Maurício Canguçú e Ilvio Amaral abordam, com muito humor, a relação com a comida no episódio “Sabor”, no #Quarentemas 

foto: Raquel Guerra

Os atores Maurício Canguçú e Ilvio Amaral são os próximos convidados a estrear na websérie #Quarentemas, no dia 10 de dezembro, quinta, às 20h, pelo perfil do Instagram @teatroemmovimento e pelo canal no youtube.com/teatroemmovimento. O 14o. episódio, intitulado “Sabor”, traz os atores mostrando sua relação com a comida e com a forma de se alimentarem. “Acredito ser uma reflexão sobre o que estamos fazendo com o nosso corpo. Essa comilança desenfreada que não é bom, a compulsão. Refletimos sobre essa ansiedade que estamos vivendo, que se antes já vivíamos ansiosos, com a pandemia ficamos ainda mais. Eu senti na pele isso. Eu mesmo tenho comido muito e me exercitado pouco”, adianta Maurício Canguçú. 

 

A dupla conta que o gatilho recebido pelos diretores Inês Peixoto e Márcio Medina era falar da comida, da gula e da alimentação. “A Inês me falou da música ‘Cravo e Canela’ e que a gente ia falar de sabores, lincando com a alimentação na quarentena”, lembra Ilvio Amaral. “Foi legal receber este tema porque a gente adora comer e eu mais ainda. Então, pra gente falar de comida foi fácil. Eu e Ilvio propomos cenas no café, almoço, jantar e nos divertimos muito”, completa Canguçú. Os atores contam que gravaram em casa, com a ajuda do ator e amigo que estavam convivendo na quarentena, Lucas Barbosa.  Cenário e figurinos foram construídos com o auxílio dos diretores e a montagem foi feita pelos dois. “Ficamos um domingo todo gravando. Lucas chegou às 9h e já tínhamos preparado a luz, cenário, alimentos que usaríamos em cena, como salada, macarrão etc. Então, procuramos uma forma de fazer tudo com muito humor”, conta Ilvio. Ele completa que eles não acompanharam a edição e que não sabem ao certo o que o público vai assistir. “Fizemos muitos takes diferentes. Mostramos cenas em que um come muito,  outro pouquíssimo, um que engordou na quarentena e outro que emagreceu. Têm cenas também de uma terapia que eles fazem, como se fossem reclamar um do outro, pela comilança ou não comilança”, diz. 

 

Maurício Canguçú lembra que a relação com a comida é o ponto central da história. “Em cena, estamos participando de um almoço, Ilvio está muito magro, ele malha dentro de casa e eu que estou mais gordo, sempre estou dormindo ou comendo. E ele está sempre malhando e comendo pouco. É uma brincadeira com isso, da comilança e da malhação que aconteceram dentro de casa neste período da pandemia”. 

 

Os atores apostam na continuidade da websérie. “Ficamos muito felizes com o convite da Tatyana Rubim, do Medina e da Inês Peixoto. Já havíamos trabalhado junto com a Inês como atores , mas nunca tínhamos sido dirigidos por ela. É um projeto que boto muita fé e que se fizer todos os anos vai ser muito legal, pois tem gancho para continuar”, diz Ilvio. “Ficamos muito interessados no convite da Tatyana porque tudo que fala dessa pandemia e desse momento que estamos vivendo, nos interessa muito. Até mesmo porque estávamos presos dentro de casa naquele momento, então era muito importante para nós botar para fora essas loucuras. O processo foi gostoso e divertido. Comi muito (risos). Inesinha e Medina foram incríveis. A gente quer que seja uma série com continuidade, de tão gostoso que foi o processo”, completa Canguçú. 

 

 #Quarentemas

A websérie #Quarentemas tem direção geral de Inês Peixoto, premissas dramatúrgicas de Vinicius Calderoni, idealização e coordenação de produção de Tatyana Rubim, criadora do Teatro em Movimento, festival que há 19 anos promove a circulação de espetáculos teatrais por diversas cidades brasileiras. A equipe inclui também o cineasta Gilberto Scarpa (direção), Eder Santos e Barão Fonseca (montagem e finalização), o músico Tattá Spalla (trilha sonora), o cenógrafo e figurinista Marcio Medina (direção de arte). A websérie segue até o dia 21 de janeiro de 2021, sempre às quintas. Ao todo, serão vinte episódios inéditos, cada um estrelado por um ator, em um elenco majoritariamente mineiro. Os roteiros surgiram através de temas sugeridos aos atores para um processo criativo baseado no improviso. Toda a concepção do Teatro EmMov Digital foi idealizada com a consultoria em tecnologia de Zé Renato de Carvalho e especialistas em mídias digitais, além de seguir rigorosamente todas as normativas da OMS (Organização Mundial de Saúde) contra a contaminação pelo Covid-19. 

 

O projeto conta com os patrocínios da Cemig, Instituto Unimed-BH(através do incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores) e do Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.

 

Serviço:

#Quarentemas - 14o. episódio -“Sabor”, com Maurício Canguçú e Ilvio Amaral  

Quinta (10/12), às 20h, no Instagram @teatroemmovimento e 

youtube.com/teatroemmovimento

  

Informações para a imprensa: Luz Comunicação 

Jozane Faleiro - jozane@luzcomunicacao.com.br - 31 992046367