O SUCUMBIDO, COM GUSTAVO SOUSA NO MEMORIAL DA VALE

O Sucumbido - Crédito Victor Hugo Barros (2).jpg

foto:Fabio Ortolam

Dia 6 de outubro, quarta-feira, às 19h30, o ator Gustavo Sousa apresenta a peça “O Sucumbido”, no YouTube do Memorial Vale. Livremente inspirada em “Carta de um Defunto Rico” de Lima Barreto, a cena apresenta, entre o cômico e o satírico, o desabafo de um homem de classe média, que mesmo morto queixa-se de suas frustrações pós-vida - suas perdas materiais, as dívidas em seu nome e o velório nada agradável ao seu gosto. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Contemporâneo” do Memorial Vale.

 

O Sucumbido é uma cena curta, livremente inspirada no conto de domínio público “Carta de um defunto rico” de Lima Barreto, a partir de uma adaptação dramatúrgica autoral junto a artista Ariana Santos, que intercala aspectos da literatura, música, teatro e cinema, pelo viés cômico e satírico aos efeitos devastadores do sistema capitalista, mesmo após a morte de um sujeito. O trabalho faz uma crítica ao sistema capitalista voraz, que, como os vermes, devoram o sujeito até a alma. Entre o cômico e o satírico, o ator apresenta o entorno do cemitério do Bonfim em Belo Horizonte, descrevendo sua “vida de morto”. A cena se apresenta como um monólogo, através de uma pluralidade artística entre literatura, cinema, música e teatro, ampliando, assim, as convenções das artes cênicas vistas em plataformas de vídeo, possibilitando novas formas de interação com o público.

 

Gustavo Sousa é ator e arte educador. Formado em licenciatura em Teatro pela UFMG (2015 -2020) e Teatro Universitário (T.U) - UFMG (2013-2015), atuou em mais de 10 espetáculos de teatro sob direção de importantes nomes da cena teatral.