Sempre um Papo recebe Lucas Figueiredo

FIGUEIREDO,_Lucas_©_Pablo_Saborido_01.jp

O Sempre Um Papo recebe o escritor Lucas Figueiredo para o debate e o lançamento do livro “O Tiradentes - Uma biografia de Joaquim José da Silva Xavier” (Cia das Letras), no dia 20 de setembro, quinta-feira, às 19h30, no auditório da Cemig, em Belo Horizonte. O evento contará com a participação especial do Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Ângelo  Oswaldo de Araújo Santos. 

 

Apropriada para os mais diferentes fins desde o começo do período republicano, a figura de Tiradentes adquiriu o status de mito, mas curiosamente não havia ainda uma narrativa histórica que tivesse por centro a sua vida. Uma das causas dessa ausência é sem dúvida a parca documentação disponível sobre o "mártir da Inconfidência”. É de grande dimensão o resultado obtido por Lucas Figueiredo: com recurso a uma pesquisa abrangente em acervos nacionais e estrangeiros, e às descobertas mais recentes da historiografia, o autor reconstitui a trajetória do alferes, desde a sua experiência familiar, os anos de juventude, quando foi mascate, o trabalho no baixo escalão dos oficiais -, enfrentando as engrenagens da burocracia estatal -, o ofício paralelo de tratar (e tirar) dentes, até seu envolvimento na Conjuração Mineira. 

 

Em paralelo, descortina-se um retrato vívido das Minas Gerais e do Rio de Janeiro do século XVIII: seus personagens, acontecimentos, e a circulação dos ideais revolucionários. Deixando para trás as especulações e os relatos fabricados, e unindo verve literária e rigor histórico, este livro é um trabalho ímpar de investigação, que dá a Tira-dentes a dimensão humana apagada na formação de sua história.

 

“Lucas Figueiredo conseguiu uma proeza nesta biografia de Tiradentes. Com base em vestígios por vezes esparsos e fugidios — relatórios secretos, cartas, inventários, processos judiciais e relatos de época —, montou um meticuloso quebra-cabeça histórico. Criativo e ao mesmo tempo crítico no trato com as fontes primárias e bibliográficas, sem deixar que o recurso da fantasia substituísse por uma única linha o necessário rigor da pesquisa, oferece agora ao leitor um livro magistral. Uma narrativa fluida e elegante. Uma trama bem urdida, que nos transporta no tempo e impressiona, sobretudo, pela capacidade de extrair de minúcias, fiapos de antigalhas e episódios remotos um renovado e excitante colorido.” - Lira Neto

 

Lucas Figueiredo, jornalista e escritor, nasceu em Belo Horizonte em 1968. Recebeu três prêmios Esso, dois Vladimir Herzog e um Jabuti. Foi repórter da Folha de S.Paulo e colaborador da rádio BBC de Londres. Também atuou como pesquisador da Comissão Nacional da Verdade e consultor da Unesco. É autor dos livros-reportagem Morcegos negros e Ministério do silêncio, entre outros.

 

Serviço: Lucas Figueiredo no Sempre Um Papo

 Dia 20 de setembro, quinta-feira, às 19h30, no auditório da Cemig - Rua Alvarenga Peixoto, 1200, Santo Agostinho/BH. Entrada gratuita

Informações: 31 32611501 - www.sempreumpapo.com.br

 

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro - jozane@sempreumpapo.com.br - 31 35676714 - 992046367