Sempre um Papo recebe Frei Betto

foto: Jackscon Romaneli

Frei Betto, autor de mais de 60 livros, que transita com igual desenvoltura pela ficção e pela não ficção, assim como pela literatura infantil e juvenil é o convidado do Sempre Um Papo para o debate e o lançamento de dois livros “Minha avó e seus mistérios” (Rocco) e “O Marxismo Ainda é Útil” (Cortez). O evento será no dia 2 de outubro, quarta-feira, às 19h30, na sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, com entrada gratuita. 

 

 

Minha avó e seus mistérios

Em “Minha Avó e Seus Mistérios”, Frei Betto move-se simultaneamente pelo campo da ficção e da não ficção, pois, ao evocar as lições de vida de sua avó Maria Zina – uma vovó de verdade, de carne e osso –, ele o faz com um lirismo especial, com toques de realismo fantástico. Isso faz com que o livro possa ser lido em dois registros diferentes: como uma obra de entretenimento, a louvação do neto à avó amada, ou como um manual do bem-viver, já que os conselhos de Dona Maria Zina são tão originais quanto úteis e valiosos, muito embora sejam frequentemente temperados com um humor todo especial. Uma leitura tão encantadora quanto comovente, tanto para netos quanto para avós, e para filhos e pais também, e irmãos, primos, tios e sobrinhos... Para toda a família. 

 

"O Marxismo Ainda é Útil" 

Neste livro, Frei Betto faz uma introdução à análise marxista da sociedade e foi escrito em linguagem popular. Em tempos de obscurantismo, é preciso se contrapor àqueles que cometem o grave erro de associar capitalismo e democracia. A análise de Marx comprova que o capitalismo é intrinsecamente nocivo à espécie humana. Mas o socialismo não fracassou? Ora, não é pelo fato de a Igreja ter promovido a Inquisição que devemos descartar a proposta de Jesus. O livro analisa também a queda do Muro de Berlim (1989) e os impasses e perspectivas do socialismo. A pertinência da análise de Marx é, hoje, comprovada pela financeirização da economia, a tensão bélica e a reificação do 

ser humano pelo fetiche da mercadoria. Como frisa a sabedoria africana, até agora escutamos a versão do caçador. Chegou a hora de dar voz ao leão.

 

 

Serviço:

Sempre Um Papo com Frei Betto

Dia 2 de outubro, quarta-feira, às 19h30, na sala Juvenal Dias do Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena 1537, Centro/BH. Entrada gratuita.

Informações: 31 32611501 - www.sempreumpapo.com.br

 

 

 

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro - jozane@sempreumpapo.com.br - 31 992046367