
Locomotiva iluminada desembarca em BH e acende a magia do Natal na Sapucaí

Chegada será na quarta, dia 10 de dezembro, inaugurando a programação do projeto “Magia que Conecta – Natal VLI”. O tradicional Casarão da rua Sapucaí vai se transformar em um espaço natalino com presépio, casa do Papai Noel, árvore iluminada e diversas instalações que celebram o espírito das festas. Programação gratuita vai até 23 de dezembro
Crédito das fotos: Flávio Charchar
A partir de 10 de dezembro, quarta-feira, a capital recebe o “Magia que Conecta – Natal VLI” com a chegada de uma locomotiva iluminada, o acender das luzes, um cortejo natalino e a presença do Bom Velhinho — marcando a abertura oficial de uma temporada em que o Natal ganha novos sentidos em ponto tradicional da cidade. O projeto apresenta uma programação gratuita, até 23 de dezembro, que, pela primeira vez, expande o Natal de Belo Horizonte para a Rua Sapucaí e transforma o seu tradicional Casarão em um cenário natalino com árvore de esferas brilhantes, presépio inspirado em ícones mineiros, instalações em neon e a presença diária do Papai Noel. O evento de abertura está marcado para às 18h30.
A noite do dia 10 reserva imagens que só a Rua Sapucaí pode oferecer. A locomotiva faz uma parada especial, cuja melhor visão será justamente dali, de onde o acender das luzes revela toda a grandiosidade do trem decorado. O cortejo natalino da Cia Mbyá acompanha o público até o momento da chegada do Papai Noel, inaugurando sua temporada na capital. Além disso, o público contará com pipoca e algodão-doce gratuitos, reforçando o clima de celebração.
Em BH, a experiência natalina se amplia no Casarão da VLI, que ganha elementos icônicos em neon evocando estrelas, sonhos e o céu, em diálogo com a estética urbana que caracteriza o entorno e o centro de Belo Horizonte. As luzes conversam com o jardim, onde a Árvore de Natal montada com esferas iluminadas e globos de espelho cria reflexos flutuantes, conduzindo o olhar entre a edificação e a paisagem da Sapucaí. Estrelas em diferentes tamanhos reforçam essa travessia luminosa.
O Presépio ocupa a escadaria frontal do casarão e se inspira no tradicional Presépio do Pipiripau e nas maquetes ferroviárias do museu mantido pela Associação Mineira de Ferromodelismo, ressaltando o vínculo afetivo e histórico entre Minas Gerais e suas ferrovias, que também sustentam o trajeto da locomotiva do Natal VLI.
"O projeto 'Natal VLI - Magia que Conecta' é um presente que oferecemos à cidade de Belo Horizonte, que compartilha conosco uma rica história e a tradição da atividade ferroviária, no ano em que celebramos 15 anos. É uma forma de retribuirmos o carinho e a parceria deste município, que abriga a sede da Ferrovia Centro-Atlântica. Ao transformarmos a Rua Sapucaí em um cenário de encantamento natalino, reforçamos o nosso compromisso de compartilhar valor nos locais onde a VLI está presente. Queremos proporcionar um momento de união e celebração, levando a magia das luzes e o espírito de reencontro do Natal para perto das pessoas, de forma aberta e gratuita”, afirma a gerente-geral de Sustentabilidade da VLI, Danny Marchesi.
O “Magia que Conecta – Natal VLI” é fruto da parceria entre a VLI e a Casulo Cultura, que se unem para levar o espírito natalino a diferentes cidades brasileiras conectadas pela ferrovia, incentivando encontros, pertencimento e ocupação afetiva dos espaços urbanos. Antes de alcançar BH, a locomotiva iluminada percorreu Divinópolis, Betim e Uberaba, levando música, celebração e encontros às comunidades próximas à ferrovia. Depois da capital, segue sua rota encantada para Ribeirão Preto (12/12) e Barra Mansa (19/12). Nestas cidades, a passagem da locomotiva foi seguida de programação cultural. A locomotiva ainda passará por mais 15 municípios, completando a jornada do projeto que conecta cidades por meio de uma experiência cultural gratuita e afetiva.
Diariamente, entre 18h e 21h30, o público poderá visitar a Casa do Papai Noel para fotos e interação — com a fila encerrada no horário previsto. A programação ocorre todos os dias, exceto 16 e 17 de dezembro, reservados para o descanso do Bom Velhinho. “Trazer o Natal para a Rua Sapucaí por meio dessa parceria entre a Casulo Cultura e VLI é uma forma de aproximar ainda mais a cidade dessa época tão especial. A Sapucaí já é um lugar de encontros, de memórias e de olhar para Belo Horizonte, e transformar esse espaço em cenário natalino reforça o desejo de ocuparmos a cidade com afeto, convivência e celebração. Queremos que cada pessoa que passar por aqui sinta que a magia do Natal também pode nascer dos nossos espaços urbanos e do vínculo que construímos com eles”, diz Danusa Carvalho, diretora da Casulo Cultura.
Sobre a Casulo Cultura
Casulo Cultura é uma produtora mineira que atua desde 2006 na criação, gestão e realização de projetos culturais e eventos, unindo arte, inovação e propósito. Com uma visão ousada e contemporânea da produção cultural, a Casulo se destaca por desenvolver ações conceituais que estimulam a cena artística, promovem o intercâmbio de experiências e fortalecem a formação de público.
Especialista em produção executiva, marketing cultural, agenciamento de artistas e coordenação de eventos, a Casulo Cultura tem papel ativo na valorização da música mineira e na projeção de seus artistas no cenário nacional e internacional. A produtora também é reconhecida pela realização de shows e turnês de grandes nomes da música brasileira — como Seu Jorge, Milton Nascimento, Elza Soares, Maria Gadú, Marcelo D2 e Jorge Ben Jor — promovendo encontros marcantes entre artistas consagrados e talentos locais.
Com um histórico de projetos de impacto, como Natura Musical Minas, Festival Vozes do Brasil, Festival Vibra, Circuito Minas Instrumental e Do Morro ao Asfalto, a Casulo consolida sua trajetória como uma referência em produção cultural independente, comprometida em conectar pessoas, ideias e sons que transformam.
Sobre a VLI
A VLI atua na integração de serviços logísticos por meio de ferrovias, portos e terminais intermodais. A empresa opera as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais em pontos estratégicos como Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Presente nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, a VLI conecta a produção nacional aos principais corredores logísticos do país. A VLI reafirma seu protagonismo ao conquistar, pela terceira vez, o topo do ranking Valor Inovação em Transporte e Logística — mantendo-se entre as líderes do setor por sete anos consecutivos.
Serviço
Magia que Conecta – Natal VLI | Belo Horizonte
Período: 10 a 23 de dezembro (sem atividades nos dias 16 e 17)
Local: Rua Sapucaí – Casarão da VLI
Abertura – 10 de dezembro às 18h30
– Acender das luzes
– Cortejo natalino com a Cia Mtya (22 artistas)
– Chegada do Papai Noel
Casa do Papai Noel: diariamente, das 18h às 21h30 (encerramento da fila no horário)
Informações para a imprensa
Luz Comunicação
Coordenação: Jozane Faleiro - 31 992046367
Atendimento: Wandra Araujo - 31999645007



