MEMORIAL VALE RELEMBRA TRIBUTO A MERCEDES SOSA 

Cia5Cabecas_MG_9836_30x20_FotoDivulgação

Foto: Divulgação

Programação on line ensina prática de respiração e lanterna de origami

 

O #MemorialValeEmCasa, tag que marca as atividades on line oferecidas pelo Memorial Minas Gerais Vale durante o isolamento social em decorrência do Covid 19, prepara para esta semana de 13 a 17 de maio, vídeos que incluem bem estar, memória, artesanato, teatro e música. Os destaques vão para os vídeos que relembram a apresentação da Cia 5 Cabeças, no qual fazem a leitura da peça “A Cantora Careca”, utilizando o “Teatro do Absurdo”. Também será postado o show “Tributo a Mercedes Sosa”, da cantora e compositora  Livia Itaborahy, gravado em março de 2020, no Memorial Vale, e que traz as canções mais marcantes da carreira da artista argentina. 

 

Toda a programação de vídeos é exibida pelo canal do Memorial Vale no Youtube e o acesso pode ser feito também pelas redes sociais do espaço. São vídeos exclusivos ou que ganharam curadoria especial para este período. Todas as atividades ficam disponíveis para acesso mesmo depois de lançadas na web. Pelo link da visita virtual ao Memorial Vale (www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/) é possível passear pelo espaço e conhecer as salas que desvendam a história de Minas Gerais. 

 

Programação semana de 13 a 17 de maio

 

Nesta quarta-feira, dia 13 de maio, o público pode acessar uma receita da tradicional broa de fubá, dando continuidade à série de receitas mineiras. 

 

Na quinta, 14 de maio, às 11h, estará disponível o terceiro vídeo do Programa Bem Estar, que tem como tema “Pranayama” e a técnica “Uma respiração por minuto”, com o professor de yoga Alessandro Aued. Nesse vídeo, ele explica o que é “Pranayama” e como nossos padrões respiratórios podem afetar nosso equilíbrio físico, mental e emocional. Além disso, vai ensinar uma técnica chamada de “respiração do minuto” ou “uma respiração por minuto”, prática que traz como benefícios a concentração e foco necessários para desenvolver intuição; capacidade de acalmar a mente  e diminuir os efeitos gerados no corpo pela ansiedade, medo e preocupação; além de ajudar a construir uma conexão entre corpo e mente, elevando a consciência.

 

 

Também na quinta-feira, às 19h, marcando o dia de #tbt, será disponibilizado o vídeo completo da apresentação “A Cantora Careca”, com a Cia 5 Cabeças, realizada em 2014, dentro do projeto Leitura Rara, do Memorial Vale, com curadoria de Anderson Aníbal. Atuam na leitura os atores Byron O`Neill, Carol Oliveira, Luisa Rosa, Ronaldo Jannotti, Saulo Salomão e Mariana Câmara (atriz convidada). "Anti-peça” em um ato, assim definida pelo autor Eugène Ionesco, “A Cantora Careca” é considerada a primeira das obras da corrente estética teatral surgida após a Segunda Guerra Mundial, batizada de “Teatro do Absurdo”. Escrita em 1950, foi também o primeiro texto desse dramaturgo nascido na Romênia e radicado na França. Altamente irônico, o texto mostra o cotidiano da burguesia em decadência na Inglaterra.  A obra procura ilustrar o absurdo da existência humana, assim como o distanciamento e a frieza na comunicação entre as pessoas, observado no diálogo nonsense entre os seis personagens: o Sr. e a Sra. Smith, a empregada Mary, o Sr. e a Sra. Martin e o Capitão dos Bombeiros. Os absurdos nas conversas levam os seis personagens à completa incomunicabilidade, através de diálogos muitas vezes ininteligíveis.


A Cia. 5 Cabeças é uma companhia de teatro de Belo Horizonte, fundada em 2009. Possui repertório de trabalhos autorais que dialogam com as peças clássicas do “Teatro do Absurdo”,  sendo premiados em diversos festivais.

 

Na sexta-feira, 15 de maio, às 10h, o Memorial Vale dedica mais uma canção a outro equipamento do Circuito, na ação criada pela rede Circuito, intitulada “Alegre seu dia com música mineira”, na qual cada espaço dedica uma canção a outro, e todos são contemplados.  A ação acontece pelo Instagram.

 

Ainda na sexta, às 14h, será postada a sétima foto legenda da exposição Tempo e Patrimônio, desenvolvida pelo Educativo do Memorial Vale. Essa exposição conta a história da edificação desde sua construção até os dias de hoje.

 

E no sábado, 16 de maio, às 11h, acontece a segunda oficina sobre construtividade da arquiteta e artista plástica, Letícia Melgaço. Desta vez, ela ensina a fazer a Lanterna em Origami. Utilizando papéis pintados com aquarela, a lanterna tem o intuito de trazer luz, esperança e aquecer os corações. É indicada para toda a família e crianças devem ser acompanhadas de um adulto. 

 

Ainda no sábado, às 19h30, será disponibilizado o vídeo do show “Tributo à Mercedes Sosa”, com a compositora e cantora Livia Itaborahy, em apresentação ocorrida em março de 2020, no Memorial Vale. Inspirada na grandiosidade da música folclórica argentina e na canção latino americana, a artista faz  um show intimista e envolvente, onde relembra um pouco da trajetória de Mercedes Sosa, reconhecida internacionalmente.

 

Hashtags usadas nas postagens do Memorial Vale na quarentena: 

#MemorialValeEmCasa 

#MuseumsAndChill 

#MemorialValeNosUne

#ValePatrocina

 

Todas as ações do Memorial Minas Gerais Vale ao longo do período de fechamento podem ser acompanhados nos canais do espaço na web:

 

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale  

https://www.instagram.com/memorial.vale  

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

________________________________________________

Luz Comunicação - www.luzcomunicacao.com.br

Coordenação: Jozane Faleiro – 31 3567-6714 | 9.9204-6367 jozane@luzcomunicacao.com.br

Atendimento: Janine Horta – 31 9.9743-4013 - imprensa@luzcomunicacao.com.br

 

 

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Ludymilla Sá 31 - 3916-2027 |

Ludymilla.desa@vale.com