Luiz Ruffato lança “O Verão Tardio” no Sempre Um Papo 

Luiz Ruffato. Foto de Fernando Rabelo.JP

O escritor Luiz Ruffato, uma das vozes mais proeminentes da literatura brasileira contemporânea é o convidado do Sempre Um Papo para o debate e o lançamento de seu sexto romance “O Verão Tardio” (Cia das Letras). Trata-se de uma narrativa poderosa sobre um homem e suas tentativas de reatar os fios do passado. Uma jornada às bordas de um Brasil cindido, em que o diálogo não parece mais possível. O evento será no dia 14  de maio, terça-feira, às 19h30, no auditório da Cemig, em Belo Horizonte. 

 

O romance aborda uma história de inadequação. Depois de mais de vinte anos, Oséias, um homem abandonado por mulher e filho, decide regressar a sua cidade-natal, Cataguases, em Minas Gerais. Durante seis dias, seguimos passo a passo suas andanças, visitas a familiares, encontros com velhos personagens locais. A sombra do suicídio de uma de suas irmãs, Lígia, e a comunicação falha com praticamente todos a sua volta acompanham suas tentativas de reatar os fios do passado. Em meio a um Brasil que parece ir do projeto à ruína a todo momento, O Verão Tardio propõe uma reflexão sobre uma sociedade em que as classes sociais romperam completamente o diálogo e, como afirma um de seus personagens, se tornaram “planetas errantes” prontos para entrarem em rota de colisão e se destruírem.

 

Ruffato nasceu na cidade de Cataguases, Minas Gerais, em 1961. Ganhou destaque no cenário literário com o lançamento de Eles Eram Muitos Cavalos. É autor também da pentalogia Inferno Provisório (hoje disponível em volume único), que aborda de maneira contundente a história do operariado brasileiro no período de 1950 a 2002, num debate da realidade social marcado por experimentalismos literários.

 

O Verão Tardio - Cia das Letras - 240 páginas -  R$ 49,90.

 

Sempre Um Papo com Luiz Ruffato

Dia 14 de maio, terça-feira, às 19h30, no auditório da Cemig - Rua Alvarenga Peixoto, 1200, Santo Agostinho/BH. Entrada gratuita

Informações: 31 32611501 - www.sempreumpapo.com.br

 

 

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro - jozane@sempreumpapo.com.br / 31 99204-6367