PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS DO MEMORIAL VALE
RECEBE PÚBLICO PARA SE DIVERTIR COM ENTRADA GRATUITA
Desfile de moda japonesa
Desfile de moda japonesa

Foto: Rafael Araújo

press to zoom
Oficina de origami
Oficina de origami

Foto: divulgação

press to zoom
Show de calouros
Show de calouros

Foto: divulgação

press to zoom
Desfile de moda japonesa
Desfile de moda japonesa

Foto: Rafael Araújo

press to zoom
1/3

Feira de trocas, oficinas japonesas, encontro de games, desfile temático e show de calouros são algumas das atrações deste mês de julho no Memorial Minas Gerais Vale. Público já pode garantir vagas, que são limitadas

 

De 17 a 31 de julho, o Memorial Minas Gerais Vale – no Circuito Liberdade, recebe o público infanto-juvenil para nova edição do Férias Divertidas no Memorial. Criado em 2012, este é o programa mais tradicional do museu e que garante lazer + educação + cultura com entrada 100% gratuita. Uma feira de troca de livros e brinquedos abre a edição 2016, na manhã do domingo 17/7, inclusive com lançamento do livro “Contar estrelas no céu dá verruga no dedo?”, da escritora mirim Meiling Bernardes. Na sequência, de19 a 22/7, cinco oficinas educativas convidam crianças e adolescentes para estimular a criatividade com ações que vão desde modelagem em argila até a produção de filmes com smartphone. Os dias 23 e 24/7 são para reunir os amigos que curtem games.Além de oficina sobre criação de personagens, será promovido um encontro com desenvolvedores de jogos independentes para brincar, testar e sugerir mudanças nos jogos dentro do MIND Kids. De 26 a 30/7, quatro oficinas japonesas irão ensinar técnicas como a do origami até um desfile sobre a moda de rua japonesa Harajuku Fashion, fruto de parceria com o escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte. Encerrando a programação, não poderia faltar música. Um divertido show de calouros promete reunir famílias em momentos de pura descontração na manhã do dia 31/7, sob comando do apresentador Fernando Lana.

 

As atividades têm vagas limitadas. Interessados já podem garantir a inscrição pelo telefone 3343-7317. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640 – Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias.

 

Confira os detalhes da programação abaixo:

 

17 DE JULHO | DOMINGO | 10H ÀS 12H | GRATUITO

Feira de troca de brinquedos e livros infantis, em parceria com Instituto Alana, e lançamento do livro “Contar estrelas no céu da verruga nos dedos?”, de Meiling Bernardes.

 

A feira de troca de brinquedos e livros infantis abre a programação de férias do Memorial Minas Gerais Vale e é uma maneira engajada e divertida de repensar como consumimos, convidando adultos e crianças para a reflexão. É só trazer um brinquedo e/ou um livro usado para trocar e interagir com outras crianças. A entrada é sujeita a lotação.

 

Lançamento do livro infantil “Contar estrelas no céu dá verruga no dedo?”, da autora mirim Meiling Bernardes e ilustrado por Jaison Jadson Franklin. Meiling Bernardes lançou seu primeiro livro “O menino que engoliu o caroço da azeitona” em 2014, aos 8 anos. Agora, aos 10, abre a coleção Pé de Feijão (selo Crivinho, da Crivo Editorial), cuja proposta é lançar 12 livros infantis escritos por 12 crianças. Esse primeiro volume, escrito pela pequena autora, é uma divertida história que traz as aventuras de Luna, Brenda e Clara desmistificando e esclarecendo mitos.

 

19 a 22 DE JULHO | DIAS E HORÁRIOS VARIADOS | GRATUITO

Série de oficinas que vão da produção de filmes com smartphone até a confecção de peças com argila.

 

Videoartistas Mirins | 19 a 21/7 | Turma única, das 13h às 16h: Caroline Oliveira e Gustavo Rodrigues mostram como utilizar o smartphone para experimentar a vídeo-arte. Atividades serão desenvolvidas nas dependências do Memorial Vale e na Praça da Liberdade. Faixa etária: 10 a 12 anos.

 

Máscaras Africanas | 19/7 | 14h às 17h: Juliana Cristina e Neuma Rosa incentivam as crianças a usarem a criatividade e a imaginação na confecção de máscaras africanas. Os participantes irão aprender um pouco mais sobre os costumes, mitos, ideologias e crenças que envolvem a construção destes artefatos e sobre a cultura negra. Faixa etária: 8 a 12 anos.

 

Modelagem com argila | 20/7 | 14h às 17h: Lauren Rial e Neuma Rosa irão estimular as crianças ao processo criativo na confecção de peças inspiradas na arte do Vale do Jequitinhonha. Faixa etária: 6 a 12 anos.

 

Oficina de autorretrato | 21/7 | 14h às 17h: Gabriela Brasileiro e Nancy Mora trazem à tona, a partir da realização de autorretratos, as potencialidades individuais da criança, identificando suas marcas pessoais na maneira de explorar sua criatividade. Faixa etária: 8 a 10 anos.

 

Gravuras alternativas | 22/7 | 14h às 17h: nesta atividade proposta por Juliana Cristina e Neuma Rosa, a criança irá experimentar materiais e criar gravuras surpreendentes, por meio da técnica da xilogravura, despertando habilidades, encantamento e aproximação com a arte. Faixa etária: 6 a 12 anos.

 

23 e 24 DE JULHO | SÁB E DOM | GRATUITO

MIND Kids: oficina de criação de personagens para games

 

Sáb | 10h: Oficina de criação de personagens. Introdução de conceitos de desenho, silhueta e teoria das cores, com foco em jogos eletrônicos para crianças e adolescentes. Faixa etária: a partir de 10 anos de idade. Ministrante: Victor Da Fonseca Leão. Inscrições gratuitas e limitadas: 3373-4317

 

Dom | 10h às 16h: Nesse dia, a garotada poderá conhecer e testar jogos independentes, que ainda não estão no mercado, ao lado do desenvolvedor de cada jogo. E o melhor: vão dar opinião, sugestões e fazer críticas para tornar o jogo ainda mais interessante.

 

26 a 30 DE JULHO | SEMPRE ÀS 14h30 | GRATUITO

Japão em Minas: Oficinas realizadas em parceria com o escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte.

 

26/7 – Oficina de origami: irá apresentar o conceito e a técnica do origami. Os participantes irão dobrar três formas básicas: Kabuto (capacete de samurai); um coração, que será o pingente de um acessório para uso imediato; e uma Kusudama (origami geométrico modular). Faixa etária: de 6 a 10 anos.

 

27/7 – Oficina de mangá: estilo de desenho que predomina nos quadrinhos japoneses. Faixa etária: a partir dos 7 anos.

 

28/7 – Oficina de origami /Ningyô Plana: confecção de um marcador de página estilizado. Faixa etária: a partir de 11 anos.

 

29 e 30/7 – Moda de rua japonesa | Harajuku Fashion: os participantes irão conhecer mais sobre a chamada moda de rua japonesa, ou Harajuku Fashion, que é uma maneira inusitada e criativa de se vestir. Também será possível aprender a se vestir de acordo com um dos estilos que a compõem. Para esta atividade, participantes devem trazer roupas coloridas. Faixa etária: a partir de 13 anos.

 

31 DE JULHO | DOMINGO | 11H | GRATUITO

Eu Criança no Museu apresenta: show de calouros

Sabe aquela canção que você está ensaiando em família, com sua banda ou mesmo sozinho, cantando embaixo do chuveiro? Que tal apresentá-la no Memorial? É só chegar para compor o show.

 

SERVIÇO

Férias Divertidas no Memorial 2016

Data: 17 a 31 de julho

Horário: Conforme programação

Inscrições: Pelo telefone (31) 3343-7317

ENTRADA GRATUITA

 

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.