
Brumadinho celebra a força da cerâmica na mostra “Entre Mãos e Memórias”
_edited.jpg)
Evento nos dias 15 e 16 de novembro, no Córrego do Feijão, reúne mestres e novos talentos da cerâmica, homenageia Toshiko Ishii e traz palestra com Máximo Soalheiro, um dos maiores ceramistas do país, além de oficinas, feira, música e experiências sensoriais ao ar livre.
A cerâmica, arte que nasce da terra e do toque humano, será o centro das atenções em Brumadinho durante o evento “Entre Mãos e Memórias: Mostra e Feira de Cerâmica de Brumadinho”, que acontece nos dias 15 e 16 de novembro, sábado e domingo, na Praça 25 de Janeiro, no Córrego do Feijão. A iniciativa celebra a rica tradição cerâmica do território — marcada pela influência de mestres como Toshiko Ishii — e promove o encontro entre memória, técnica e produção contemporânea de ceramistas da região e de outras cidades. A programação reúne mostra expositiva, feira de peças autorais, oficinas gratuitas, demonstrações ao vivo e praça de alimentação com sabores locais, em um ambiente ao ar livre, de convivência e trocas. Um dos destaques é a palestra de Máximo Soalheiro, artista plástico reconhecido nacionalmente por transformar a cerâmica em arte sonora e performática. A programação inclui ainda shows regionais, com Sandro Maxs no sábado e Banda Vira Lata Caramelo no domingo. Para facilitar o acesso, haverá transporte gratuito de Belo Horizonte para Brumadinho no dia 15/11.
O evento Entre Mãos e Memórias: Mostra e Feira de Cerâmica de Brumadinho é realizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura com apoio da Prefeitura de Brumadinho, Instituto Rede Terra, Associação de Produtores e Associação Comunitária do Córrego do Feijão. “Mais do que uma exposição, o evento propõe uma experiência sensorial e comunitária, em que o público poderá ver, tocar e vivenciar a cerâmica em suas múltiplas dimensões — como expressão artística, ofício ancestral e prática cultural”, destaca o idealizador Miguel Galvão.
A mostra contará com obras de artistas locais, peças inéditas criadas especialmente para a ocasião e trabalhos de Toshiko Ishii, japonesa nascida em Quioto que chegou a Brumadinho na década de 1970. Após a morte do marido, ela começou a fazer cerâmica aos 70 anos de idade e se tornou uma das maiores referências da arte cerâmica no Brasil, reafirmando a importância de sua presença e influência na formação de gerações de ceramistas de Brumadinho.
Entre os ceramistas participantes estão Abrahão (Ateliê do Abrahão), Adel Souki, Benedikt Twiertz (Ateliê Xakra), Bernadete Durães (Studio de Cerâmica Belfiore), Beth Vieira (Cerâmica BVB - Beth Vieira Brumadinho), Coletivo de Ceramistas de Piedade do Paraopeba, Eny Amorim (Ateliê Eny Amorim), Erli Fantini (Ateliê Erli Fantini), Gêra Queiroga (Ateliê Gêra Queiroga), Inês Antonini (Ateliê Inês Antonini), Léa (Léa Cerâmica), Lenine Lucas (Cerâmica Raiz), Luzia Jardim (Ateliê Copaíba), Nãna (Ateliê Nãnart), Ráisa Paco (Ráisa Paco Cerâmica Artesanal), Rubens Rrfil (Rubens Rrfil Cerâmica), Sônia Imanishi (Ateliê de Cerâmica) e Susana Fornari (Atelier Susana Fornari).
Com o objetivo de valorizar a produção cerâmica da região, fortalecer a cadeia produtiva local e ampliar o acesso do público à arte e à cultura, “Entre Mãos e Memórias” integra criação, troca de saberes e experimentação em um formato vivo, comunitário e inclusivo.
Oficinas gratuitas
O Ateliê Cerâmica Raiz apresenta a oficina “Demonstração” – Demonstração de criação de peças cerâmicas no torno; Vagna.arte apresenta a oficina “Vasos grandes” – Apresentação de como se faz uma peça de grande porte, nos moldes do quilombo de Pinhões; Ráisa Paco Cerâmica Artesanal apresenta a “Oficina de Apitos de Barro” – Uma vivência prática de modelagem de apitos em argila. Os participantes vão descobrir como dar forma e som ao barro, experimentando diferentes tamanhos, furos e sopros até o apito ganhar voz; Rubens Rrfil Cerâmica e Ateliê Copaíba apresentam a oficina “Raku” – Breve teoria sobre o Raku, esmaltação, queima e ritual de abertura do forno; e Ateliê Cerâmica Raiz apresenta a “Oficina de Modelagem Livre em Cerâmica – Flores” – Durante a oficina, os participantes serão orientados na utilização de técnicas de modelagem manual em cerâmica, para a produção de flores.
Transporte gratuito de Belo Horizonte para Brumadinho no dia 15/11, sábado:
Saída de BH (Savassi): 12h30 – Rua Paraíba, 1122
Retorno de Brumadinho: 18h
Inscrições gratuitas e vagas limitadas: https://forms.gle/MMgNNx5Dp9jzyTr59
Serviço:
Entre Mãos e Memórias: Mostra e Feira de Cerâmica de Brumadinho
Data:15 e 16 de novembro, sábado e domingo
Local: Praça 25 de Janeiro, Rua 6, s/n – Córrego do Feijão, Brumadinho/MG (Próximo ao Mercado Ipê Amarelo) - Entrada gratuita
Informações: @visitecorregodofeijao
Programação:
Sábado, 15 de novembro – 10h30 às 18h
* 10h30 às 11h30 – Abertura oficial
* 10h30 às 18h – Exposição de peças
* 10h30 às 18h – Feira de Cerâmicas
* 12h30 às 15h30 – Show Sandro Maxs
* 14h30 às 15h30 – Palestra com Máximo Soalheiro
* 15h30 às 18h30 – Oficina de Raku – com Luzia e Rubens
* 16h às 18h30 – Oficina de Apitos de Barro – com Ráisa Paco
* Durante o dia – Demonstração de torno – com Lenine e Beth
Domingo, 16 de novembro – 10h às 16h
* 10h às 17h – Feira de Cerâmicas
* 10h30 às 17h – Exposição de peças
* 10h30 às 18h – Show Banda Vira Lata Caramelo
* 14h às 16h – Oficina de Modelagem de Flores – com Cecília
* Durante o dia – Demonstrações de torno – com Lenine e Beth / Demonstração de vasos grandes – com Sr. Cristiano (Pinhões)
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Luz Comunicação - @luz.comunica
Jozane Faleiro - jozane@luzcomunicacao.com.br - 31 992046367
Wandra Araújo - luzcomunicacaoimprensa@gmail.com - 31 999645007



