO | 16H

Projeto Diversidade Periférica apresenta: Sarau de lançamento da coletânea poética “À luta, à voz”, do Coletivoz – Sarau de Periferias

O Coletivoz comemora dez anos de atuação com sarau de lançamento desta coletânea poética que reúne 22 autores, entre poetas, escritores, performers, músicos, slammers e artistas das diferentes periferias de BH e região metropolitana. Entrada gratuita, sujeita a lotação. Retirada de senhas uma hora antes do evento.

 

15 DE ABRIL | DOMINGO | 10H ÀS 13H

Quintal do Memorial, na Alameda da Educação

O mais novo projeto do Memorial Minas Gerais Vale reforça o objetivo de extrapolar as paredes do museu e promover o encontro de famílias em um dia de oficinas interativas, brincadeiras e apresentações culturais. A Alameda da Educação fica em frente ao Memorial Vale, na Praça da Liberdade.

 

21 DE ABRIL | SÁBADO | 10H ÀS 17H30

Cena Vestida, de Guto Muniz e Silma Dornas

Peças de vestuário exclusivas – femininas, masculinas e infantis, trazem estampas de espetáculos teatrais fotografados por Guto Muniz em camisetas e vestidos desenhados por Silma Dornas. As roupas ficam em exposição no museu e também serão comercializadas.

 

21 DE ABRIL | SÁBADO | 16H

Contemporâneo apresenta: Show com Tulio Araújo e Choro Amoroso

Percussionista de renome internacional, Túlio Araújo  e o grupo Choro Amoroso se apresentam no Memorial vale em comemoração ao Dia do Choro (23). O repertório é formado por canções autorais, além de releituras de mestres como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, Eduardo Neves, Rodrigo Lessa e Villa Lobos, entre outros. Entrada sujeita a lotação. Retirada de senhas uma hora antes do show.

 

22 DE ABRIL | DOMINGO | 11H

“Eu, Criança, no Museu” apresenta: espetáculo Brincar de morar em livro, com Alessandra Visentin

O espetáculo de contação de histórias traz a magia contida nos livros e nas histórias por meio de apresentação lúdica que pretende estimular a fantasia e a criatividade a partir de uma casinha mágica e encantadora. Entrada sujeita a lotação. Retirada de senhas uma hora antes do evento.

 

28 DE ABRIL | SÁBADO  | 14H

Lançamento do livro “Palhágica e a Bailarina”, de Ana Elisa de Carvalho

A obra, da Editora Cravinho, revela o encontro mágico de duas personagens prontas a desenharem uma história que revela a importância da memória. Entrada sujeita a lotação do espaço.

 

 

EXPOSIÇÕES ___________________________________________________________________

 

ESTREIA: 7 DE ABRIL A 27 DE MAIO | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Exposição do Pixel ao Pincel – Fotos de Cyro José

Pensando na variação artística da representação fotográfica, o fotógrafo Cyro José Soares resolve apresentar uma interessante faceta do seu trabalho, em mais de 30 anos de carreira. A mostra traz uma coleção de imagens especialmente agraciadas pela licença artística, que podem ser percebidas como aquarelas, óleos, grafismos ou estampas impressas em fine-art com textura canvas. Cyro José é mineiro de Formiga e tem diversos livros publicados, além de diversos prêmios em concursos nacionais. O destaque de seu trabalho são os temas da natureza e da cultura popular.

 

ATÉ 26 DE JULHO | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Exposição “Coletivo SCO2 apresenta Inventariar e Escavar o Invisível” – Curadoria de Guilherme Cunha e Bruno Vilela

O trabalho dos fotógrafos Camila Otto e André Hauck, do coletivo SCO2, apresenta os projetos “Inventariar e Escavar o Invisível” formado por fotografias e vídeos realizados em momentos distintos no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. O coletivo utilizou procedimentos baseados em metodologias e catalogação museológicas em que foram coletados diversos objetos cotidianos descartados pelas pessoas, ressignificados e descolados para o campo da arte. As imagens são apresentadas a partir de uma inquietude, que toma o visitante diante do silêncio das ruas, casas e vegetações registradas.

 

SERVIÇO

Programação de ABRIL do Memorial Minas Gerais Vale

Horário: Conforme programação

ENTRADA GRATUITA

 

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias 

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale  

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

__________________________________________________

Luz Comunicação

Atendimento: Letícia Bessa – 31 99793-2491

imprensa@luzcomunicacao.com.br

 

Coordenação: Jozane Faleiro – 31 3567-6714 | 9.9204-6367

jozane@luzcomunicacao.com.br

 

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Christiano Borges – 31 3916-2025 | 9.8478-4374

christiano.borges@vale.com