Instituto Mário Penna comemora 50 anos

1971 - Surgimento da Associação dos Amig
Marco Antonio Viana Leite - Diretor Pres

Marco Antonio Viana Leite (Diretor Presidente do Insituto Mario Penna 
foto: Augusto Cesar

Flávio Venturini - Crédito_ Anchell Foto

Flavio venturini
foto: Anchell Fotografia

Celebração virtual terá live com o cantor Flávio Venturini, transmitida do Estádio do Mineirão,  inauguração do Memorial Mário Penna e vídeo comemorativo, no dia 28 de junho

O Instituto Mário Penna comemora 50 anos com uma trajetória marcada pela incessante busca em salvar vidas e curar pacientes com câncer. Composto pelos Hospitais Mário Penna e Luxemburgo, Casa de Apoio Beatriz Ferraz, Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) e Núcleo de Especialidades Oncológicas (NEO), a instituição realiza mais de 260 mil atendimentos por ano, sendo provenientes de mais de 600 municípios de Minas Gerais. O tema desta comemoração de 50 anos é “Uma história de esperança” e, para celebrar a data, no dia 28 de junho, segunda-feira, às 17h, será realizada uma live com o cantor e compositor Flávio Venturini, diretamente do Mineirão, com transmissão via redes sociais do Instituto Mário Penna (Instagram e YouTube). Nesta data, também será inaugurado o “Memorial Mário Penna”, espaço dentro do Hospital Luxemburgo, onde a história da instituição será contada pelas paredes e totens interativos, com acesso a quem passar pelo local. Um vídeo comemorativo especial para a data também está na programação e também será divulgado nas redes sociais. O ECA - Espaço de Cultura e Arte é a responsável pela produção da live a do vídeo. 

Classificado pelo Ministério da Saúde como Centro de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (CACON), em 2020, o Instituto Mário Penna realizou 272 mil aplicações de radioterapia, 34 mil sessões de quimioterapia, 55 transplantes de medula óssea e quase 11 mil cirurgias. Além disso, está na linha de frente no combate à Covid-19 e, para isso, foram criados leitos de enfermaria e outros novos leitos de CTI, direcionados ao tratamento de pacientes com a doença.

“O momento, hoje, é de agradecimento. Principalmente, aos nossos colaboradores, que são essenciais para cada detalhe dessa história de sucesso. Não posso também deixar de agradecer a todos que fazem doação, aos parceiros e aos que, de alguma forma, contribuem para o crescimento do Instituto Mário Penna. Nós sempre estaremos à disposição da sociedade para atender os nossos pacientes da melhor forma”, ressalta Marco Antônio Viana Leite, Diretor-Presidente do Instituto Mário Penna. 

A história

A história do Instituto Mário Penna – que recebe esse nome em homenagem ao incansável médico que se tornou pioneiro do tratamento do câncer em Minas Gerais – começa em 1969, quando Célia Janotti tem a brilhante ideia de ajudar pacientes oncológicos que estavam em um abrigo localizado no bairro Santa Efigênia. Ela foi a inspiração para a obra de Mário Penna na luta contra o câncer.

Em 1971, nasceu a Associação dos Amigos do Hospital Mário Penna. O grupo conquistou diversas melhorias para os pacientes – sendo a principal delas a devolução da humanidade no tratamento de doentes terminais.

Hoje, 50 anos após o início dessa trajetória, o Instituto Mário Penna continua na luta contra o câncer. Com a ajuda de colaboradores, integrantes do corpo clínico, voluntários, doadores e parceiros, essa história que se iniciou no olhar cuidadoso de quem zela pelo próximo, continuará sendo escrita por muitos anos.

Repertório live Flávio Venturini

Para a apresentação da live comemorativa do Instituto Mário Penna, o cantor e compositor Flávio Venturini preparou um repertório que mescla canções clássicas de seu cancioneiro, assim com lançamentos recentes. O set list do show inclui Criaturas da Noite, Sol Interior, Até Outro Dia, Recomeçar, Lua De Marajó, O Céu de Quem Ama,  Besame, Pierrot, Clube 2, Nascente, Canção Da América, Amor De Indio, Caminho de Estrelas, Girassol, Espanhola, Céu de Santo Amaro, Noites com Sol, Todo Azul do Mar e Linda Juventude. 

A apresentação da live será comandada pela jornalista cultural Flávia Moreira. 

Serviço:

50 anos do Instituto Mário Penna - Live Flávio Venturini

Dia 28 de junho, segunda-feira, às 17h, acesso gratuito pelas redes sociais @institutomariopenna e canal https://www.youtube.com/InstitutoMarioPenna

 

Informações para a imprensa:

Luz comunicação - @luz.comunica

Jozane Faleiro - jozane@luzcomunicacao.com.br - 31 992046367