KAROL CONKA NO MEMORIAL VALE

A rapper Karol Conka, uma das vozes mais engajadas da música pop brasileira, reconhecida por exaltar a força da mulher na sociedade, em especial da mulher negra, e indicada pela prestigiada revista Rolling Stone, em sua edição norte-americana, como uma das artistas que o mundo precisa ouvir, falará sobre sua trajetória artística em um vídeo gravado exclusivamente para o Memorial Vale. A exibição será dia 5 de setembro, próximo sábado, às 15 horas, nos canais do #MemorialValeEmCasa.

 

O evento faz parte do programa Diversidade Periférica que, com a curadoria de Patrícia Alencar, traz para o Memorial Vale uma programação artística-cultural com conteúdos que mergulham na trajetória ancestral que atravessa os becos e as vielas do espaço de saber chamado Favela, e também das comunidades de periferia de Belo Horizonte e vizinhanças.

 

Trajetória de Karol Conka

O ano de 2013 consolidou o nome de Karol Conka na música brasileira. Apresentada como promessa desde os primeiros shows, foi neste ano que sua música atingiu o grande público brasileiro e deu seus primeiros passos rumo a outros países. Em 2013, por exemplo, a rapper curitibana faturou o Prêmio Multishow (um dos mais importantes do país) na categoria Artista Revelação. Pouco tempo depois, o prestigiado grupo português Buraka Som Sistema convidou Karol para emprestar suas rimas à faixa "Bota", música que embalou campanha publicitária da Adidas, exibida nos cinco continentes e que foi eleita a segunda melhor música da Copa do Mundo FIFA 2014 pela aclamada Billboard. Além do mais, sua faixa "Boa Noite" foi escolhida para fazer parte da trilha sonora do mundialmente famoso game Fifa 14. A mesma música foi tocada no Sun Life Stadium, em Miami, no intervalo da partida entre a seleção brasileira e Honduras, no mês de novembro. Para fechar o ano, Karol embalou uma multidão de 30 mil pessoas nas ruas de Curitiba em uma apresentação memorável na Virada Cultural da capital paranaense.

 

Foi também em 2013 que a parceria com o amigo e produtor Boss in Drama rendeu o single "Toda Doida", faixa tocada incessantemente em pistas das mais variadas casas noturnas do país. A música ganhou ainda um divertido clipe, gravado no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, com a participação do Bonde das Bonecas e o Bonde do Passinho. A música foi eleita como uma das dez melhores do ano pela revista Rolling Stone. Essas foram algumas das conquistas que vieram após o lançamento do álbum "Batuk Freak". Disponibilizado para download em abril, o disco se espalhou rapidamente pelas redes sociais alcançando 22 mil downloads apenas na primeira semana. O número só aumentou - amparado por outros links, sites e posts que divulgaram o trabalho. Isso talvez explique a quantidade de pessoas cantando junto em praticamente todas as faixas em shows animadíssimos no extremo norte ou no extremo sul do Brasil. O disco apareceu em diversas listas elaboradas por críticos, jornalistas e blogueiros entre os melhores lançamentos do ano.

 

Já em 2014, a cantora deu seus primeiros passos fora do Brasil. Além de ser convidada da dupla N.A.S.A. para um show em Tóquio, no Japão, ela fez sua primeira turnê na Europa, onde recebeu destaques e elogios da imprensa em veículos como Le Monde, Liberation, Canal+, entre outros, sendo também a primeira artista a cantar em português na tradicional rádio britânica BBC 1. No mesmo período, a prestigiada revista Rolling Stone, em sua edição norte-americana, indicou Karol como uma das artistas que o mundo precisa ouvir. Pouco depois, a revista norte-americana Time também indicou a cantora. Em junho, a curitibana retornou para uma grande turnê de verão no Velho Continente, passando pela Alemanha,França, Suécia e Suíça, com destaque para a apresentação no Fusion Festival onde cantou

para 70 mil pessoas na cidade alemã de Larz. Em agosto deste ano, Karol passa a ser representada pelo selo Buuum, assinado pela Skol Music e sob o comando do produtor Zegon. Como uma das primeiras atividades no novo selo, Karol embarca novamente rumo à Europa, não só para apresentações em Paris,

algumas cidades francesas e suíças, mas também para gravar seu novo single, Tombei, em parceria com o Tropkillaz. Lançado em um show ao vivo pela internet em dezembro de 2014, o single já ultrapassa os 458 mil plays no Soundcloud, figura na programação das principais rádios do país, foi indicado pela edição nacional da revista RollingStone como uma das 15 melhores canções de rap do ano e levou o Prêmio Multishow de Nova Canção pelo júri especializado.

 

2015 foi ano de estrada. Em janeiro uma turnê pela Austrália, que contou com uma noite sold out no Aurora Club, em Sydney, e com uma passagem marcante pelo Sydney Festival, abrindo o show de Seu Jorge e embalando 40 mil pessoas ao som de suas batidas. De volta ao Brasil, a música de Karol Conka segue a ecoar pela voz de seu público em shows e festivais de norte a sul do país, como Tomorrowland Brasil, Bananada Festival (Goiania), Festival do Cerrado, entre inúmeros outros. No final de novembro a artista seguiu para mais apresentações na Europa, passando pelo Vodafone Mexe Fest em Lisboa e por um show marcante em Dublin. No início de dezembro Karol presenteou seu público com um novo single: “É o Poder”, produzido em parceria com o duo Tropkillaz e lançado pelo selo Buuum Trax, da Skol Music,

que em apenas 13 dias ultrapassa os 55 mil plays no SoundCloud e tornou-se um dos 50 virais do ano na maior rede de streaming de música do mundo, o Spotify.

 

Em 2016 a agenda de Karol Conka continua concorrida. Para o primeiro trimestre já podemos aguardar o clipe de “É o Poder”, além do lançamento de seu novo disco. Batuk Freak. O disco "Batuk Freak" é uma saudável mistura entre samples e instrumentação orgânica com batidas digitais ultra-dançantes, impressionando pelo domínio da matriz afro-brasileira. Essa mistura, proveniente de intensa pesquisa musical, é obra também do produtor do álbum, o beatmaker Nave. Mesmo para quem já conhece algumas das músicas e/ou já viu seus shows, a presença de Karol no trabalho impressiona.

 

Tombei

Lançado em Dezembro de 2014 Tombei foi o primeiro single de Karol Conka assinado pelo selo Buuum, da Skol Music. A música apresenta sonoridades que passeiam entre o trap e a bass music. Foi produzida pelo duo Tropkillaz (Zegon e Andre Laudz), com quem Karol já havia trabalhado em seu hit “Boa Noite”. Concebido entre as conexões Brasil / Europa / Japão, Tombei conta com produção adicional de David “Marroquino” Corcos, também responsável pela mixagem da gravação. No verdadeiro estilo Twerk, com beats de 100bpms feitos para a pista de dança, Tombei mostra bem a pegada frenética da rotina de Karol. A letra, escrita pela rapper, inspira-se em sua força feminina. O single ganhou um making of gravado em diversas locações de Paris, como a Passarela Simone-de-Beauvoir, o mercado africano Chateau Rouge, a Rue de l’Université, que já foi cenário de filmes como Paris Je t’aime, entre outros pedacinhos especiais da capital francesa. Além, claro, de acompanhar os shows da Karol, passando por Paris, Lyon, Marselle, Suíça e mostrar a gravação no estúdio du Regard, em Alfortville.

 

TOMBEI | VIDEOCLIPE

O videoclipe do single “Tombei” foi sucesso absoluto de público e crítica, ultrapassando 3.5 milhões de visualizações no YouTube. “Karol Conka, uma das principais expoentes do rap nacional, uniu-se à internacionalmente consagrada dupla de produtores Tropkillaz para um single que promete chacoalhar as pistas de dança. Quer mais? O vídeo do hit tem direção assinada por ninguém menos que Konrad Dantas, da produtora Kondzilla, responsável por alguns dos maiores videoclipes brasileiros dos últimos anos. A colaboração entre artistas de universos diferentes pode soar estranho a princípio, porém, a mistura entre estilos é exatamente a proposta do selo Buuum, que em pouco tempo de existência já vem quebrando algumas barreiras da música. Tombei representa isso tudo e mais um pouco. Karol explica que o nome da música veio do termo “tombei”, usado por seus amigos gays para descrever a ação de se posicionar acima de qualquer situação. Para Karol, significa um grito de poder à cultura negra brasileira e, claro, às mulheres em geral - que arrasam e “tombam” mesmo. A atitude marcante e o ritmo divertido de "Tombei" ficam ainda mais destacados uma vez que acompanhados das imagens. O processo de criação do vídeo envolveu a escolha de um elenco eclético, mais de 20 looks produzidos pelos stylists Anna Boogie e Rodrigo Polack, e um lugar único. O resultado é uma “loucura visual”, como descreve o diretor: “a combinação de cores e performances nos transporta para um cenário incrível. É uma grande

festa aos olhos”. Entre brinquedos como carrossel, roda-gigante e carrinhos de choque, Karol protagoniza um verdadeiro show no parque de diversões. A energia da música em contato com as cores vibrantes transformam a confusão em uma experiência surpreendente. É como se o próprio expectador estivesse em uma montanha russa, saltando de cenas excêntricas e malucas para takes pra lá de sensuais com a rapper - deixando evidente a influência do Tropkillaz, famoso por inspirar twerks mundo afora. Konrad declara que o vídeo foi bem sucedido ao expor a diversidade acima de tudo. Mostrando que, independente do estilo, qualquer um pode “tombar” também”.

 

É O PODER

“Quem foi que disse que isso aqui não era pra mim se equivocou, fui eu que criei, escolhi, vivi, me descobri e agora aqui estou”. É assim que Karol Conka abre novos caminhos e dá o tom de seu novo single, “É o Poder”. Após o sucesso de “Tombei” - que virou hit das pistas, ganhou clipe em parceria com o Kondzilla e rendeu um Prêmio Multishow de Nova Canção -, a rapper retorna com novas influências e sonoridades em mais um lançamento pela Skol Music. “Com o novo single eu queria vir com um tema diferente do que eu já havia lançado. Foi um processo de criação interessante, nesse tema senti a necessidade de falar de algo mais sério, mas sem fugir do jeito Karol Conka de ser”, explica ela, que, além da temática, resolveu

arriscar também na hora de escolher novos elementos sonoros. “Escutei muito dancehall/reggae, rap atual e um pouco de house, de tudo um pouco pra me inspirar e compor, além de contar com os parceiros Duani e o Doncesão na composiçao e arranjo da letra. Esse single tem muito a ver com o que estamos vivendo hoje, o poder é o mundo de quem faz. Se você não correr atrás do que você quer, você não tem o mundo”, completa. Assim como em “Tombei”, “É o Poder” repete a parceria de Karol com o Tropkillaz. “Gosto muito de trabalhar com eles, porque o Zegon e o Laudz sempre me trazem várias opções de beats e isso abre possibilidades de explorar vários temas. Prefiro trabalhar em cima da batida, porque assim não fico dependendo do instrumental. Existem elementos dos beatsque me trazem um certo sentimento, aí eu escrevo sobre isso. O legal da parceria também é que depois que eu mostro a letra pronta eles acabam transformando a batida de acordo com isso, é sempre uma surpresa”, afirma Karol. O single “É o Poder” foi mixado e masterizado por Frank “El Medico” Rodriguez, que vem trabalhando constantemente com o Major Lazer, Diplo, Buraka Som Sistema e Tropkillaz, e prenuncia a chegada do novo disco de Karol, que será lançado em 2016 pela Skol Music com direção artística de Zegon, do selo Buuum.

 

LINKS

·        iTunes: https://itunes.apple.com/br/artist/karol-Conka/id451086574

·        Batuk Freak Ao Vivo | Estúdio Som Livre: https://www.youtube.com/watch?v=Pox77Du7vsI

·        Single Tombei: https://soundcloud.com/buuumtrax/karol-Conka-vs-tropkillaz-tombei

·        Clipe Tombei: https://youtu.be/SdYXMyJEKZs

·        Single É o Poder: https://soundcloud.com/buuumtrax/karol-Conka-e-o-poder-prod-tropkillaz

 

ENDEREÇOS WEB

·        Site: www.karolConka.com.br

·        Facebook: https://www.facebook.com/karolConka

·        Instagram: http://instagram.com/karolConka

·        Twitter: https://twitter.com/KarolConka

 

 

Memorial Vale na web:

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale 

https://www.instagram.com/memorial.vale 

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

 

Hashtags usadas nas postagens do Memorial Vale na quarentena:

#MemorialValeEmCasa

#MuseumsAndChill

#MemorialValeNosUne

#ValePatrocina

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

________________________________________________

Luz Comunicação - www.luzcomunicacao.com.br

Coordenação: Jozane Faleiro – 31 3567-6714 | 9.9204-6367 jozane@luzcomunicacao.com.br

Atendimento: Janine Horta – 31 9.71448232 - imprensa@luzcomunicacao.com.br

 

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Ludymilla Sá 31 - 3916-2027 |

Ludymilla.desa@vale.com