top of page

Com patrocínio do Banco do Brasil, espetáculo “Salvador, Anoiteceu e é Carnaval” faz temporada no CCBB Belo Horizonte, de 7 a 31 de julho

IMG_8442_CENA - SALVADOR - Créditos Paula Kossatz.JPG

FOTO:: Paula Kossatz
 

Com direção de Vilma Melo, dramaturgia de Marcéli Torquato e protagonizada por Paulo Verlings, a peça será apresentada em duas versões: uma com classificação livre, voltada também para crianças e outra para o público acima de 14 anos 

 

 

Fotos: https://shre.ink/lvkM

 

Vídeo: https://shre.ink/lvGP

 

 

Depois de passar por Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, o espetáculo Salvador, Anoiteceu e é Carnaval chega ao Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH,  para temporada de 7 a 31 de julho. Com dramaturgia de Marcéli Torquato e direção de Vilma Melo, a peça foi concebida em uma versão para maiores de 14 anos, apresentada às sextas e segundas, às 19h, e outra também para o público infantil, com sessões aos sábados e domingos, às 17h.

 

O trabalho foi idealizado pelo ator Paulo Verlings, que recentemente dirigiu a peça “Pá de Cal (Ray-Lux)” e agora interpreta o protagonista da montagem. No elenco, ainda estão Aline Carrocino, Carolina Pismel, Ester Dias, Jefferson Melo, Nando Brandão, Patricia Elizardo e Udylê Procópio.

 

A trama acompanha o jovem músico e compositor Salvador, que foi abandonado pela noiva Constância no dia de seu casamento. Depois de receber uma carta anônima dizendo que sua amada está em Ermo, um lugar desencantado, ele parte à procura dela. Nessa cidade, ninguém tem tempo para nada, nem mesmo para dormir, comer, ou até falar as palavras completas. Tudo por lá é ditado pela “TimeTime”, uma fábrica de relógios que passou a controlar o tempo. 

 

Para contar essa história, a peça tem em sua trilha sonora sucessos da música brasileira como “Nobre vagabundo” e “Canto da Cidade”, de Daniela Mercury; “Haja Amor”, de Luiz Caldas; “Várias Queixas” e “Vem meu Amor”, do Olodum; “Cara Caramba”, do Chiclete com Banana; “Levada Louca”, de Ivete Sangalo; “Dandalunda”, de Margareth Menezes; além de “Chuva, Suor e Cerveja” e “Não Enche”, de Caetano Veloso. 

 

Todas essas canções são interpretadas ao vivo em cena pelos músicos João Vinícius Barbosa (guitarrista e violonista), João Marcos Freitas (baterista), Lucas Fixel (baterista), Tássio Ramos (baixista) e Guilherme de Menezes (baixista).

 

A ideia do espetáculo, de acordo com Paulo Verlings, é justamente convidar o público a pensar em questões como: “onde estamos colocando nosso tempo, nosso trabalho e os nossos sonhos?”, “que qualidade de vida temos hoje?” e “até que ponto perdemos a mão ao seguir esse estilo de vida contemporâneo?”. 

 

“Queremos trazer essa discussão através dessa fábula, que fala sobre a questão do corporativismo que invade a vida contemporânea e tem como contraponto popular as músicas do Carnaval de Salvador”, explica o ator.

 

Sobre encenação, a diretora Vilma Melo comenta: “A Marcéli tem uma forma muito poética de escrever, sem rubricas, tudo é cena. De alguma forma assumindo o papel de narradora, como se fosse ela própria nos contando essa história, misturando um pouco o conto, a poesia com a dramaturgia. Meu trabalho basicamente é dar imagem à sua poesia. E o texto dela é incrível. Às vezes, tenho receio de estar atrapalhando o texto. Ela escreve sobre o mundo fantástico, mas apontando para o mundo real que acontece agora”.

 

Ficha técnica

Idealização: Paulo Verlings

Dramaturgia: Marcéli Torquato

Supervisão dramatúrgica: Jô Bilac

Direção: Vilma Melo

Direção musical: Marcelo Rezende

Direção de movimento: Valéria Monã

Elenco/personagens: Paulo Verlings, Aline Carrocino, Carolina Pismel, Ester Dias, Jefferson Melo, Nando Brandão, Patricia Elizardo e Udylê Procópio 

Direção musical: Marcelo Rezende

Músicos: João Vinícius Barbosa (guitarrista e violonista), João Marcos Freitas (baterista), Lucas Fixel (baterista), Tássio Ramos (baixista) e Guilherme de Menezes (baixista)

Sound design: Rossini Maltoni

Iluminação: Anderson Ratto

Cenografia: Mina Quental

Figurino: Karen Brusttolin

Visagismo: Rafael Fernandez 

Preparação vocal: Germana Guilhermme

Assessoria de imprensa: Jozane Faleiro - Luz Comunicação

Programação visual: André Senna 

Fotos de divulgação: Paula Kossatz

Redes sociais: Mariã Braga

Assistência de direção: Fernanda Dias

Assistência de direção musical: Guilherme de Menezes

Operação de luz: Poliana Pinheiro

Operação de som: Branco Ferreira e Jackson Silva

Coordenação administrativo-financeira: Patrícia Basílio

Produção Local Belo Horizonte: Rubim Produções

Produção executiva: Dalila Tardelli

Direção de produção: Ártemis e Paulo Verlings

Produção: Outrar Produções Artísticas EIRELI

Patrocínio: Banco do Brasil

 

Circuito Liberdade

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

 

Serviço: “Salvador, Anoiteceu e é Carnaval” 

Data: de 7 a 31 de julho de 2023

Horários: Versão noturna: sexta e segunda, às 19h - Classificação indicativa: 14 anos
Versão vespertina: sábados e domingos, às 17h - Classificação indicativa: Livre

Duração: 75 minutos (Noturna - 14 anos)   / 70 minutos (Vespertina - Livre)

Classificação: as sessões noturnas são recomendadas para maiores de 14 anos, já as vespertinas são livres para todas as idades

Local: Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte - CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 - Funcionários – Belo Horizonte/MG)

Ingressos: R$ 30 (inteira) - R$ 15 (meia-entrada)*, à venda em bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB BH.

Horário de Funcionamento do CCBB BH: de quarta a segunda, das 10h às 22h.

* Clientes BB têm direito à meia-entrada na compra com Cartão Ourocard

 

Mais informações: 31 3431 9400 – bb.com.br/cultura 

E-mail: ccbbbh@bb.com.br  

Facebook: /ccbbbh | Twitter: @CCBB_BH | Instagram: @ccbbbh

Assessoria de imprensa Salvador, Anoiteceu e é Carnaval:

Luz Comunicação - @luz.comunica

Jozane Faleiro  - 31 992046367 - jozane@luzcomunicacao.com.br

Wandra Araújo - 31 999645007 - imprensa@luzcomunicacao.com.br

 

Assessoria de Imprensa do Centro Cultural Banco do Brasil

Denise Dalânides Costa - ccbbbh@bb.com.br  - 31 3431-9450 / 9400

bottom of page