FESTEJO DO TAMBOR MINEIRO CELEBRA O CONGADO DE MINAS GERAIS, NO DIA 18 DE AGOSTO, COM A PARTICIPAÇÃO DE ZEZÉ MOTTA
foto: Netun Lims
FESTEJO DO TAMBOR MINEIRO CELEBRA O CONGADO DE MINAS GERAIS, NO DIA 18 DE AGOSTO, COM A PARTICIPAÇÃO DE ZEZÉ MOTTA
O Festejo do Tambor Mineiro, projeto idealizado por Maurício Tizumba, espera receber cerca de 5 mil pessoas para celebrar o congado de Minas Gerais na Rua Ituiutaba, no Bairro Prado, em Belo Horizonte no dia 18 de agosto (domingo). A partir das 10h, o tradicional “Festejo do Tambor Mineiro” – criado em 2002, reúne guardas e Irmandades do Rosário, grupos percussivos e artistas para celebrar a cultura reinadeira / congadeira e a influência banto na música produzida no país, no estado e na cidade. Nesta edição, o evento conta com participação especial da atriz e cantora Zezé Motta que se apresentará ao lado de Tizumba. A entrada é gratuita e pede-se doações de 1kg de alimento não-perecível que serão destinadas aos festejos das irmandades do Rosário.
“A região onde hoje se encontra BH já abrigava festejos de reinados/congados desde as fazendas escravagistas que conformavam o antigo Curral Del Rey, tradição que também migrou com a mão-de-obra operária, que veio do interior para a construção da nova capital. Atualmente, centenas de guardas e irmandades realizam seus festejos ao longo do ano, nas bordas da cidade, cumprindo por meio de visitas mútuas o ciclo anual do Rosário. É com muita alegria que o Festejo do Tambor Mineiro participa desse ciclo, convidando a todos para celebrar a cultura banto-mineira e para louvar Nossa Senhora do Rosário, os demais santos do panteão reinadeiro/congadeiro, as nações africanas e os antepassados”, contextualiza Mauricio Tizumba.
O “Festejo do Tambor Mineiro” é realizado, anualmente, sempre no terceiro domingo de agosto. Fazem parte da programação apresentações e cortejos de grupos percussivos, feira de artesanato, praça de alimentação com comida afro-brasileira e shows com artistas referência da cultura afro. Esta edição é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio da MGS, e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por meio dos mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores incentivadores do seu Programa Sociocultural.
FESTEJO COM ZEZÉ MOTA
Zezé Motta é a convidada especial do Festejo do Tambor Mineira de 2019. A artista fará participação especial ao lado de Mauricio Tizumba. Sua voz poderosa ecoa na história da música brasileira há muito tempo desde os antigos anos setenta, quando Zezé gravou seu primeiro disco solo em que compositores do porte de Rita Lee e Moraes Moreira entregaram canções inéditas para ela gravar. Sua voz imortalizou clássicos como Trocando em Miúdos de Chico Buarque e Francis Hime e Pecado Original de Caetano Veloso que nunca mais foram as mesmas depois da sua interpretação. Luiz Melodia também surgiu em sua vida musical, se tornando uma parceria que se mantém íntegra e vibrante até hoje!
“Sinto-me bastante gratificada em colaborar para a democratização da nossa cultura, levando alegria para a vida das pessoas que retribuem com muita energia e carinho e, assim, ajudam a iluminar ainda mais a minha caminhada.” Como atriz, Zezé Motta tem carreira fulgurante. Sua estreia no teatro se deu em 1967, com “Roda Viva”, sob direção de José Celso Martinez Corrêa e, desde então, participou do elenco de importantes peças como: “Fígaro, Fígaro”, “Arena conta Zumbi”, “A Vida Escrachada de Joana Martine e Baby Stompanato”, em 1969; “Orfeu Negro”, em 1972, e “Godspell”, em 1974, entre outras. No cinema, como “Xica da Silva”, recebeu todos os prêmios como atriz e ficou conhecida mundialmente.
PROGRAMAÇÃO Festejo Tambor Mineiro 2019
Manhã / Tarde
Guarda de Congo Feminina de Nossa Senhora do Rosário
Guarda de Congo de São Benedito
Guarda de São Jorge de Nossa Senhora do Rosário
Guarda de Congo e Moçambique Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário
Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e São José
Guarda de Moçambique e Congo Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus - Irmandade Os Carolinos
Guarda de Moçambique e Congo da Irmandade de Nossa senhora do Rosário – Reinado dos Arturos (Contagem-MG)
Massambique Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Mercês (Oliveira – MG)
Banda Dançante do Rosário de Santa Efigênia (Conselheiro Lafaiete – MG)
Guarda de Moçambique do Instituto Cultural Reino do Rosário (Timóteo – MG)
Tarde / Noite
Arautos do Gueto
Mauricio Tizumba e Oficina de Atabaque
Bloco Saúde
Manu Ranilla e Novos Pandeiros
Bloco Angola Janga
Jeiza Fernandes e Lucas Castro
Mauricio Tizumba e Grupo Tambor Mineiro com participação da Zezé Motta
Sérgio Pererê e Bloco Oficina Tambolelê
Bloco Tambor Mineiro
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Como o patrocínio de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores, no último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br
SERVIÇO
Festejo do Tambor Mineiro 2019
Data/Horário: 18 de agosto (domingo), às 10h
Local: Rua Ituiutaba, nº 399, Prado, Belo Horizonte - MG
Na entrada, 1 kg de alimento não perecível
+Info: www.festejo.art.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Luz Comunicação :: www.luzcomunicacao.com.br
Coordenação | Jozane Faleiro – 31 99204-6367 jozane@luzcomunicacao.com.br
Atendimento | Janine Horta – 31 9.97434013 imprensa@luzcomunicacao.com.br