Profesteatro, terá sua sexta edição completamente on line. Thiago Lacerda, Leonardo Miggiorin, Mateus Ribeiro, João Fonseca e Reiner Tenente estão entre os jurados do festival de teatro 

ThiagoLacerda_Foto_Globo_Raquel_Cunha.jp

foto:Raquel Cunha

O Profesteatro, Festival Nacional de Teatro, produzido pela Cia de Teatro Terceiro Sinal de Congonhas - MG e idealizado pelo ator, diretor e produtor cultural João Sabará, promete fazer história em sua sexta edição. Grupos de  teatro de todo o Brasil disponibilizarão seus projetos online, que vão passar por uma curadoria, e serão selecionados para este evento pioneiro e competitivo que terá transmissão ao vivo, simultaneamente, no Youtube e Facebook da Cia (@terceirosinalmg). O evento será realizado de 27 a 31 de maio. 

 

O edital está disponível nas Redes Sociais e as inscrições vão até dia 8 de Maio. Até o momento (6/5), 140 inscrições já foram feitas por grupos teatrais de todo o país. Eles concorrem nas categorias Drama, Comédia, Rua, Alternativo, Monólogo, Palhaçaria, Musical e Infantil. Cinco peças serão selecionadas por categoria, no total de 40 espetáculos. 

 

“Essa é a sexta edição desse Festival, que já contou com a participação de  mais de 100 grupos de teatro do Brasil, nas cinco edições anteriores. A proposta do Festival é dar visibilidade às novas produções teatrais, promover o intercâmbio entre grupos, abrir espaço para novos talentos e, principalmente, movimentar a cena cultural. Agora, nosso esforço é ainda maior neste sentido, pois vivemos juntos este momento em que todos estão em isolamento, devido ao Coronavírus, e temos que manter a arte teatral em atividade”, explica João Sabará.

 

O evento conta com importantes nomes da cena teatral e cultural na Banca do Júri. Estão confirmados o ator Thiago Lacerda, além de João Fonseca, famoso por dirigir grandes produções como Tim Maia, Cazuza e Minha Mãe é uma Peça; Reiner Tenente, grande revelação do Teatro Musical e fundador do CEFTEM; Ernesto Piccolo, versátil profissional dos palcos, cinema e televisão; Mateus Ribeiro, Prêmio Reverência de Melhor Ator 2019 por "Peter Pan - O Musical da Broadway" e é considerado pela Forbes como um dos jovens mais promissores do país; Tauã Delmiro, ator, compositor, dramaturgo e diretor teatral; kayete, atriz, apresentadora, radialista, escritora, diretora e grande humorista de Belo Horizonte; Eraldo Fontiny, premiado humorista, radialista e conhecido pelo seu personagem Lili, dona do jargão “Minha Mãe Deixa” e Carlos Nunes, humorista que já levou mais 500 mil pessoas a seus espetáculos; Leonardo Miggiorin, ator e diretor com diversos sucesso da TV, teatro e cinema e Beatriz Apocalypse, diretora Grupo Giramundo. 

 

A iniciativa da Cia de Teatro Terceiro Sinal em realizar o Festival completamente on line é pioneira. O Profesteatro será o primeiro grande Festival Online de Teatro, de relevância nacional, com envolvimento de grandes nomes do teatro brasileiro.

 

A programação completa será divulgada no dia 14 de maio com todos os espetáculos selecionados e a premiação acontecerá no dia 31 de maio às 20h.

 

Serviço:

PROFESTEATRO - Festival Online de Teatro

Dias: de 27 a 31 de maio

Onde: YouTube e Facebook @terceirosinalmg

Mais informações: @terceirosinalmg / Email: profesteatro@gmail.com

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro - Luz Comunicação - jozane@Luzcomunicacao.com.br - 31 992046367