Edimilson de Almeida Pereira fala sobre "Literatura e Outras Histórias"

no Sempre Um Papo

Edimilson de Almeida Pereira - Foto Prisca Agustoni.jpeg

foto: Prisca Agustoni 

O Sempre Um Papo recebe o escritor Edimilson de Almeida Pereira, um dos ganhadores do Prêmio São Paulo de Literatura, para o debate sobre o tema “Literatura, Ficção e Antroplogia”. Na conversa, o autor falará também sobre seus livros “Front” (Editora Nós) e “O Ausente” (Editora Relicário). O bate-papo acontece na próxima segunda-feira, dia 7 de fevereiro, às 19h, com transmissão pelo YouTube do Sempre Um Papo. 

Este Sempre Um Papo marca a abertura da série de conversas que serão viabilizadas com o patrocínio da Gerdau, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Acesse aqui o livro no site da editora.

“Front” (Editora Nós)

“Front” é o livro com o qual Edimilson de Almeida Pereira venceu o Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria “Melhor Romance do Ano de 2020”. O livro, escrito em prosa poética, acompanha a história de um homem que se constitui a partir dos escombros de uma cidade hostil, marcada pelo abandono, pela violência e desigualdade. 

“O Ausente” (Editora Relicário)

Publicado em 2020, este é o primeiro romance escrito por Edimilson de Almeida Pereira. A narrativa, que se passa em um ambiente rural, apresenta os embates dos personagens entre as exigências do destino e o desejo de liberdade. A obra revela a linguagem poética e potente do autor.

Sempre um Papo - 35 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do País. Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados da Federação, além do Distrito Federal, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. O projeto realiza encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Durante a pandemia, os encontros ocorrem em formato virtual. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas. Com o tempo, vieram outros projetos e iniciativas que visam o incentivo à leitura, incluindo o Fliaraxá - Festival Literário de Araxá, que chega à décima edição em 2021 e o Flitabira - Festival Literário de Itabira, que teve sua primeira edição neste ano, de 26 a 31 de outubro. 

 

Sempre Um Papo com Edimilson de Almeida Pereira

Dia 7 de fevereiro, segunda-feira, às 19h

Local: YouTube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

 

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

 

Saiba mais sobre o escritor Edimilson de Almeida Pereira:

Edimilson de Almeida Pereira nasceu em 1963, em Juiz de Fora (MG). É poeta, ensaísta e professor de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Ainda pela UFJF, Edimilson graduou-se em Letras e tornou-se Especialista e Mestre em Ciência da Religião. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, ele cursou o Mestrado em Literatura Portuguesa e é Doutor em Comunicação e Cultura pelo convênio UFRJ-UFJF. Em 2002, Edimilson concluiu seu Pós-doutorado em Literatura Comparada na Universidade de Zurique, na Suíça. 

 

Edimilson de Almeida Pereira é autor de livros de poemas como Dormundo (Editora D’Lira, 1985), Árvore dos Arturos & outros poemas (Editora D’Lira, 1988), Corpo imprevisto & margem dos nomes (Editora D’Lira, 1989), Ô Lapassi & outros ritmos de ouvido (Editora UFMG, 1990), Homeless (Mazza, 2010); de livros infantojuvenis, como “O primeiro menino” (Franco Editora, 2003); “Os reizinhos de Congo” (Editora Paulinas, 2004) e “O congado para crianças” (Mazza, 2006),  e de romances como “O ausente” (Editora Relicário, 2020) e “Um corpo à deriva” (Edições Macondo, 2020); além de dezenas de artigos e ensaios.

 

 

Siga o Edimilson em suas redes sociais: Facebook e Instagram.