Festival Ocupa+ leva arte e cultura para a Lagoa do Morro Alto com atrações para toda a família
No próximo domingo, 18 de agosto, a cidade de Vespasiano se prepara para receber um dia de arte, cultura e criatividade com o Festival Ocupa+. O evento gratuito, que acontecerá na Lagoa do Morro Alto das 9h às 15h, promete uma programação diversificada para todas as idades com exposição, oficinas, música, dança, grafite, piquenique literário, contação de histórias e muito mais. O Festival Ocupa+ é uma iniciativa que busca estimular a qualidade de vida por meio da arte, incentivando a troca de saberes e comunicação entre gerações através de diferentes formas de expressões artísticas. O evento conta com diversos artistas locais na programação.
“Estamos muito felizes em trazer o Festival Ocupa+ para Vespasiano celebrando a diversidade cultural e criando espaços de convívio e interação através da arte e da cultura. Nesta edição, o projeto está contemplando 3 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte: Lagoa Santa, Vespasiano e Pedro Leopoldo, buscando promover a saúde física e mental, além de vivências artísticas e culturais como fonte de socialização”, explica Flávia Vianna, coordenadora geral do projeto.
O Ocupa+ é viabilizado pela lei federal de incentivo à cultura, tem patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da doação de pessoas físicas, e é realizado pela Vianna Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução.
Manhã de arte e cultura
Na abertura do Festival, a partir das 9h, o público será recebido com a exposição "Relicário: Gestos que Encantam", que celebra a autonomia e a criatividade dos participantes das oficinas de artes visuais do projeto Ocupa+. Às 9h30, Bráulio Soares conduzirá uma Oficina de Capoeira Adaptada onde, através de uma aula divertida e acessível, serão ensinados movimentos de capoeira adaptados para todas as pessoas.
No mesmo horário começa a atividade "Território Lúndico" voltada para o público infantil. Esta ação vai proporcionar vivências lúdicas e criativas a partir de um repertório de brincadeiras da cultura brasileira.
A programação matinal continua com a Oficina de Reciclagem, às 10h, e a Oficina de Dobradura, explorando a natureza com papel, às 10h30. Ainda pela manhã, o público poderá conferir o Sarau de Poesias com Artistas Surdos, marcado para às 10h. Lhay Mendes, jovem surda e exploradora do mundo; Ludmilla Azevedo, jovem surda e bailarina; e Edméia Cupertino, mulher preta e surda, todas moradoras de Vespasiano, se reúnem para um momento sensível, potente e muito poético.
Para os amantes da literatura, o Piquenique Literário, com contação de histórias e oficina de pinturas, será um momento de encantamento às 11h. No Piquenique Literário, enredos e suas personagens ganham vida na voz da contadora de histórias Alessandra Visentin.
Tarde de música, dança e grafite
A tarde começa com um show de Junior Vlasack e Jair Amaral, às 12h, que prestarão uma homenagem aos grandes sucessos do pop e da MPB. Em seguida, às 12h30, o grupo de Dança Urbana do bairro do Morro Alto promete contagiar a todos com sua energia e talento. Coordenado por Joaice Dom, o grupo reúne dançarinos que são jovens atendidos pelo programa Fica Vivo.
Enquanto isso, Evandro Alves e Piero Bagnariol realizarão uma pintura ao vivo com técnicas de grafite, e às 12h50, a Banda Neutrox, com sua seleção de sucessos da "música brega", garantirá a animação do público.
Encontro de gerações e celebração a Cultura Hip-Hop
A tarde segue com a apresentação de Marcelo Fonseca e Murilo Fonseca, às 13h30. Pai e filho celebrarão a beleza do violino e do acordeon em um encontro musical. Às 14h30, Gabriel Lucas, Yuri Alves e Edgar Ferreira conduzirão uma Oficina de História em Quadrinhos, explorando a fauna do cerrado.
Para encerrar o festival em grande estilo, às 14h10 o coletivo Lombra na Lapa apresentará uma Batalha de MC’s trazendo a vibrante cultura Hip-Hop para o palco da Lagoa do Morro Alto. Lombra na Laga é um coletivo cultural que há mais de 10 anos atua na região de Vespasiano trazendo a cultura Hip-Hop para a periferia, gerando oportunidades para os jovens artistas, e ajudando na formação de Mc's, DJ's, Bboys e Grafiteiros.
INSTITUTO UNIMED-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Serviço
Festival Ocupa+ Vespasiano
Local: Lagoa do Morro Alto
Cidade: Vespasiano | MG
Data: 18 de agosto, domingo
Horário: 9h às 15h
GRATUITO
ASSESSORIA DE IMPRENSA - Luz Comunicação - @luz.comunica
Atendimento: Wandra Araújo - imprensa@luzcomunicacao.com.br – 31-99964-5007
Coordenação: Jozane Faleiro - jozane@luzcomunicacao.com.br – 31-99204-6367
Confira a programação completa
9h – Abertura
9h15 – Exposição RELICÁRIO
A mostra expositiva “Relicário: Gestos que encatam” reúne obras que celebram a autonomia e a capacidade de criar dos participantes das oficinas de artes visuais realizadas pelo projeto Ocupa+ edição Encantaria. Durante o evento, os participantes poderão ainda viver a experiência da construção do painel de lambe que apresenta as obras realizadas nas oficinas. @d.niquearte
9h30 – Oficina de Capoeira Adaptada com Bráulio Soares
Braulio Soares reúne em uma aula muito divertida e acessível, movimentos de capoeira adaptado para todas as pessoas. @braulio_soaresp
9h30 - Território Lúndico
Vivências lúdicas e criativas a partir do repertório de brincadeiras da cultura brasileira conectada aos principais acontecimentos e personalidades da história natural, arqueológica e artística regional. @danydhen @christinneottoni
10h00 – Oficina de Reciclagem
Oficina de arte em reciclado para todas as idades. Serão utilizados suportes inusitados para a construção de artesanatos que incentivam e valorizam novas ideias e novos usos.
10h30 – Sarau de Poesias com Artistas Surdos
Lhay Mendes, jovem surda e exploradora do mundo; Ludmilla Azevedo, jovem surda e bailarina; e Edméia Cupertino, mulher preta e surda, todas moradoras de Vespasiano, se reúnem para um momento sensível, potente e muito poético.
10h30 – Oficina de Dobradura
Explorando a Natureza com Papel - Nesta oficina, conduzida pela artista e arte-educadora Dominique Correia, adultos, crianças e idosos serão guiados em uma experiência artística, aprender a criar dobraduras com papel e descobrir onde a criatividade e a natureza se encontram, em um diálogo com o ambiente que estamos inseridos. @d.niquearte
11h0 – Piquenique Literário | Contação de Histórias
As histórias e suas personagens ganham vida na voz da contadora de histórias Alessandra Visentin, que idealizou em 2014 o Piquenique Literário. Alessandra participa de sessões de contação de histórias, sempre acompanhada de seu fiel escudeiro João de Ana, músico talentoso que de maneira lúdica e interativa promove a integração dos participantes. Enquanto a contação de histórias acontece, Camila Rajão, residente de Pedro Leopoldo e entusiasta da cultura da primeira infância dentre outras culturas e fazeres, conduzirá uma oficina de pinturas. @piqueniqueliterariols
12h00 – Junior Vlasack e Jair Amaral (voz e violão)
Junior Vlasack é produtor cultural, criador e apoiador de vários projetos na cidade de Vespasiano, como o Coletivo Sondarte, Voz e Vento, Bloco Dó Ré Mix e Lagoa Alternativa (Co- Produção). Cantor lírico e popular, convida Jair Amaral, músico com grande experiência e atuação na cidade para uma homenagem aos grandes sucessos do pop e MPB de todos os tempos!
12h30 - Break
Coordenado pelo dançarino Joaice Dom, o grupo de Dança Urbana do bairro do Morro Algo, em Vespasiano, reúne dançarinos que são jovens atendidos pelo programa Fica Vivo. O grupo atua com apresentações, competições de Dança em festivais, batalhas e com o ensino de Danças Urbanas. @impactodom
12h30 - Intervenção Grafite e Oficina de Grafite
Evandro Alves e Piero Bagnariol realizam uma pintura ao vivo com técnicas de graffiti sobre o tema arqueologia no cerrado. A tela será sorteada ao final do evento. Yuri Alves, Gabriel Alves e Edgar Ferreira vão ensinar técnicas de grafite com stencil. @alves.comics @piero3.14
12h50 - Banda Neutrox
Criada em 2016, a Banda Neutrox traz a chamada "música brega", com uma seleção de sucessos de todos os tempos da discografia brasileira, homenageando grandes artistas e bandas como Sidney Magal, Wando, Reginaldo Rossi, Golden Boys, Renato e Seus Blue Caps, The Fevers e até mesmo a genialidade de Tim Maia.
13h30 - Marcelo Fonseca Convida Murilo Fonseca
A apresentação musical celebrará a beleza do violino e do acordeon, em um encontro da música instrumental e popular que rompe gerações. A harmonia entre os músicos (filho e pai) e a escolha cuidadosa do repertório garantem uma experiência enriquecedora e prazerosa, onde o talento de dois instrumentistas e compositores se encontra. @violinomarcelofonseca
14h10 - Oficina de História em Quadrinhos
Gabriel Lucas, Yuri Alves e Edgar Ferreira apresentarão noções básicas de quadrinhos com a elaboração de personagens baseados nos animais do cerrado, assim como introdução à técnica do molde vazado e estêncil, característica do graffiti moderno e presente nas pinturas rupestres do paleolítico.
14h10 – Lombra na Laga | Batalha de MC’s
Lombra na Laga é um coletivo cultural que há mais de 10 anos atua na região de Vespasiano trazendo a cultura Hip-Hop para a periferia, gerando oportunidades para os jovens artistas, e ajudando na formação de Mc's, DJ's, Bboys e Grafiteiros.
15h - Encerramento