#MemorialValeEmCasa lança o programa Sensações Memoráveis

Memorial vale - foto Marcelo Coelho - re

foto:Marcelo Coelho

Sob curadoria do artista e professor de yoga Alessandro Aued, atividades terão como princípio a criação de um espaço meditativo, de acolhimento e empatia. Nesta semana, o público é convidado para “Bordar de Olhos Fechados”, com a artista Bárbara Macedo

 

 A semana do Memorial Minas Gerais Vale chega com novidades em sua programação na web. Na quinta, sexta e sábado (23 a 25 de julho) vai ao ar uma série de três vídeos dando início ao programa “Sensações Memoráveis”, embasado no papel social do Museu, como um espaço que contribui para o desenvolvimento da sociedade, levando conhecimento e informação, propiciando a reflexão, a construção identitária e a percepção da realidade cultural. Isso por meio de atividades e atrações que não satisfaçam apenas as faculdades intelectuais do público, mas que estimulem também suas experiências e vivências. A curadoria é do artista e professor de yoga Alessandro Aued, que traz a proposta de atividades que terão como princípio a criação de um espaço meditativo, de acolhimento e empatia; a conexão com os sentidos, com ações que trabalham suas poéticas partindo de alguns sentidos, assim como trabalhar a criatividade de forma coletiva e, também, individual.  A estreia será com a artista Bárbara Macedo, com o trabalho “Bordar de Olhos Fechados” no qual, usando a arte e meditação como ferramentas de cura, ela conduz o participante a voltar-se para dentro de si.

 

 

Outras atrações também compõem a programação do #MemorialValeEmCasa e estão listadas abaixo:

 

Na terça-feira, 21 de julho, às 17h, ocorre a continuidade do webinário “Conversas sobre perguntas”, projeto realizado em uma ação colaborativa inédita entre Memorial Vale, Casa Fiat de Cultura, CCBB e MM Gerdau, integrantes do Circuito Liberdade. A convidada é a futurista Lala Deheinzelin, abordando o tema “As faces do futuro: mudanças socioculturais, criatividade e inovação”, com transmissão pelo YouTube do MM Gerdau. Ela é considerada uma das 100 mulheres do mundo a pensar “a nova sociedade.  O evento segue até o dia 18 de agosto, sempre às terças, com mediação da jornalista Daniella Zupo. No Youtube do Memorial Vale será exibido o bate-papo com o psicanalista Christian Dunker no dia 4 de agosto, e com a escritora Conceição Evaristo e a curadora e pesquisadora de arte Júlia Rebouças, no dia 11 de agosto.

 

Na quinta-feira, 23 de julho, às 11h, será postada mais uma atividade do “Educativo em Ação”, uma série de posts que revela um pouco das estratégias de mediação dos educadores do Memorial Minas Gerais Vale. Uma ação que busca ampliar e qualificar o acesso e a vivência museal.

 

Também na quinta, às 15h, estreia o programa “Sensações Memoráveis” com o primeiro vídeo da série de três oficinas,  “Bordar de Olhos Fechados”,  com a artista Bárbara Macedo. Depois de uma meditação feita em grupo, a artista vai auxiliar os participantes a buscar e desenvolver seu traço, sua percepção, educar seu olhar sensível, trabalhando observação e criação para a realização de seu próprio desenho no bordado. Após a explicação de algumas técnicas simples de bordado e desenho, ela proporá a criação de um bordado a ser feito de olhos fechados. O intuito da proposta é ampliar a atenção, o cuidado e a percepção espacial e física e o cuidado no fazer manual em cada participante.

 

Na sexta-feira, 24 de julho, às 10h, o Memorial Vale dedica mais uma canção a outro equipamento do Circuito, na ação criada pela rede Circuito, intitulada “Alegre seu dia com música mineira”, na qual cada espaço dedica uma canção a outro, e todos são contemplados.  A ação acontece pelo Instagram.

 

Ainda na sexta-feira, às 15h, vai ao ar o segundo vídeo do “Bordar de Olhos Fechados”,  com a artista Bárbara Macedo, que integra o o programa “Sensação Memoráveis”.

 

E, no sábado, dia 25 de julho, às 10h, vai ao ar o terceiro e último vídeo do “Bordar de Olhos Fechados”,  com a artista Bárbara Macedo.

Oportunidades oferecidas pelo Memorial Vale

 

Segue até o dia 9 de agosto as inscrições para a “Convocatória da Programação MMGV 2020”, destinada para beneficiar artistas e produtores culturais de Minas Gerais, com projetos nas áreas: música, sarau literário, artes cênicas (teatro, dança, circo), artes visuais (fotografia e performance), audiovisual (vídeo, curta metragem) Link para inscrições: http://www.memorialvale.com.br/pt/convocatorias/

 

Outras ações visam atender a profissionais e estudantes. O Memorial Vale está com inscrições abertas até o dia 26 de julho, para as duas convocatórias do Educativo do espaço: o Projeto Novos Pesquisadores, destinado ao público acadêmico. Podem se inscrever aqueles que tiveram trabalhos de dissertações e teses defendidas em mestrados ou doutorados, nos últimos cinco anos, nas áreas de Ciências Humanas.O outro projeto com inscrições abertas é o Educativo Aberto 2020, destinado a estudantes de graduação de qualquer área do conhecimento. para que apresentem projetos propondo atividades a serem desenvolvidas para o público escolar, pessoas com deficiência, bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Mais informações e inscrições pelo link: http://memorialvale.com.br/pt/educativo/convocatorias/ .

 

 

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE NA WEB

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale  

https://www.instagram.com/memorial.vale  

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

________________________________________________

Luz Comunicação - www.luzcomunicacao.com.br

Coordenação: Jozane Faleiro – 31 3567-6714 | 9.9204-6367 jozane@luzcomunicacao.com.br

Atendimento: Janine Horta – 31 9.71448232 - imprensa@luzcomunicacao.com.br

 

 

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Ludymilla Sá 31 - 3916-2027 |

Ludymilla.desa@vale.com