Foto: Fernando Martins

Foto: João Marcos Rosa - Nitro Imagens

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE DIVERSIFICA PROGRAMAÇÃO
NO MÊS DE JULHO

 

Entre os destaques está a 7ª edição do programa Férias Divertidas no Memorial e as apresentações do Savassi Festival e do Noturno nos Museus. A entrada é sempre gratuita

 

O Memorial Minas Gerais Vale – no Circuito Cultural Praça da Liberdade, mantém programação variada e gratuita durante o mês de julho. São mais de 20 atrações entre exibição de filmes, exposições e apresentações musicais, com destaque para as oficinas do programa Férias Divertidas no Memorial e para as atrações do Savassi Festival e do Noturno nos Museus. O Memorial fica na Praça da Liberdade, 640 – Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias. A entrada é sempre gratuita e sujeita a lotação.

 

O primeiro fim de semana já deu o tom da movimentação no Memorial Vale este mês. No sábado, 4, a entrada principal, corredores e salas de exposição foram tomadas por ações de comemoração dos 150 anos da obra “Alice no país das maravilhas”, que integrou o Carrollsday, evento anual que celebra o autor de Alice, Lewis Carroll. No domingo, 5, foi dia de Sarau das Cachorras, com a artista Cida Barcelos, e dia de música com o Coro da Orquestra de Câmara do Sesc.

 

Nos dias 9 e 11 de julho (quinta e sábado), o Memorial Minas Gerais Vale prossegue com as atrações musicais do Savassi Festival, na categoria Jazz no Teatro. No dia 9 (quinta-feira) é dia de Palco UFMG, das 19h às 21h. Já no dia 11 (sábado), “Os Professores: releituras de música brasileira” comemora os 90 anos da Escola de Música da UFMG, das 11h às 12h.

 

No sábado 11/7 também começa a série de oficinas promovida pela Associação pela Preservação da Arte do Bordado, fundada em junho durante evento solene no Memorial Minas Gerais Vale. Os encontros serão sempre das 10h30 às 13h, nos dias 11, 18 e 25 de julho e 1º de agosto (sábados), mediante inscrições pelo telefone (31) 3343-7317. O tema das oficinas será “As flores do Jequitinhonha”, presentes no acervo do museu em sala especial dedicada à região.

 

No Memorial Vale as atividades de julho não se limitam ao dia. É que na noite de 17/7 (sexta-feira) será realizada nova edição do Noturno nos Museus e o espaço oferece quatro atrações com entrada gratuita. A programação começa às 18h, com apresentação de pílulas do projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico, realizado pela Nitro Histórias Visuais; e a intervenção Sombras Transitórias, de Patrícia Croffi de Matos. Paralelamente, às 19h, uma videoinstalação de Igor Amim ocupa o Jardim do Memorial Vale, artista que também prepara um espetáculo sonoro ao vivo e apresentação inédita do documentário experimental Ave Sinfonia, às 20h. O músico belo-horizontino Maurício Ribeiro completa a programação  com o show Trio na cidade, um pouco antes, às 19h30.

 

Passada a noite cultural, nada melhor que iniciar o sábado, 18 de Julho, com exposição do projeto Cena Vestida. Entre 10h e 17h, o Espaço de Leitura irá expor e comercializar peças de vestuário exclusivas que combinam a criatividade da estilista Silma Dornas e o olhar atento do fotógrafo Guto Muniz em estampas  de espetáculos de artes cênicas.

 

Para os amantes da arte do cinema, o Memorial Minas Gerais Vale apresenta a 2ª edição da Mostra Minas com documentários fruto do projeto Ferrovia Oeste de Minas: Memória e História, iniciativa do historiador José Roberto Câmara Vitral (in memoriam). O primeiro filme, que leva o nome do projeto e foi produzido em 2010, será exibido no dia 23 de julho (quinta-feira), às 19h. Já em 25/7 (sábado), é dia de assistir Trem das Águas Santas (2014), às 16h.

 

Quem curtiu e acompanhou a movimentação do projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico, em Belo Horizonte, vai gostar de participar da Roda de Conversas e lançamento de catálogo no dia 25/7 (sábado), às 11h. O encontro vai contar com a participação de lideranças do patrimônio histórico, artístico e cultural do país, como a presidente do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG), Michele Arroyo.

 

Para encerrar as atrações inéditas de julho, no dia 30 de Julho (quinta-feira), às 19h, o espaço dedicado às produções cinematográficas do Memorial Minas Gerais Vale recebe o público para exibição do documentário “Um humanista por acaso escritor”, filme-homenagem de Leandro Lopes a José Saramago. Com duração de 51 minutos, a produção revive o redemoinho de sensações, palavras e lembranças deixadas em quem o sentiu por perto.

 

EXPOSIÇÕES

O Memorial Minas Gerais Vale promove o último Ciclo de Exposições Jovens Artistas Mineiros – edital 2014/2015 e exibe  até 2 de agosto os trabalhos de C.L. Salvaro, “Fachada”; e Daniella Domingues, “Célula/vaga”, nas galerias de exposições temporárias. O curador do Ciclo de Exposições Jovens Artistas Mineiros, Eduardo de Jesus, chama a atenção para o tema  comum  das obras: “Ambos trabalham a questão do espaço de forma crítica. São trabalhos efervecentes, que dialogam com o tempo em que vivemos”. JÁ CONFIRMARAM SE MANTEMOS A DATA?

 

Também é o último mês para contemplar a exposição “De pai pra filha – Fotografias de Ilana Lansky”, até 2 de agosto no Café do Memorial. O trabalho apresenta um recorte no universo de interesse da fotógrafa, apresentando imagens de sua infância em Israel, onde nasceu, reportagens jornalísticas, coberturas sociais e pesquisas autorais com fotografias pintadas à mão, a exemplo dos fotógrafos do início do século passado.

 

LER + VER

Todos os sábados do mês de julho, às 16h, as ações educativas do Memorial Minas Gerais Vale voltam-se para a literatura e dialogam com diversas formas do fazer artístico. Na atividade ‘Arte Palavra’, fragmentos de poemas e citações de escritores mineiros se emaranham numa teia de letras e palavras e o público é convidado a elaborar narrativas pessoais, criando novas poesias.

 


EXPERIÊNCIAS NO MEMORIAL

Também aos sábados, ao longo de todo o dia, o Educativo do Memorial propõe ações em alguns espaços expositivos com a intenção de provocar diálogos e encontros que ampliem os sentidos e a imaginação do público. Já aos domingos, são realizadas visitas mediadas com grupos de até 10 pessoas, sempre às 11h, 12h, 13h, 14h e 14h30, com duração de uma hora cada.

 

FÉRIAS DIVERTIDAS NO MEMORIAL

O programa Férias Divertidas no Memorial chega em sua 7ª edição com oficinas diversificadas no período de férias escolares. Entre os dias 21 e 31/7 serão trabalhados temas como fotografia, animação, pinturas rupestres e até exercício da cidadania, entre outros aspectos. Para participar é necessário fazer inscrição pelo telefone (31) 3343-7317, sujeitas ao limite de vagas.

 

Brincando e Fotografando

21 a 24 de julho – 14h às 17h

De maneira lúdica e criativa serão trabalhadas técnicas de utilização de diferentes tipos de câmeras, ângulos e luz, com propostas que estimulam as crianças a compreender o que é uma fotografia de arte. Ao final da oficina, as crianças apresentarão suas fotografias em uma pequena exposição no museu – Educadoras Carolina Santana & Nancy Mora.

Faixa etária: 6 a 11 anos

 

Memórias Animadas

28 a 31 de julho – 14h às 17h

A partir de uma interação dinâmica com a história da animação, os participantes serão estimulados à ilusão do movimento por meio de simples técnicas com brinquedos óticos e stop motion. A animação está presente em toda parte, inclusive no Memorial – Educadores Luiz Rodrigues & Suzi Andrade.

Faixa etária: de 12 a 16 anos

 

Pequenos Cidadãos

21 e 29 de julho – 14h às 16h

Por que existem regras? É importante votar? Essas questões e muitas outras serão abordadas por meio de experiências lúdicas, dialogando com as crianças a respeito do valor do exercício da cidadania – Educadoras Lauren Rial & Natália Gonçalves.

Faixa etária: 10 a 12 anos

 

Cores Rupestres

22 e 28 de julho – 14h às 16h

Por meio de pigmentos minerais e vegetais as crianças serão convidadas a registrar suas impressões sobre o Memorial, utilizando técnicas que estimulem reflexões acerca das pinturas rupestres como uma das primeiras formas de comunicação – Educadores Neuma Rosa Santana & Valdir Santos. 

Faixa etária: a partir de 6 anos

 

Caminhos e Descaminhos

23 e 28 de julho – 13h às 14h30

Com a tecnologia digital localizar-se ficou muito simples – basta um clique e pronto! Você já sabe onde está! Mas que tal descobrir como as pessoas faziam em outras épocas? Como os navegadores e bandeirantes se aventuravam sem a ajuda de GPS? Essa oficina busca, de forma bastante divertida e criativa, desenvolver uma bússola e ampliar o olhar e a percepção da criança para outras formas de localização – Educadores Marcela Apgaua & Ernst Kurt Clauss.

Faixa etária: 9 a 12 anos

 

Encadernando Memórias

24 de julho – 15h às 17h

Álbuns de fotos, diários e cartas guardavam memórias afetivas. Mas, hoje, como preservamos nossas lembranças? A oficina propõe a confecção de cadernos artesanais para que possam ser usados como álbuns de fotografias – Educadoras Juliana C. Silva & Smally G. Rodrigues.

Cada criança deverá trazer umas cinco fotos.

Faixa etária: a partir de 12 anos

 

Olhares Postais

21 e 31 de julho – 14h às 15h30

Os cartões postais foram, durante muito tempo, uma das principais formas de recordação de vivências e lugares. Por meio deles conhecíamos cidades, monumentos, culturas e compartilhávamos experiências. A partir de uma visita a espaços do Memorial Minas Gerais Vale serão confeccionados cartões postais que, ao final, poderão ser trocados entre os participantes da oficina – Educadoras Natália Gonçalves, Lauren Rial & Isabella Brandão.

Faixa etária: 8 a 12 anos

Programação de julho do Memorial Minas Gerais Vale

Entrada gratuita. Sujeita a lotação. 

 

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale  

https://www.youtube.com/user/memorialvale

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA _________________________________________________________

 

Luz Comunicação

Atendimento: Letícia Bessa – (31) 9793-2491

assessoria@jozanefaleiro.com

 

Coordenação: Jozane Faleiro – (31) 3567-6714 - 8828-0906 - 9204-6367

contato@jozanefaleiro.com

 

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Christiano Borges – (31) 3916-2025 | 8478-4374

christiano.borges@vale.com