IRMANDADE OS CAROLINOS FAZ FESTA NA RUA PARA HOMENAGEAR NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
foto: Patrick Arley
A Guarda centenária agora é Comunidade Quilombola certificada pela Fundação Palmares
A Irmandade Os Carolinos realiza festejo no dia 1 de outubro, sábado, às 18h, com o levantamento da bandeira de aviso, informando aos céus e à terra que uma festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário está para acontecer. Em seguida, de 7 a 15 de outubro, sempre às 19h, a capelinha da Irmandade, localizada no bairro Aparecida, receberá os integrantes para a novena. No dia 15 de outubro, sábado, às 19h, serão levantadas as bandeiras festeiras e, no dia seguinte, 16 de outubro, domingo, de 5h às 22h, acontece o festejo - festa-grande, nome dado ao dia principal da celebração, quando os Carolinos recebem diversas Guardas de Belo Horizonte e região metropolitana. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
A Guarda de Moçambique e Congo Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos foi fundada em 1917 e é a terceira mais antiga da capital ainda em atividade. Há mais de 100 anos, os descendentes de Francisco Carolino mantém a tradição afro-mineira e realizam festejos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, aos demais santos do panteão congadeiro, aos reinos negros e à ancestralidade. No último mês de agosto a Irmandade foi certificada como Comunidade Quilombola pela Fundação Palmares. Os Carolinos é o quinto Quilombo certificado de Belo Horizonte, junto com Família Souza, Luízes, Mangueiras e Manzo Ngunzo Kaiango. “Agora seguimos lutando pelo tratamento da rede de esgoto e pela titulação coletiva do território tradicional da Irmandade Os Carolinos, terreiro onde tenho orgulho de ter nascido, me criado e tornado Capitão da Guarda de Moçambique”, afirma Mauricio Tizumba, atual presidente da Irmandade.
Os Carolinos já foram tema de um documentário homônimo, de uma edição da Revista Marimbondo e de diversos estudos acadêmicos. Também participaram do álbum “Aparecida, Reinos Negros” e do catálogo “Percursos do Sagrado: Irmandades do Rosário de Belo Horizonte e Entorno”. Em 2019, o capitão-mestre da Irmandade, Nelson Pereira, foi reconhecido como Mestre da Cultura Popular de Belo Horizonte e Irmandade foi premiada na 7ª Edição do Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha, pela Secretaria da Diversidade Cultural (SDC), do Governo Federal.
REINADO EM BELO HORIZONTE
Os reinados/congados negros com suas guardas (ou ternos) de moçambique, congo, caboclo, marinheiro, vilão e catopé, reapresentam nas ruas o mito fundador da retirada de Nossa Senhora do Rosário do mar pelos negros escravizados. Esses grupos e irmandades estavam aqui bem antes do surgimento de Belo Horizonte, nas fazendas escravagistas que conformavam o antigo Curral Del Rey. A tradição dos congados também migrou para a cidade com a mão de obra operária vinda do interior para construir a nova capital. Atualmente, dezenas de reinados/congados com suas guardas mantém nas periferias da cidade a riqueza dessa tradição afro-mineira e por meio de festejos e visitas mútuas realizam o Ciclo Anual do Rosário na capital.
O festejo de outubro da Irmandade Os Carolinos conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e incentivo de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Links em vídeo:
Serviço:
Irmandade Os Carolinos - Festa De Nossa Senhora Do Rosário - Outubro De 2022
Levantamento da bandeira de aviso: 1/10, sábado, 18h
Novena: 7 a 15/10, 19h
Levanto das bandeiras festeiras: 15/10, sábado, 19h
Festa Grande: 16/10, domingo, de 5h às 22h
Gratuito
Rua Amiro Rodrigues Campos, 276, Bairro Aparecida/BH
Mais informações: 31-8770-0669 / 98536-6106 - @oscarolinos
Informações para a imprensa - @luz.comunica
Jozane Faleiro - 31 992046367 - jozane@luzcomunicacao.com.br
INSTITUTO UNIMED BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH.
No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.