MEMORIAL VALE RECEBE MAURÍCIO TIZUMBA 

Mauricio_Tizumba_01_-_Crédito_Patrick_A

foto:Patrick Arley

Programação on line traz também oficina para crianças e homenagem ao Dia das Mães 

 

Nesta semana, de 5 a 10 de maio, no  #MemorialValeEmCasa uma série de atividades foi pensada para toda a família. Tem recorte de personagens que remetem a história de Minas Gerais, no formato de dedoches; tem o Coletivo Mundicá ensinando a fazer um acampamento em casa; tem oficina ensinando a fazer um caleidoscópio; e uma receita especial de torta chocolate. E para cantar junto, dois shows musicais alegram o público, Maurício Tizumba apresenta na quinta-feira (7/5), às 20h30, canções de Vander Lee; e no domingo, às 11h, tem homenagem ao Dia das Mães com o cantor Rodrigo Nery. Toda a programação de vídeos é exibida pelo canal do Memorial Vale no Youtube e o acesso pode ser feito também pelas redes sociais do espaço. 

A programação on line do Memorial Vale acontece em virtude do isolamento social para conter a disseminação do Covid-19, com a tag #MemorialValeEmCasa. São vídeos exclusivos ou que ganharam curadoria especial para este período. Todas as atividades ficam disponíveis para acesso mesmo depois de lançadas na web. Pelo link da visita virtual ao Memorial Vale (www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/) é possível passear pelo espaço e conhecer as salas que desvendam a história de Minas Gerais. 

Programação do #MemorialValeEmCasa do dia 5 a 10 de maio

A partir do dia 5 de maio fica disponível o “Teatro de Dedoches”, com alguns personagens da história de Minas Gerais, como o fantasma de Belo Horizonte e o Rei do Congado, que estão representados na expografia do Memorial Vale. Estes personagens estão disponíveis para imprimir e recortar.

 

Na quarta, dia 6 de maio, às 11h, Isabella Brandão, professora de bordado, com mestrado sobre a prática do bordado em Belo Horizonte no século XX, encerra a série de cinco aulas, nas quais ensina a fazer a bandeira de pontos, um mostruário feito à mão que serve como um repertório das técnicas que cada pessoa sabe fazer. Todo o conteúdo continua disponível no Youtube do Memorial Vale para quem quer aprender a dar os primeiros passos na arte de bordar ou mesmo para quem já é mais experiente.

E na quinta-feira, 7 de maio, às 11h, é dia de culinária. Vanessa Santiago vai ensinar a fazer uma torta de chocolate, que ela sugere como uma deliciosa receita para ser feita no Dia das Mães. O vídeo integra o projeto Diversidade Periférica, iniciativa que busca aproximar moradores dos aglomerados à programação e às atividades do Memorial Vale, além de dar visibilidade às iniciativas, às manifestações e às práticas artístico-culturais existentes em cada comunidade,  sob a curadoria de Patrícia Alencar. Vanessa Santiago, mulher negra, de 38 anos, conta que perdeu a mãe, sua maior referência, há três anos. Ela buscou, por meio da confeitaria, sua paixão antiga, mecanismos de superar a tristeza e de se reinventar. Não só se reinventou, como adoçou a sua vida e de outras pessoas, sendo, hoje, a confeitaria a sua fonte de renda. 

 

Ainda na quinta, às 20h30, acontece a apresentação do show inédito “Maurício Tizumba no Memorial”. Ator, compositor, cantor, multiinstrumentista, diretor musical e capitão de congado, Tizumba vai apresentar em formato voz e violão, canções autorias do início de sua carreira, quando tocava em bares de Belo Horizonte, como “Terra de Montanha” e “A Criação”. No show ele também cantará “Aversão Brasileira”, de Vander Lee, conhecido por brincar com as palavras para falar do amor e do cotidiano. 

Na sexta-feira, 8 de maio, às 10h, o Memorial Vale dedica uma canção a outro equipamento do Circuito, na ação criada pela rede Circuito, intitulada “Alegre seu dia com música mineira”, na qual cada espaço dedica uma canção a outro, e todos são contemplados.  A ação acontece pelo Instagram.

 

E na sexta, às 14h, será postada a sexta foto legenda da exposição Tempo e Patrimônio, desenvolvida pelo Educativo. Essa exposição conta a história da edificação desde sua construção até os dias de hoje.

  

No dia 9 de maio (sábado), às 11h, é a vez da criançada se divertir com o quarto vídeo da série Brinque em Casa, do Coletivo Mundicá, “Acampamento em Casa”, com o ator e apresentador Mar Sim. Nesse episódio, ele convida a família a construir um acampamento em algum espaço da casa. Vai ensinar o passo-a-passo da confecção e dar dicas de como brincar. Basta separar o pijama, a lanterna, as suas histórias favoritas, as cantigas de ninar, o colchonete, o lençol, o cobertor e as almofadas para o acampamento. 

E no domingo, às 10h, estreia a série de três oficinas da arquiteta e artista plástica, Letícia Melgaço. Ela começa com o video “Construtividade com Letícia Melgaço - Caleidoscópio”, com o intuito de alimentar descobertas, sonhos e o encantamento diante do inesperado, utilizando materiais encontrados em casa ou de fácil acesso. A oficina é destinada ao fazer em família, para crianças a partir de 6 anos, contando com o auxílio de um adulto.

 

E para homenagear as mães, às 11h, dentro do projeto Diversidade Periférica, o músico Rodrigo Nery  apresenta um show com canções que passam por diversos ritmos como samba dos anos 90, sertanejo, MPB e pagode. Rodrigo Nery, de  26 anos, é nascido e criado em uma das maiores favelas da América Latina, o Aglomerado da Serra. É  multiinstrumentista e iniciou na música ainda criança. Aos 8 anos, já cantava  em coral, sendo hoje músico profissional, com orgulho de ser artista.  

 

 

Hashtags usadas nas postagens do Memorial Vale na quarentena: 

#MemorialValeEmCasa 

#MuseumsAndChill 

#MemorialValeNosUne

#ValePatrocina

 

Todas as ações do Memorial Minas Gerais Vale ao longo do período de fechamento podem ser acompanhados nos canais do espaço na web:

 

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale  

https://www.instagram.com/memorial.vale  

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

________________________________________________

Luz Comunicação - www.luzcomunicacao.com.br

Coordenação: Jozane Faleiro – 31 3567-6714 | 9.9204-6367 jozane@luzcomunicacao.com.br

Atendimento: Janine Horta – 31 9.9743-4013 - imprensa@luzcomunicacao.com.br

 

 

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Ludymilla Sá 31 - 3916-2027 |

Ludymilla.desa@vale.com