Marcelo Rubens Paiva lança seu novo romance no Sempre Um Papo Itabira
foto: Rui Mendes
O escritor, dramaturgo e roteirista Marcelo Rubens Paiva é o convidado do Sempre Um Papo Itabira na próxima terça-feira, 30 de agosto. Na conversa, que acontece on-line com transmissão pelo YouTube e Facebook do projeto, o autor lança seu mais novo romance, “Do começo ao fim” (Companhia das Letras), no qual fala sobre a busca do primeiro amor. O bate-papo ocorre às 19h, sob a mediação do jornalista Afonso Borges.
O Sempre Um Papo Itabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Do Começo ao Fim
Escrito durante o período da pandemia, o livro conta a história de uma relação que é interrompida na juventude e retomada décadas depois. Uma das personagens é Lívia, que estudava engenharia na Unicamp. Vinha de uma família rica de Campinas e havia se inscrito num curso de francês na universidade para conseguir ler as revistas de moda. O narrador deste romance a conhece aí, no primeiro dia de aula, ambos com 18 anos.
A mãe de Lívia, Karen, era professora do Instituto de Estudos da Linguagem da mesma universidade. Ele vinha de São Paulo, morava numa república caindo aos pedaços e tinha uma rotina desregrada. Eram muito diferentes, mas nada os impediu de se apaixonar. O romance foi intenso, assombrado por medos difusos e muita inexperiência, até o dia em que Lívia o deixou.
Esse primeiro amor, no entanto, não foi esquecido. Anos depois, com a vida num marasmo, mergulhado na crise de sua masculinidade e dos cinquenta anos, o protagonista recebe uma carta, curta, formal, em que Lívia anuncia a morte da mãe. E isso pode mudar tudo. Entre memória, imaginação e realidade, ele tenta rever os seus erros e se prepara para o reencontro com as histórias do passado. Compre aqui o livro no site da editora.
Marcelo Rubens Paiva nasceu em São Paulo, em 1959, e é escritor, dramaturgo e jornalista. Estreou na literatura em 1982 com o romance “Feliz Ano Velho”, que logo se tornou um sucesso de vendas. No livro, de caráter autobiográfico, o autor narra como ele fraturou a quinta vértebra da coluna cervical e ficou tetraplégico aos 20 anos de idade.
Rubens tem dezenas de obras publicadas, incluindo “Blecaute”, “Ainda estou aqui”, "Crônicas para ler na escola" e “O orangotango marxista”, além de roteiros para o teatro como "As mentiras que os homens contam” e "A noite mais fria do ano". Sua obra é marcada pela ironia, irreverência e crítica social. Ganhou o prêmio da Associação Brasileira de Letras (ABL) pelo roteiro de “Malu de Bicicleta”, além de três prêmios Jabuti de Literatura.
Acompanhe Marcelo Rubens Paiva em suas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Sempre um Papo – 36 anos
Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.
Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.
Serviço:
Sempre Um Papo recebe Marcelo Rubens Paiva
Dia 30 de agosto, terça-feira, às 19h
Local: YouTube e Facebook do Sempre Um Papo
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa:
Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367