Palácio das Artes inaugura espaço para novos artistas com o projeto “Palco Aberto”
Mensalmente, de junho a outubro, o espaço ao ar livre da Galeria Aberta Amilcar de Castro será ocupado por música, poesia, teatro, dança e outras diversas manifestações artísticas do Cefart em diálogo com as cenas belo-horizontina e mineira
“O mundo é um palco”, escreveu William Shakespeare, nascido há 460 anos. O Palácio das Artes, no coração da pulsante Belo Horizonte, não poderia ser nada menos. A partir do mês de junho, o complexo cultural se converte em espaço de honra para novos artistas interessados em compartilhar suas habilidades e talentos. A Fundação Clóvis Salgado (FCS) inaugura, no dia 13 de junho (quinta-feira), o projeto Palco Aberto, que, ao longo de 2024, que vai criar um novo espaço para diálogo entre estudantes do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) e artistas de diversas linguagens num clima descontraído, a céu aberto. As atividades acontecerão ao ar livre, nos jardins internos do Palácio das Artes, das 18h às 21h, com entrada gratuita.
Com periodicidade mensal até o mês de outubro, a curadoria e a programação do “Palco Aberto” ficarão a cargo da equipe gestora do Cefart e FCS, com olhar ampliado para as diversas linguagens. A cada edição, um conjunto diferente de atrações, com grupos musicais, bailarinos, atores, poetas, DJ’s, tecnologias da cena e muito mais. Na estreia, a programação abre com intervenções artísticas e com o Grupo de Percussão do Cefart, coordenado pelo professor Rosinei Andrade, e que trará ao público a performance musical “Pandemônio”, totalmente ao som de pandeiros. Logo depois, entra em cena a Big Band Cefart, formada por estudantes e professores da Escola de Música, sob regência de Camilo Christófaro e com um repertório que vai de Adele a Tom Jobim. Após um breve interlúdio com outras intervenções artísticas, o projeto Lira Club chega às 20h para fechar a noite, incorporando diversos gêneros musicais, como o rock, o pop, o blues e o jazz, em um show que contempla grandes nomes da música popular, tais quais Aretha Franklin, James Brown, Janis Joplin, Alanis Morissette, Amy Winehouse e David Bowie. O presidente da Fundação Clóvis Salgado e idealizador do projeto, Sérgio Rodrigo Reis, afirma que o “’Palco Aberto’ é, antes de tudo, uma festiva conquista. O projeto representa mais um espaço para a democratização da arte e da cultura, aberto para trazer, promover e descobrir novos talentos, além de uma vitrine que dá visibilidade para as inúmeras e variadas ações do Cefart e da Fundação Clóvis Salgado. Mais que um berço, ‘Palco Aberto’ quer ser onde nascem as estrelas”, salienta Reis.
O Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Palco Aberto”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm Patrocínio Master da Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal e correalização da APPA – Cultura e Patrimônio. Governo Federal, Brasil. União e Reconstrução.
Um “Palco Aberto” para todos os encontros – Além de apresentar e divulgar o trabalho de artistas das cenas belo-horizontina e mineira atuais, serão realizados ainda ensaios, oficinas, processos criativos, rodas de conversa e aulas abertas em diálogo com o Cefart, de modo a aproximar o público do fazer artístico e dos procedimentos de criação que antecedem as apresentações, ampliando as possibilidades de experiências culturais para os visitantes do Palácio das Artes. A Diretora do Cefart, Priscila Fiorini, destaca o “Palco Aberto” como uma oportunidade para dar visibilidade a artistas ainda em início de carreira, assim como uma vitrine para alunos, ex-alunos e grupos da escola. “A ideia do projeto é justamente sair da estrutura formal dos teatros, promovendo esses encontros mais intimistas e despojados, do público com os artistas. Pensamos em uma programação jovem, afinada com o que está sendo produzido e pensado atualmente nos mais diversos campos artísticos”, explica a diretora.
Além do dia principal de apresentações, o palco modular montado nos jardins internos do Palácio das Artes sempre será mantido no espaço por mais tempo, ampliando o contato de artistas e do público com a nova proposta. Nesta primeira edição, a sexta-feira (14/6) será o dia adicional reservado para mais atrações. Das 14h às 18h o público poderá acompanhar aulas e ensaios abertos dos estudantes das Escolas de Música, Dança e Teatro; já às 15h30 haverá um ensaio aberto do grupo Camerata de Violões do Cefart; e, a partir das 19h, será a Banda Sinfônica do Centro de Formação a responsável por movimentar o palco. Bruno Hilário, Diretor Cultural da Fundação Clóvis Salgado, enfatiza a importância de que o projeto não se restrinja apenas ao primeiro dia, mas se converta em um espaço consolidado para experimentações e diálogos mais livres sobre tópicos que atravessam a vivência cultural na cidade. “Pela própria configuração do espaço, o ‘Palco Aberto’ traz uma proposta de contato muito mais direto, uma sinergia maior de quem está se apresentando e quem assiste. Então por que não aproveitar isso para outras atividades, dando aos frequentadores do Palácio das Artes a chance de literalmente entrar em ensaios, aulas, bate-papos e espetáculos? Quando você está ali, a centímetros do artista ou ouvindo de perto uma discussão, a troca é muito mais potente”, ressalta.
Nathalia Romana, que integra a Big Band Cefart há cerca de dois anos, se apresenta na primeira edição do “Palco Aberto” tanto com o grupo do Cefart quanto com sua própria banda, Lira Club, criada em agosto de 2023, e que desde então já marcou presença em vários pontos de Belo Horizonte e região metropolitana. “Eu fiquei muito feliz com a iniciativa e oportunidade. Acredito que artistas periféricos como eu existem aos montes aí fora, com muita bagagem e muito talento, e ficamos buscando uma chance de sermos vistos e valorizados, então me alegra imensamente a oportunidade de abrir o projeto. Creio que as próximas edições, com outras pessoas, também vão ser muito especiais, porque Belo Horizonte tem muita gente boa, mas falta espaço. O público pode esperar um show dançante e nostálgico. Estamos trazendo várias grandes divas do soul, do R&B, do rock e do disco, então promete ser uma apresentação muito animada", adianta.
PROGRAMAÇÃO “PALCO ABERTO” (junho)
13/6 (quinta-feira)
18h – Intervenções artísticas de dança
18h30 – Abertura com o Grupo de Percussão do Cefart com a intervenção musical “Pandemônio”
18h50 – Big Band Cefart
19h50 – Intervenções artísticas de dança e teatro
20h – Lira Club
14/6 (sexta-feira) – Experimentações e processos criativos do Cefart
14h às 18h – Aulas e ensaios abertos dos estudantes das Escolas de Música, Dança e Teatro
15h30 – Ensaio aberto do grupo Camerata de Violões do Cefart
19h – Banda Sinfônica do Cefart
FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.
Palco Aberto
Data: 13 de junho (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Jardins internos do Palácio das Artes
(Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Classificação Indicativa: Livre
Entrada gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400
Informações à Imprensa - Jozane Faleiro
Telefone: (31) 9 9204-6367
instagram: @luz.comunica
e-mail: jozane@luzcoumunicacao.com.br