THIAGO LACERDA E GRANDE ELENCO RETORNAM A BH
COM O REPERTÓRIO SHAKESPEARE:
“MACBETH” e “MEDIDA POR MEDIDA”

Foto: Divulgação

Espetáculos estrearam na capital mineira, em novembro de 2015, fez temporada de três meses em São Paulo, passando pelo Rio de Janeiro e Curitiba, somando mais de 78 apresentações, com público de 20 mil expectadores. Aclamado pelo público e crítica, em cinco meses de cartaz, foi indicado aos prêmios: APCA 2015, de melhor ator (Marco Antônio Pâmio), Quem Acontece 2015, de melhor ator (Thiago Lacerda), 07 indicações ao Prêmio Aplauso Brasil de Teatro 2015 – espetáculo de produção independente, elenco, direção, ator (Thiago Lacerda), trilha original, figurino e arquitetura cênica. Montagens compartilham de mesmo elenco de 14 atores, para interpretar dois dos mais aclamados textos de Shakespeare, com direção e concepção de Ron Daniels. Apresentações ocorrem no Sesc Palladium, dias 1 e 2 de abril

 

Belo Horizonte está no roteiro da turnê do Repertório Shakespeare, no qual Thiago Lacerda e Giulia Gam vivem Macbeth e Lady Macbeth; e Marco Antônio Pâmio e Luisa Thiré protagonizam “Medida por Medida”. Thiago, que encenou Hamlet, há três anos, retoma a parceria com Ron Daniels, brasileiro, radicado em Nova York, e um dos principais diretores teatrais da britânica Royal Shakespeare Company de Stratford-upon-Avon, para levar aos palcos essas duas novas montagens do repertório do bardo inglês: A tragédia “Macbeth” e a comédia “Medida por Medida”. Escritas no fim do século XVI, entre 1603 e 1607, ambas tratam do poder, da corrupção e dos dilemas éticos e morais nas esferas pública e privada, mas em tratamentos e estruturas distintas.

 

As apresentações, em Belo Horizonte, do Repertório Shakespeare, tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH e do Itaú; e nacionalmente, do Sesc, Totvs e Smart, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

 

Com o mesmo elenco de 14 atores - Ana Kutner, André Hendges, Fábio Takeo, Felipe Martins, Giulia Gam, Lourival Prudêncio, Lui Vizotto, Luisa Thiré, Marco Antônio Pâmio, Marcos Suchara, Rafael Losso, Stella de Paula, Sylvio Zilber e Thiago Lacerda - as duas peças estarão em cartaz na mesma temporada em revezamento de dias e horários. Os atores também se revezam nos personagens; os protagonistas de uma peça interpretam os segundos papéis na outra, dando ao público a oportunidade de apreciar a versatilidade dos atores em papéis diferentes, no exercício do jogo cênico, em dias alternados: “Macbeth” faz única apresentação no dia 1 de abril, sexta-feira, às 21h; e “Medida Por Medida”, em 2 de abril, no sábado, às 21h30, no Grande Teatro do Sesc Palladium. 

 

A atriz Giulia Gam interpreta Lady Macbeth e também a Sra. Bem- passada, uma mulher de bordel, em “Medida por Medida”. Já Thiago Lacerda fará Macbeth, o herói de guerra que se transforma em um assassino inescrupuloso e bestial, e o conselheiro moralista Angelo em “Medida por Medida”. Marco Antônio Pâmio e Luisa Thiré protagonizam “Medida por Medida”; o ator será Macduff em “Macbeth” e o Duque em “Medida por Medida”, ao lado da atriz que interpreta Isabella, em “Medida por Medida” e Lady Macduff, em “Macbeth”. 

 

O diretor Ron Daniels passou uma longa temporada no Rio de Janeiro até a estreia das montagens. Foram mais de 800 horas de ensaios. Ao todo,Ron contabiliza 41encenações de Shakespeare, entre montagens nacionais e internacionais. “Nos reunimos para este projeto artístico em torno da montagem das obras de Shakespeare no Brasil, uma continuidade natural do trabalho iniciado em “Hamlet”, com novos atores de escolas e realidades diferentes que se juntam ao núcleo anterior vindo do elenco do “Hamlet”. Parece até que formamos uma companhia teatral!”, lembra Daniels.

 

Macbeth & Medida por Medida 

 

Em “Macbeth”, no caos da guerra, o mundo é um campo de batalha. Mas Shakespeare pergunta de onde vem o mal? Em que canto do ser humano se encontra o germe de uma ambição tão desenfreada que nos leva a matar? E como lidar com a consciência quando o sangue derramado exige cada vez mais sangue, e aos assassinos não é mais permitido um momento de sono, um instante de quietude ou repouso? Com o crime e a culpa, morre também o amor? Referente ao texto, Ron Daniels diz: “Posições radicais não são posições humanas. Uma posição fundamentalista é antagônica à própria vida, ela não leva em consideração todas as contradições humanas.” 

 

Por outro lado, em “Medida por Medida”, agora no caos da paz, o mundo se transformou em um bordel. E a pergunta que o autor nos faz é se somos seres tão falíveis, se não nos conhecemos a nós mesmos, como podemos julgar uns aos outros? Este é um mundo povoado por homens de grande poder e também por padres e freiras, por prostitutas e cafetões, por bêbados e arruaceiros, gente alegre e simples que leva a vida nas ruas, nos conventos, nos bordéis e nas prisões da cidade. Um mundo onde o amor surge de forma inesperada e triunfa finalmente sobre o puritanismo e a libertinagem. Aqui, Ron Daniels deixa a pergunta: “Podemos controlar a anarquia do mundo?” 

 

“Na tragédia “Macbeth” há uma velocidade vertiginosa na qual um herói se transforma em um monstro assassino, já a comédia política “Medida por Medida” é mais solta, mais anárquica, um redemoinho urbano em que figuram personagens da rua, dos bordeis, da sarjeta”, acrescenta Daniels. 

 

As duas montagens foram concebidas e dirigidas pelo diretor Ron Daniels, também responsável pelas traduções dos textos com Marcos Daud. A idealização é dele ao lado de Thiago Lacerda. A curadoria Artística é de Ruy Cortez e a direção de produção de Erica Teodoro. 

 

SINOPSES

 

MACBETH 

Macbeth, um general corajoso, ao voltar triunfante da guerra, encontra três criaturas misteriosas, videntes que lhe fazem a seguinte profecia: Macbeth será rei, em um futuro próximo. A ambiciosa Lady Macbeth, esposa de Macbeth, ao ficar sabendo da profecia, instiga seu marido a matar Duncan, o atual rei. Quando o crime é descoberto, os filhos de Duncan, Malcolm e Donalbain, sentindo-se ameaçados, resolvem fugir e Macbeth é coroado. 

 

MEDIDA POR MEDIDA 

Alarmado com a imoralidade e a corrupção que tomaram conta de sua cidade, o Duque resolve reintroduzir uma antiga lei que pune todo e qualquer abuso sexual com a morte. Contudo, ele deixa que a lei seja implementada por seu vice, Ângelo, a quem transfere o poder por um período, enquanto ele se disfarça de frei para observar tudo.

 

FICHA TÉCNICA 

 

Texto: William Shakespeare / Tradução: Marcos Daud e Ron Daniels / Concepção e Direção: Ron Daniels / Curadoria Artística: Ruy Cortez / Instalação cênica | Painéis: Alexandre Orion / Instalação cênica | Cenografia: André Cortez / Figurinos: Bia Salgado / Desenho de Luz: Fábio Retti / Composição e trilha original: Gregory Slivar / Diretor assistente: Gustavo Wabner / Preparação corporal e direção de movimento: Sueli Guerra / Coordenador de ação: Dirceu Souza / Visagismo: Westerley Dornellas / Preparação vocal: Lui Vizotto / Preparação de luta: Rafael Losso / Cenotécnica: Fernando Brettas | Onozone Studio /Figurinistas assistentes: Alice Salgado e Paulo Barbosa / Indumentária e adereços: Alex Grilli e Ivete Dibo / Costureiras: Francisca Lima Gomes e Marenice Candido de Alcantara / / Projeto de sonorização: Kako Guirado / Operador de som: Renato Garcia / Operadora de luz: Kuka Batista / Diretor de palco: Ricardo Bessa / Contra-regras: Diro Faria, João Pedro Meirelles/ Camareiros: Conceição Telles e Regina Sacramento / Edição de texto: Valmir Santos / Foto de cena: João Caldas / Foto do processo | Still: Adriano Fagundes / Design Gráfico: 6D / Relações institucionais: Guilherme Marques e Rafael Steinhauser / Administração: Flandia Mattar / Assistente administrativa: Mara Lincoln / Assistência de produção: Claudia Burbulhan, Diego Bittencourt, Diogo Villa Maior,  João Vasconcellos, Marcele Nogueira, Paulo Franco e Sérgio Cardoso Jr. / Produção Executiva: Luísa Barros / Direção de Produção: Érica Teodoro / Produção: CIT-Ecum, Pentâmetro e TRL / Realização: CIT-Ecum, Sesc SP, Pentâmetro e TRL / Produção em Belo Horizonte: Rubim Produções / Patrocínio em Belo Horizonte: Unimed/ Patrocínio Nacional: Sesc, Totvs e Smart/ Ambos via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

 

Elenco I Personagens 

 

Thiago Lacerda: Angelo (Medida por Medida), Macbeth (Macbeth) / Giulia Gam: A Sra. Bem-passada (Medida por Medida), Lady Macbeth / Marco Antônio Pâmio: Duque (Medida por Medida), Macduff (Macbeth) / Luisa Thiré: Isabella (Medida por Medida), Lady Macduff (Macbeth) / Sylvio Zilber: Éscalo (Medida por Medida), Duncan e Velho Seward (Macbeth) / Marcos Suchara: Lucio (Medida por Medida), Banquo (Macbeth) / Lourival Prudêncio: Pompeu (Medida por Medida), Sargento, Porteiro e Doutor (Macbeth) / Felipe Martins: Cotovelo e Barnabé (Medida por Medida), Feiticeira, Mensageiro, Assassino (Macbeth) / Ana Kutner: Mariana, Freira (Medida por Medida), Feiticeira, Enfermeira (Macbeth) / Rafael Losso: Claudio (Medida por Medida), Malcolm (Macbeth) / André Hendges: Superintendente (Medida por Medida), Ross e Oficial (Macbeth) / Fabio Takeo: Frei Thomas, Guarda + Franchão (Medida por Medida), Lennox (Macbeth) / Stella de Paula: Julieta (Medida por Medida), Feiticeira, Fleance e Mensageiro Branquela (Macbeth) / Lui Vizotto: Lelé, Guarda, Frei Pedro (Medida por Medida), Donalbain, Assassinos, filho de Macduff (Macbeth) 

 

SERVIÇO: 

 

Serviço: “Repertório Shakespeare” 

 

“Macbeth” - Classificação: 14 anos - Duração: 100 minutos - Gênero: Drama 

Dia /horário: 01 de abril, sexta-feira, as 21h

 

“Medida por Medida” -Classificação: 14 anos / Duração: 110 minutos / Gênero: comédia política 

Dia/horário: 02 de abril, sábado, às 21h30

Local: Sesc Palladium: Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro 

 

Ingressos: R$60,00 (inteira) - R$ 30,00 (meia) - Vendas: bilheteria do teatro - www.compreingressos.com 

 

Meia entrada válida para: maiores de 60 anos. E para estudantes devidamente identificados, válida até 40% dos ingressos vendáveis do teatro (conforme DECRETO no 8.537, de 05 de outubro de 2015). 

 

Imagens em vídeo:

Macbeth:

https://www.youtube.com/watch?v=fpEsHGnK4XY

https://www.youtube.com/watch?v=XQk5yCVY65Y

https://www.youtube.com/watch?v=GbXE1MOmXP0

 

Medida por Medida:

https://www.youtube.com/watch?v=VGSwXzbCEoY

https://www.youtube.com/watch?v=aBIfyUHgQN8

 

 

 

Informações para a imprensa: 

Jozane Faleiro - (31) 35676714 / 92046367 - jozane@ab.inf.br