Foto: Walmir Monteiro

PROGRAMAÇÃO DE MAIO DO MEMORIAL VALE GARANTE LAZER GRATUITO PARA TODOS OS PÚBLICOS

 

Cardápio cultural traz desde o cinema e a música até palestras e exposições. Destaque para a 13ª Semana Nacional de Museus, com atividades especiais de 18 a 24 de maio

 

 

Cinema, música de vários estilos, oficinas recreativas, palestras, exposições e até um show de calouros garantem lazer diversificado e gratuito na programação de maio do Memorial Minas Gerais Vale. O destaque vai para a 13ª Semana Nacional de Museus, que traz atividades voltadas para o tema “Museus para uma sociedade sustentável”, de 18 a 24 de maio. O Memorial Minas Gerais Vale integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, fica nº 640 – Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias.

 

CINEMA

O auditório do museu exibe duas produções de Isabella Brandão no dia 2 (sábado), às 16h, dentro da Mostra Minas Patrimônio. Entre Rezas e Risos - Memórias de um Internato Feminino (2013) foi realizado em parceria com o diretor Lucas Paio e abordada os caminhos percorridos pelo primeiro colégio particular dedicado à educação feminina em Minas Gerais, o Colégio Providência, em Mariana. Já o filme Ouço Passos no Passadiço (2015), produzido juntamente com o diretor Leandro Wenceslau, trata do imaginário existente em torno da Casa da Glória, cartão postal da cidade de Diamantina. Os documentários serão exibidos gratuitamente no auditório do museu.

 

MÚSICA

Diversidade resume a programação musical deste mês de maio no Memorial Minas Gerais Vale. Um dos maiores talentos do violão brasileiro, Juarez Moreira tem apresentação solo garantida no dia 7 de maio (quinta-feira), às 19h. Sua trajetória na música instrumental inclui apresentações ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Egberto Gismonti, Ivan Lins, Milton Nascimento, Yamandu Costa, Naná Vasconcelos, Wagner Tiso, Toninho Horta, Maria Bethânia, Gal Costa, entre outros.

 

No dia 9 (sábado), às 16h, o cantor Helder Araújo lança o CD Ishta, que traz à tona momentos de sutileza e paz com um repertório de Raag – música clássica indiana. O artista compõe sob a influência indiana, árabe, rock e world music.

 

Encerrando a programação geral do mês, o grupo de música medieval “A Canção das Iluminuras” faz concerto no dia 31 (domingo), às 11h, do programa O Outono da Idade Média – inspirado no livro homônimo do historiador holandês Johan Huizinga. O repertório traz para a esfera musical a atmosfera da vida religiosa, urbana e das cortes dos séculos 15 e 16, descrita nesse clássico da historiografia. O grupo interpreta grandes obras da Escola Franco-Flamenga, muitas delas inéditas no Brasil. Um seminário que antecede o concerto será ministrado no dia 28 (quinta-feira), às 19h30, para discutir a importância da história da cultura como ferramenta para a compreensão da dinâmica da vida política, social e religiosa no período situado entre os séculos 15 e 16, como uma contribuição ao entendimento do dualismo “medieval/renascentista” presente nessa época.

 

EXPOSIÇÕES

Sob a curadoria de Tibério Franca o Café do Memorial recebe a exposição fotográfica “De pai pra filha - Fotografias de Ilana Lansky”, com lançamento no dia 6 de maio (quarta-feira). A exposição apresenta um recorte no universo de interesse da fotógrafa, apresentando imagens de sua infância em Israel, onde nasceu, reportagens jornalísticas, coberturas sociais e pesquisas autorais com fotografias pintadas à mão, a exemplo dos fotógrafos do início do século passado.

 

Encerrando a temporada de exposições dos Jovens Artistas Mineiros – edital 2014-2015, “Fachada”, de C.L. Salvaro, e “Célula/vaga”, de Daniella Domingues, reabrem as salas de exposições temporárias de 6 de maio a 2 de agosto. C.L. Salvaro, com “Fachada”, aborda os territórios e as espacialidades relacionando as tramas da memória, o patrimônio cultural e as ressignificação típicas do tempo presente. Com uma instalação site-specific, o artista recria a fachada do Memorial Minas Gerais Vale e a relaciona com o atual prédio da Secretaria de Estado da Fazenda. Já Daniella Domingues, com “Célula/vaga”, cria um dispositivo que aparece em vídeo, desenhos e diagramas para refletir as questões típicas do urbano em torno das dualidades mobilidade-repouso, veículo-estacionamento. O dispositivo proposto pela artista abre outras possibilidades de ocupar, com novos sentidos e usos, o estacionamento, revelando com isto as dualidades, os paradoxos e tensões entre espaços ocupados e vazios.

 

PALESTRAS E LITERATURA

No dia 5 (terça-feira), das 8h30 às 17h, o Memorial Minas Gerais Vale recebe a 2ª edição do Ciclo Internacional de Palestras Cluster – Cidade, Design e Inovação. Sob o tema “Pesquisa e Educação”, o encontro discute que papel pode ter o design no sistema educacional em um futuro próximo. As disciplinas 'projetuais', em especial, são ferramentas motivacionais úteis para fornecer aos alunos um método para confrontar e lidar com o mundo real.

 

Para abordar o assunto estarão presentes nomes como Laura Milani (Itália), Lotte Stenlev (Dinamarca), Márcia Naves (Belo Horizonte), Fábio Campos (Rio de Janeiro) e Ronaldo Martins (Brasília). Interessados já podem se inscrever gratuitamente pelo projetocluster.br@gmail.com .

 

Já no campo da literatura, a professora e poeta Adri Aleixo e o estudante de letras, João Gabriel Furbino participam de nova edição do Sarau do Memorial. No dia 23 de maio (sábado), a Casa da Ópera recebe Adri Aleixo com a apresentação inédita da performance “Pés”. Um corte especial de sua obra mostra seus poemas telúricos e exíguos: uma espécie de metafísica ancorada em elementos da natureza.

 

O título da apresentação de João Gabriel Furbino é o mesmo de seu primeiro livro: “No meio da rua”. O poeta reúne poemas inéditos e monólogos instigantes, subversivos e enternecedores. "Lugar de escrever poesia é no próprio corpo – e com a navalha bem afiada”, anuncia o autor, em um de seus versos. Suas palavras são como navalhas afiadas, usadas no meio da rua, no meio da cidade.

 

INFANTIL

Além do próprio acervo do Memorial Minas Gerais Vale, o projeto “Eu, criança, no Museu!”, prepara um show de calouros especial para crianças de todas as idades. Interessados devem se inscrever previamente pelo telefone (31) 3343-7317. A diversão fica garantida no dia 3 (domingo), às 11h, no auditório do museu.

 

Também no fim de semana, aos sábados, o Memorial Vale traz o “Experiências no Memorial”. O projeto utiliza-se do acervo do espaço para promover ações que viabilizem diálogos e aprendizagem de forma criativa e inovadora, com visitas mediadas ao longo de todo o dia.

 

 

13ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Entre os dias 18 e 24 de maio, o Memorial Minas Gerais Vale prepara atividades especiais para a 13ª Semana de Museus. Esse é o período em que museus e outras instituições culturais de todo o País promovem, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus Ibram/Ministério da Cultura, eventos em torno de um mesmo tema: Museus para uma sociedade sustentável.

 

O Memorial Vale oferece oficinas recreativas, que estão com inscrições abertas pelo telefone (31) 3343-7317. Confira:

 

- Oficina: Pintando etnias, por Ernst Clauss e Leopoldo Maia

Aproximação a diferentes manifestações culturais de algumas nações indígenas, por meio de representações gráficas, explorando formas, fluidez e cores.

Data: 19/05 e 20/05, das 13h30 às 15h

Faixa etária: 9 a 12 anos

 

- Oficina: Silêncio, ruído e memória: a fazenda e os sons de seus objetos, por Ernst Clauss, Smally Rodrigues e Juliana Silva

Ressignificação de objetos ordinários utilizados no nosso dia a dia, advindos do cotidiano das fazendas, para a criação de instrumentos musicais alternativos.

Data: 22/05, das 13h30 às 15h

Faixa etária: 9 a 12 anos

SERVIÇO

Programação de maio do Memorial Minas Gerais Vale

Todas as atividades são gratuitas.

 

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale  

http://www.youtube.com/memorialvale

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA _________________________________________________________

 

Luz Comunicação

Atendimento: Letícia Bessa – (31) 9793-2491

assessoria@jozanefaleiro.com

 

Coordenação: Jozane Faleiro – (31) 3567-6714 - 8828-0906 - 9204-6367

contato@jozanefaleiro.com

 

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Leandro Grandi – (31) 3916-2025 e 8486-2818

leandro.grandi@vale.com