É CARNAVAL NO MEMORIAL VALE!

BLOCO_PELE_PRETA_reduzida_-_Crédito_Nune

Nunes Nunez

As atrações do mês de fevereiro trazem a leveza do clima de Carnaval ao Memorial Vale. Tanto as ações do Educativo quanto os eventos musicais aproximam o museu da folia, com opções para todas as idades, e até para os bebês, na oficina “Passinhos Ancestrais”, em que crianças de até 1 ano e meio podem passear sobre tapetes feitos com materiais que lembram enfeites de carnaval e também decoração da Semana Santa. A maquiadora e Drag Queen Gabriela Dominguez vai ensinar maquiagem carnavalesca, para deixar os foliões bem bonitos para os bloquinhos. Juarez Moreira abre as atrações musicais, seguido do bailinho muito animado feito pelo grupo MPBaixinhos, do grito de Carnaval do Bloco Pele Preta e da performance e apresentação musical de Sara Não Tem Nome.

 

Nas artes visuais, duas exposições tiveram suas datas prorrogadas e até o dia 21 de fevereiro Sara Não Tem Nome segue com a exposição “Situações”, dentro do Edital Novos Artistas Mineiros do Memorial Vale. Sara é cantora, compositora e multiartista e apresenta, em sua primeira exposição individual, obras representativas de seu universo criativo múltiplo, com linguagens como música, fotografia, videoclipe, poesia, fotoperformance, video e livro.

 

Até o dia 1º de março a pesquisadora Thaís Tanure, dentro do projeto Novos Pesquisadores do Memorial Vale continua com a exposição “Vozes Atlânticas”. Thaís revela o que descobriu em sua pesquisa acadêmica sobre a ação da inquisição portuguesa no Brasil no século XVIII, dando pena de degredo para súditos que praticavam atos considerados heresia ou feitiçaria. O destaque da pesquisa é dado para dois africanos escravizados e trazidos para o Brasil – Luzia Pinta e José Francisco – que, por preservarem práticas de sua cultura – benzeções, curas com ervas, entre outras tradições – foram degredados para regiões distantes do Brasil e de sua pátria original. A exposição mostra fotografias e objetos da época, contando os passos desses dois personagens nos lugares onde eles viveram e resistiram a toda a opressão portuguesa.

 

No espaço do Café do Memorial, vale conferir, até o dia 4 de março, as belas fotografias da mostra “Urbanus”, de Gustavo Dragunskis e Natália Lima. Eles apresentam inusitados registros de diferentes cidades ao redor do mundo que têm muito em comum.

 

Todas as atividades e atrações são gratuitas, sujeitas à lotação das salas. O Memorial Minas Gerais Vale fica em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias.

CONFIRA OS DETALHES:

 

06/02 – JUAREZ MOREIRA NO MEMORIAL VALE

No dia 6 de fevereiro, quinta-feira, às 19 horas, Juarez Moreira, considerado um dos maiores nomes do violão brasileiro, faz um show no Memorial Vale unindo sua excelência ímpar de compositor com a emoção e o lirismo do intérprete. No repertório, canções autorais e clássicos da música popular brasileira, como composições de Tom Jobim, Pixinguinha e Egberto Gismonti. Este evento integra o projeto Contemporâneo, do Memorial Minas Gerais Vale. Entrada gratuita, sujeita a lotação, com retirada de senhas uma hora antes do evento.

 

08/02 – BATE-PAPO COM A ARTISTA SARA NÃO TEM NOME

No dia 8 de fevereiro, sábado, às 15 horas, o Memorial Vale realiza um bate-papo com a artista Sara Não Tem Nome, concluindo as palestras do ciclo 2019-2020 do Edital Novos Artistas do Memorial Minas Gerais Vale. Além de uma conversa com o curador Júlio Martins, a professora Maria Angélica Melendi e a educadora e artista Gabriela Brasileiro, a artista fará uma performance colaborativa com o público no Corredor das Artes. Lá, onde já estão homenageados alguns artistas brasileiros desde a década de 40 até hoje, ela vai incluir outros artistas por meio de colagens e outras intervenções. Entrada gratuita, sujeita a lotação.

 

09/02 – BAILINHO DE CARNAVAL MPBAIXINHOS

No dia 9 de fevereiro, domingo, às 11 horas, o grupo MPBaixinhos Para Todas as Idades traz as principais canções da música infantil brasileira e das cantigas de roda aos grandes hits dos anos 80, em um musical lúdico, com circo, dança e instrumentos feitos de material reutilizável. Um show para encantar e emocionar baixinhos de todas as idades. Este evento integra o projeto Eu, Criança, no Museu!, do Memorial Vale. A entrada é gratuita, sujeita a lotação, com retirada de senhas uma hora antes do evento.

 

11 e 12/02 – ENCONTRO ENTRE EDUCADORES

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, terça e quarta-feira, das 9h15 às 11 horas no dia 11, e de 14h às 16h no dia 12, o Educativo do Memorial Vale realiza o Encontro entre Educadores. Trata-se de um encontro mensal voltado para os profissionais das instituições que visitam o espaço do museu com seus alunos, guias de turismo, ou pessoas que tenham interesse em conhecer o trabalho do Educativo e a educação museal. A proposta é ampliar a relação entre educação e cultura, escola e museu, e propor novos diálogos. Um dos assuntos levantados nesses encontros é a possibilidade de escolha - por parte da escola/educador visitante - do percurso temático a ser explorado durante a visita. Neste encontro, em especial, uma turma de escola pública ganhará, por meio de sorteio, o transporte de ônibus para vir conhecer o museu. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone: (31) 3343-7317. O interessado deverá optar por uma das datas.

 

13/02 – BANDA BLOCOPELE PRETA

No dia 13 de fevereiro, quinta-feira, às 19 horas, a banda bloco Pele Preta, afrofeminista estreante no Carnaval de Belo Horizonte, é a atração no Memorial Vale. Enraizada nos pilares da cultura negra, a banda se alicerça nos ritmos africanos e afrobrasileiros e nas religiões de matriz africana. Suas referências estão tanto na releitura de grandes clássicos da musicalidade negra e baiana, quanto nas canções autorais femininas e negras. Este evento integra o projeto Gerais Cultura de Minas, do Memorial Minas Gerais Vale. Entrada gratuita. Sujeito a lotação. Retirada de senhas uma hora antes do evento.

 

15/02 – SHOW “VAZIO” DE SARA NÃO TEM NOME

No dia 15 de fevereiro, sábado, às 15 horas, o Memorial Vale recebe a performance musical “Vazio” da artista Sara Não Tem Nome, uma apresentação inédita. A artista será acompanhada pela musicista Desirée Marantes. O figurino é criado pela artista Isabela Solo. Este evento integra o projeto Memorial Autoral, do Memorial Minas Gerais Vale. Entrada gratuita, sujeita a lotação. Retirada de senhas uma hora antes do evento.

 

Experiências no Museu

O Educativo do Memorial Minas Gerais Vale convida você para novas experiências de aprendizagem, descoberta, encantamento e aproximação com a arte, a história e a cultura mineiras. Confira a seguir as ações propostas em fevereiro:

Passinhos Ancestrais

Como não se encantar com as cores, os sons e as texturas de uma procissão em Ouro Preto! Como não se divertir com as texturas dos Carnavais! O Educativa convida os pequenos e suas famílias para que, juntos, experimentem tapetes festivos e objetos sensoriais que conectam e recriam festas e celebrações.

Datas: 02/02 e 16/02.

Horário: das 11h às 12h.

Faixa etária: 8 meses a 1 ano e meio.

Duração: 1 dia (turmas diferentes).

Obs.: cada bebê deve ser acompanhado por um adulto durante toda a oficina.

A inscrição deve ser feita pelo telefone: (031) 3343-7317.

 

Oficina de Maquiagem Marabrilhosa

Que tal aprender a fazer suas makes de carnaval de um jeito prático, rápido e criativo? Pensando nisso, a maquiadora e Drag Queen Gabriela Dominguez desenvolveu uma oficina de maquiagem carnavalesca inspirada no clima e na irreverência dos bloquinhos de Beagá! A oficina propõe um encontro prático, com técnicas e dicas simples para elaboração de maquiagens carnavalescas, como aplicação de glitters, customização e aplicação de cílios de papel, sombreados coloridos, higienização e cuidados com a pele. Tudo com uma linguagem simples, fácil aplicação e execução e com resultados surpreendentes!

Obs: não é necessário trazer nenhum material / maquiagem.

Data: Sábado, 15/02.

Horário: das 10h30 às 13h

Público: Carnavalescos de todos os gêneros e idades acima de 12 anos.

Observação: Não é necessário ter experiência com maquiagem.

As vagas são limitadas, sendo necessário fazer inscrição prévia pelo telefone (31) 3343-7317

 

Situa Ações

O Educativo convida a quem for visitar a exposição Situações, de Sara Não Tem Nome, para entrar no clima brincalhão da artista. Haverá desenhos dentro de um pinico que o visitante poderá escolher aleatoriamente e tentar imitar o que o desenho sugere, dentro da exposição e em seus arredores.

Local: Galerias 1 e 2

Aos domingos das 11h às 12h

 

Sessões Dialogadas

Diálogos alusivos às temáticas de algumas salas serão propostos aos visitantes, buscando novas leituras e abordagens.

Sábados, às 14h e 15h / Domingos, às 12h, 14h e 14h30.

 

Visita com o Kit Da Trilha Da Infância

A criançada pode “explorar” o Memorial de maneira mais divertida e interessante. Peça o Kit na Recepção. Ao final da visita, ele deve ser devolvido para que outras crianças possam vivenciar essa experiência.

 

 

EXPOSIÇÕES

 

ATÉ 21 DE FEVEREIRO – EXPOSIÇÃO “SITUAÇÕES”, DE SARA NÃO TEM NOME

A exposição “Situações”, de Sara Não Tem Nome, conclui o ciclo 2019-2020 do Edital de Novos Artistas Mineiros do Memorial Minas Gerais Vale. Sara é cantora, compositora e artista e apresenta, em sua primeira exposição individual, obras representativas de seu universo criativo múltiplo, em que diversas linguagens como música, fotografia, videoclipe, poesia, fotoperformance, video e livro da artista se colocam em contato. As ações e formas híbridas com que produz suas narrativas e experimentos dão protagonismo à presença de seu corpo-imagem, constantemente um elemento problematizador e revelador dos contextos nos quais se insere. O Comitê de seleção do Edital foi formado por Júlio Martins, Maria Angélica Melendi, Wagner Tameirão, Gabriela Brasileiro e Gustavo Rodrigues. A exposição fica até o dia 21 de fevereiro. A entrada é gratuita e no horário de funcionamento do Memorial.

 

ATÉ 1º DE MARÇO – EXPOSIÇÃO VOZES ATLÂNTICAS, DE THAÍS TANURE

A pesquisadora Thaís Tanure, dentro do projeto Novos Pesquisadores do Memorial Vale apresenta a exposição “Vozes Atlânticas”. Nessa mostra ela revela o que descobriu em sua pesquisa acadêmica sobre a ação da inquisição portuguesa no Brasil no século XVIII, dando pena de degredo para súditos que praticavam atos considerados heresia ou feitiçaria. O destaque da pesquisa é dado para dois africanos escravizados e trazidos para o Brasil – Luzia Pinta e José Francisco – que, por preservarem práticas de sua cultura – benzeções, curas com ervas, entre outras tradições – foram degredados para regiões distantes do Brasil e de sua pátria original. A exposição é composta por fotografias e objetos da época, contando os passos desses dois personagens nos lugares onde eles viveram e resistiram a toda a opressão portuguesa. Entrada gratuita, no horário de funcionamento do Memorial Vale.

 

ATÉ 4 DE MARÇO – URBANUS, DE GUSTAVO DRAGUNSKIS E NATÁLIA LIMA

A exposição Urbanus reúne belíssimas fotografias de Gustavo Dragunskis e Natália Lima. São fotos de momentos cotidianos em diversas cidades do mundo, que revelam similaridades entre os lugares, apesar de pertencerem à contextos geográficos e sociais distintos. A exposição segue até o dia 4 de março de 2020 no espaço do Café do Memorial Vale. A entrada é gratuita e no horário de funcionamento do Memorial.

 

 

SERVIÇO

Programação de FEVEREIRO do Memorial Minas Gerais Vale

Horário: Conforme programação

ENTRADA GRATUITA, sujeita a lotação das salas

 

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

 

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias 

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale  

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

________________________________________________

Luz Comunicação

Coordenação: Jozane Faleiro – 31 3567-6714 | 9.9204-6367 jozane@luzcomunicacao.com.br

Atendimento: Janine Horta – 31 9.9743-4013 - imprensa@luzcomunicacao.com.br

 

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Ludymilla Sá 31 - 3916-2027 |

Ludymilla.desa@vale.com

 

 

Janine Horta

Luz Comunicação

www.luzcomunicacao.com.br

31 9.9743-4013