MARCO PAULO ROLLA LANÇA EXPOSIÇÃO “CAMA, MESA E ESCADA”,
NO MEMORIAL VALE
Cama, Mesa e Escada

Cama, Mesa e Escada

Foto: Thiago Reis

Cama, Mesa e Escada

Cama, Mesa e Escada

Foto: Thiago Reis

Cama, Mesa e Escada

Cama, Mesa e Escada

Foto: Thiago Reis

Cama, Mesa e Escada

Cama, Mesa e Escada

Foto: Thiago Reis

 

Público confere a mostra até 28 de fevereiro/2016 com obras inéditas e outras já exibidas em projeções, fotografias, objetos e esculturas. Performance e encontro com o artista também são algumas das atrações. A entrada é gratuita

 

Dentro das ações que marcam os cinco anos de implantação do Memorial Minas Gerais Vale, o espaço traz o artista Marco Paulo Rolla para lançar, em Minas, a exposição “Cama, mesa e escada”. O trabalho traz obras inéditas e outras já exibidas ocupando diversos espaços do museu. Entre outros, a mostra apresenta projeções, fotografias, objetos e esculturas desenhando um trajeto pelo trabalho do artista. Marco Paulo Rolla é pintor, desenhista e artista performático natural de São Domingos do Prata, interior do estado, mas com projeção em todo território nacional. A exposição fica em cartaz até 28 de fevereiro de 2016, com entrada gratuita. O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, 640 – Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias. 

 

O cotidiano e suas dimensões passageiras e quase inapreensíveis surgem nas obras que integram a exposição. “Talvez um desejo de estabelecer outras significações possíveis, que possam nos servir como trilhas para, no meio da vida ordinária, perceber novas singularidades, outros traços poéticos além de questões ligadas a experiência estética contemporânea e suas multiplicidades”, reflete o artista.

 

“Cama, mesa e escada” ocupa com projeções, fotografias, objetos e esculturas as duas galerias do museu, o Cyber, a sala Espetáculo Mineiro e a sala Panteão da Política Mineira.  Uma cuidadosa seleção de registros de performance e vídeos exibidos em programas regulares, assim como a recente série de fotografias “Tomografia dos pecados” e os vídeos “Homens de preto” integram a mostra, bem como performances e um encontro com o artista.

 

OBRAS E PERFORMANCES

Durante a exposição “Cama, mesa e escada” o artista mineiro Marco Paulo Rolla brinda o público com uma série de performances ao longo dos meses de dezembro/15, janeiro e fevereiro/16, em diversos espaços do Memorial Minas Gerais Vale. Confira abaixo a relação das obras e apresentações:

 

19 dez | 11h | Perfomance Uma Canção na Vitrola
Local: Sala Belo Horizonte 

 

16 jan | Performance Preenchendo o espaço

Local: Jardim do Memorial
13h30 às 16h30 – performance
17h às 18h – bate-papo


25 fev | 18h |  Performance Volumetrias

 

Sala Panteão da Política Mineira 

Tomografa dos Pecados: foto/performance (2015)

 

Cyber Lounge 

Homens de Preto: video/performance (2010/2015)

 

Escadaria 

Ataque barroco – Intervenção

Programa de vídeo

 

Galeria de exposição 1

Série "Promessas": gravura digital (2010)

Série "Promessas": cartas (2011)

Modelo Social: sapato e caixa acrílica (2006)

O Dorso do Corpo da Mulher: cartela de papelão, plástico e caixa acrílica (2006)

 

Galeria de exposição 2

"Cama, Mesa e Escada": vídeo com registro da performance (2010)

Pinturas: da série Objetos de Acúmulo Bagagem (2007)

Confortável: acrílica sobre tela (1998)

Série Esvaziamento do Cotidiano: "TV " (2013)

Esculturas: Tapete (1999), Pano de mesa – Vinho (2001), Ópera (2014), Pano de Chão (2001)

 

MOSTRA PERPLEXA

Paralela à exposição “Cama, Mesa e e Escada”, será realizada, também no Memorial Vale, nos dias 26 e 28/11, a Mostra Perplexa. O projeto – realizado desde 2010, com duas edições a cada semestre – é realizado pelo próprio Marco Paulo Rolla, também docente da Escola Guignard /UEMG. A proposta do artista é criar redes colaborativas e criativas entre alunos e artistas locais e internacionais, bem como formar artistas conscientes de todos os processos envolvidos na elaboração e execução dos projetos. Nesta edição serão apresentados trabalhos de Daniella Domingues, Dea Vieira, Gizele Rodrigues, Ian de Freitas Gavião, Isabella Souza, Johnathan Vieira, Luiz Carlos Oliveira Ferreira e Margo Assis. Ao final do segundo dia da mostra, os artistas irão participar de conversa aberta ao público, mediada por Rolla. O encontro do dia 26 será das 19h às 22h e, o dia 28/11, das 10h às 15h.

 

SERVIÇO

Lançamento da exposição “Cama, mesa e escada”, de Marco Paulo Rolla

Data: Até 28 de fevereiro 2016

Horário: de acordo com funcionamento do museu

Local: Diversos espaços do Memorial Minas Gerais Vale

 

Mostra Perplexa

Data/horários: 26/11, das 19h às 22h; e 28/11, das 10h às 15h

Local: Diversos espaços do Memorial Minas Gerais Vale

 

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

 

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.