MEMORIAL MINAS GERAIS VALE OFERECE PROGRAMAÇÃO VARIADA PARA AS FÉRIAS

Atrações do Férias Divertidas no Memorial, shows, exposições e atividades do VAC são alguns dos destaques deste mês de janeiro, todos com entrada gratuita

 

O Memorial Minas Gerais Vale – no Circuito Liberdade, abre 2016 com programação especial e gratuita para todas as idades. O Férias Divertidas no Memorial ganha destaque e abre o microfone para um show de calouros em família, além de inscrições para sete oficinas. Show voz e violão com Juarez Moreira e Paulo Santoro, atrações do 10º Verão Arte Contemporânea (VAC), performances, exposições e bate-papo com artista são outras iniciativas para começar o ano com pé direito. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640 – Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias.

 

Dentro do programa “Eu, Criança, no Museu”, o Memorial Vale dá oportunidade à família para que se apresente no palco em um divertido show de calouros, no dia 10/1 (domingo), às 11h, acompanhado pelo músico Igor Neves da Hora e o ator e apresentador Fabiano Lana. A participação é aberta a pessoas de todas as idades, seja em apresentação solo, em família, ou mesmo de uma banda. As inscrições podem ser prévias, pelo telefone (31) 3343-7317, ou ainda no momento do show, sujeito a lotação do auditório.

 

No dia 16/1 (sábado), às 13h30, o artista Marco Paulo Rolla apresenta a performance “Preenchendo o espaço” , no Jardim do museu. A inciativa integra a exposição “Cama, Mesa e Escada”, e vem seguida de bate-papo com Eduardo Brandão, um dos idealizadores da Galeria Vermelho, em São Paulo. “Preenchendo o espaço” é a primeira de duas performances que fazem parte da exposição, em cartaz até fevereiro de 2016.

 

Ainda dentro das ações de valorização à cultura, o Memorial Vale integra a programação do 10º Verão Arte Contemporânea (VAC) com atrações gratuitas nos dias 23, 24 e 28 de janeiro, além de exposições de arte e fotografia. O público poderá conferir a 4ª Janela da Dramaturgia, para conhecer novos autores e escritas teatrais de BH; o tradicional Sarau do Memorial, que conta com participação de Juliano Garcia Pessanha; além das exposições Cama, Mesa e Escada, de Marco Paulo Rolla; e Cenas – 5 anos Memorial Vale, com fotografias de Guto Muniz. Os interessados deverão retirar senhas uma hora antes de cada atração, sujeitas a lotação do espaço.

 

Encerrando o mês de janeiro, nada melhor que unir o talento de Juarez Moreira e a bela voz de Paula Santoro na próxima edição do projeto Gerais Cultura de Minas, dia 30/1, às 16h. O show traça um retrato do Brasil com composições de Juarez e autores como Tom Jobim e Milton Nascimento. Entre os destaques do repertório estão Valsa para Maria (Juarez Moreira), Chega de saudade (Tom Jobim), e Travessia (Fernando Brant/Milton Nascimento).

 

Ainda para movimentar o mês de férias, o programa Educativo abre inscrições pelo telefone (31) 3343-7317 para sete oficinas, com temas que variam desde pintura rupestre e o valor da memória, até a importância das regras na sociedade e a valorização do bordado. Confira os detalhes abaixo:

 

Pequenos Cidadãos

21/1 – 14h às 16h (turma 1)

27/1 – 14h às 16h (turma 2)

Por que existem regras? É importante votar? Estas e muitas outras questões serão abordadas de forma lúdica, dialogando com as crianças a respeito do valor do exercício da cidadania.

Idade: 10 a 12 anos

 

Cores Rupestres

19/1 – 14h às 17h

Por meio de pigmentos minerais, os participantes serão convidados a registrar suas impressões sobre o Memorial utilizando técnicas que estimulam reflexões acerca das pinturas rupestres como uma das primeiras formas de comunicação.

Idade: a partir de 6 anos

  

Encadernando Memórias

26/1 – 14h às 16h (turma 1)

28/1 – 14h às 16h (turma 2)

Álbuns, diários e cartas guardam memórias afetivas, mas que atualmente são tão pouco usados. A oficina propõe a confecção de cadernos artesanais para que possam ser utilizados como álbuns de fotografias. Cada participante deverá levar cerca de cinco fotos.

Idade: a partir de 10 anos

 

Performando

26 a 29/1 – 14h às 16h (turma única)

Ampliar o olhar da criança para o próprio corpo, refletindo sobre as suas relações com o espaço e a experimentação, ativando possibilidades de exploração a partir da imersão em intervenções performáticas.

Idade: de 9 a 13 anos

 

Pintando com Luzes

19/1 – 14h às 16h (turma 1)

29/1 – 14h às 16h (turma 2)

Por meio de um dispositivo de uma câmera fotográfica semiprofissional é possível capturar imagens durante até 30 segundos de exposição. Assim, qualquer luz emitida, neste intervalo de tempo, ficará registrada, criando objetos e formas luminosas no espaço escuro de uma sala.

Idade: a partir de 6 anos

 

Corexótica

20/1 – 14h às 16h (turma 1)

22/1 – 14h às 16h (turma 2)

Uma experiência divertida proporcionada pela revelação e ocultação de cores por meio de desenhos. A oficina pretende estimular a imaginação e a criatividade dos visitantes, que verão seus desenhos transformados em coisas novas, como em uma mágica.

Idade: 8 a 12 anos

 

Tecendo Memórias, Contando Histórias

20 a 22/1 – 14h às 17h (turma única)

Casos, cafés e bordados – Três elementos da cultura mineira que, de alguma forma, estarão presentes nesta oficina. Por meio da produção de uma colcha de memórias serão trabalhados pontos de bordados e suas relações com a tradição oral.

Idade: a partir de 12 anos

 

Também aos fins de semana, há atividades diferenciadas preparadas pelo Programa Educativo do museu. Aos sábados, às 15h, serão provocados diálogos e encontros que ampliem os sentidos e a imaginação do público dentro da atividade “Corpo é casa, corpo é ação, corpo é ficção”. A proposta, inspirada na exposição Cama, Mesa e Escada, questiona a banalidade do cotidiano, o movimento acelerado do pensamento e a brevidade dos atos que, em si, adquirem uma poética na própria efemeridade.

 

Aos domingos, sempre às 11h, o Programa Educativo conduz os pequenos à visita mediada Trilha da Criança. Com grupos de até dez pessoas, os participantes devem se surpreender com um passeio de descobertas reveladoras pelo museu. No domingo, dia 10, a visita acontecerá às 12h, logo após o Eu, criança, no museu!

 

Ainda aos domingos, às 12h, 13h, 14h e 14h30, ocorrem visitas mediadas, sobre temas diversos, com uma hora de duração.

 

SERVIÇO
Programação de janeiro do Memorial Minas Gerais Vale

Horário: Conforme programação
ENTRADA GRATUITA. SUJEITA A LOTAÇÃO

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale  

https://www.youtube.com/user/memorialvale

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA _________________________________________________________

 

Luz Comunicação

Atendimento: Letícia Bessa – (31) 9.9793-2491

assessoria@jozanefaleiro.com

 

Coordenação: Jozane Faleiro – (31) 3567-6714 – 9.8828-0906 – 9.9204-6367

contato@jozanefaleiro.com

 

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Christiano Borges – (31) 3916-2025 | 9.8478-4374

christiano.borges@vale.com

Foto: Guto Muniz