MEMORIAL VALE CONVIDA PROFISSIONAIS E LANÇA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
PARA O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL
Aprenda forró em casa
Para bordar em casa
Aurora, Lira e Rosa mostram suas baleias de meia
O Memorial Minas Gerais Vale mantém as postagens em seus canais de web de conteúdos e vídeos para serem acessados sem sair de casa, visando instigar seus usuários a ficarem em contato com as atividades que o espaço se propõe a oferecer, quando aberto ao público. Para essa semana, de 7 a 12 de abril, além de material já produzido e disponível no Youtube do Memorial e que estão ganhando curadoria especial nesta quarentena, estão programados conteúdos exclusivos, feitos por profissionais que apresentaram suas propostas de trabalho, que podem ser demonstradas em vídeo, na ação #MemorialValeEmCasa. “Para dar continuidade ao nosso trabalho junto aos artistas de Minas Gerais e manter ativos os nossos projetos, estamos lançando material exclusivo. É uma forma também de manter nosso compromisso com o público e com os profissionais da cultura”, explica Wagner Tameirão, gerente do Memorial Vale.
Conteúdo exclusivo #MemorialValeEmCasa
Nesta quarta-feira (8/4), às 11h, será exibido o primeiro episódio da série de cinco vídeos sobre bordado, com cerca de 10 minutos cada, com Isabella Brandão, gestora do Ateliê da Vila, professora de bordado e pedagoga por formação, com mestrado em História da Educação pela UFMG, onde realizou uma pesquisa sobre a prática do bordado em Belo Horizonte no século XX. O objetivo da série é ensinar como fazer uma bandeira de pontos e podem participar o público iniciante, assim como bordadeiras mais experientes. A bandeira de pontos (ou pano de amostra) é um mostruário feito à mão que serve como um repertório das técnicas que cada pessoa sabe fazer. Geralmente, é um material individual, repleto de carga afetiva, produzido gradativamente ao longo da vida. Ele pode apresentar diversos formatos, suportes, mas é comumente feito em um pedaço de pano, com o nome e a ilustração de cada ponto, para ser consultado sempre que necessário. No Episódio 1, Isabela fará a apresentação pessoal, vai contar o que é bandeira de pontos e fazer a demonstração de diferentes tipos de bandeira de pontos e também ensinar três pontos: ponto atrás, alinhavo e ponto haste.
Também na quarta-feira (8/4), às 18h, estreia o “Aprenda Forró em Casa”, com a 1ª aula vídeo de forró com Márcio Silva, de 15 minutos de duração. O vídeo integra o projeto Diversidade Periférica, iniciativa que busca aproximar moradores dos aglomerados à programação e às atividades do museu, além de dar visibilidade às iniciativas, às manifestações e às práticas artístico-culturais existentes em cada comunidade. Sob a curadoria de Patrícia Alencar, o projeto está convidando artistas de diferentes áreas de atuação para juntos extrapolarem as fronteiras de isolamento devido ao Covid 19 e levar emoção por meio das ferramentas das redes sociais. E pra sacudir os corpos, Márcio Silva vai ensinar a todos a dançar forró. Ele é professor e coreógrafo de dança há 23 anos, se especializou em Forró Pé de serra, Forró Universitário e na Dança Kizomba.
E para as crianças, na quinta-feira (9/4), às 11h, estreia o programa “Brinque Em Casa”, com o episódio “Mineirices”, do Coletivo Mundicá, formado por artistas empreendedores que realizam ações de facilitação de processos criativos nas áreas de Arte, Educação e Meio Ambiente, tendo como integrantes Márcio Vesoli (ator e apresentador), Rodrigo Salvador (músico e compositor) e Sol Bueno (cantora e compositora), além dos artistas convidados Lud Benquerer e Raquel Quintão. O “Brinque Em Casa” será um programa veiculado, exclusivamente, nas redes sociais do Memorial Minas Gerais Vale pra ser assistido por toda família. É um convite para novas descobertas e um momento pra estimular a criatividade de forma interativa. No 1° Episódio, “Mineirices”, os artistas Lud Benquerer e Mar Sim convidam para um passeio bem divertido pelas sonoridades do Estado de Minas Gerais. Uma aventura pelo mundo da imaginação recheada de histórias, brincadeiras e expressões da cultura do povo mineiro. Muitas surpresas surgem nessa viagem, até teatro de sombras.
E no domingo (12/4), às 10h, o professor de Yoga Alessandro Aued, vai ensinar exercícios de respiração. Nesta primeira aula, com o tema “Controlando ansiedade e nervosismo com a respiração”, ele mostra uma técnica meditativa chamada de respiração lenta e profunda, que ajuda a controlar a ansiedade e nervosismo. Uma técnica que, de acordo com Aued, pode ser praticada em qualquer lugar e a qualquer momento do dia e que também auxilia a ter um sono mais revigorante e profundo, se inserida essa prática momentos antes de dormir. Entre os benefícios estão: relaxamento e calma; combate a ansiedade e depressão; leva o cérebro a um novo nível de alerta; energiza e aumenta a vitalidade; ajuda a acelerar a cura emocional e física; e ajuda na quebra de padrões de hábitos subconscientes, como inseguranças e medos.
E para encerrar a semana em alto astral, domingo (12/4), às 19h, tem pocket show de Rita Medeiros.
Cantora de formação erudita, que há anos se embrenha pelos standards do jazz, será acompanhada pelo músico e também marido Ibraim Netto, que para este evento trocou o saxofone pelo violão. Juntos interpretarão cinco canções, numa junção do canto lírico com o jazz e a MPB.
Aconteceu no Memorial Vale
Sob a curadoria da equipe do Memorial, vídeos das atividades realizadas no espaço também estão sendo indicados. Na terça-feira (7/4), fica disponível o vídeo da oficina de bebês intitulada “Entre Êres e Cafunés: experiências sensoriais na fazenda”. O material mostra como os bebês e suas famílias são acolhidos no Memorial e como falar das culturas e histórias africanas e indígenas entre balbucios, mamadas, pés e joelhos no chão. O vídeo integra o projeto “Bebês no Museu”, que está engatinhando e descobrindo que as histórias de Minas Gerais também servem de colo para esses pequenos cidadãos. Disponível nas redes sociais e no link:
https://www.youtube.com/watch?v=vnguQ8Ozqv4&list=PLoL1a8hBvIUFiutRcDk-GrZ0MAKr2Lxrp&index=5
E na sexta (10/4), às 10h, o #MemorialValeEmCasa posta mais uma foto legenda da exposição Tempo e Patrimônio, desenvolvida pelo Educativo. Essa exposição conta a história da edificação desde sua construção até os dias de hoje.
Memorial Repost
E seguindo nas indicações de profissionais que fazem postagens interessantes e valem ser compartilhadas, nesta semana dois reposts estão na programação. Na terça (07/04), será o Matizes Dumont , formado por artistas que, há mais de 30 anos, bordam a brasilidade com uma linguagem poética e livre. Para a quarentena o projeto desenvolveu o #bordemcasa e é o trabalho dessas experientes bordadeiras que o Memorial Vale quer indicar.
E no sábado (11/4), às 10h, o repost é o vídeo da estilista graduada pela UFMG e professora de costura, Ananda Sette, ensinando a criançada “Como fazer uma baleia de meia”, reciclando meias sem par, transformando-as em bichinhos cheios de afeto. Com um pouco de criatividade e poesia, a ideia é preencher o dia a dia das crianças com ludicidade. Essa é uma atividade simples de costura à mão, reciclando materiais que você tem em casa.
Hashtags usadas nas postagens do Memorial Vale na quarentena:
#MemorialValeEmCasa
#MuseumsAndChill
#MemorialValeNosUne
#ValePatrocina
Todas as ações do Memorial Minas Gerais Vale ao longo do período de fechamento podem ser acompanhados nos canais do espaço na web:
http://www.memorialvale.com.br
https://www.facebook.com/memorialvale
https://www.instagram.com/memorial.vale
https://www.youtube.com/user/memorialvale
www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/
ASSESSORIA DE IMPRENSA
________________________________________________
Luz Comunicação - www.luzcomunicacao.com.br
Coordenação: Jozane Faleiro – 31 3567-6714 | 9.9204-6367 jozane@luzcomunicacao.com.br
Atendimento: Janine Horta – 31 9.9743-4013 - imprensa@luzcomunicacao.com.br
RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE
Ludymilla Sá 31 - 3916-2027 |