PROGRAMAÇÃO GERAL DE JANEIRO
NO MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
MPBaixinhos
MPBaixinhos

Dila Puccini

press to zoom
Neghaum
Neghaum

Foto: Diogo Andrade

press to zoom
MPBaixinhos
MPBaixinhos

Dila Puccini

press to zoom
1/2

Atrações do Férias Divertidas no Memorial, shows, exposições e atividades do VAC são alguns dos destaques deste mês de janeiro, todos com entrada gratuita

 

O Memorial Minas Gerais Vale – no Circuito Liberdade, abre 2017 com programação especial e gratuita para todas as idades. O Férias Divertidas no Memorial ganha destaque e inicia inscrições para cinco oficinas lúdicas e criativas. Bate-papo com a dançarina francesa Nathalie Collantes; show do rapper mineiro Naghaum e banda; atrações do 11º Verão Arte Contemporânea (VAC), exposições e show infantil são outras iniciativas para começar o ano com pé direito. Vale ressaltar, ainda, o lançamento da quarta e última exposição do Edital Jovens Artistas Mineiros 2016 “Por trás das formas”, do artista plástico Gilson Rodrigues. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640 – Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias.

 

Confira os detalhes abaixo:

 

12 DE JANEIRO | QUINTA-FEIRA | 19H |GRATUITO

Le Projet Robinson – Encontro com Nathalie Collantes

A bailarina e coreógrafa francesa Nathalie Collantes tem encontro marcado com o público para bate-papo e troca de experiências sobre dança. Na oportunidade serão estabelecidos diferentes diálogos – falados e dançados, com apoio no site Le Projet Robinson, que deve servir de referência e troca para reflexão sobre temáticas específicas. O portal tem como base 20 horas de entrevistas filmadas, realizadas em 1999, com Jacqueline Robinson. A página cria ligações entre trechos de entrevistas da época e danças, sons e paisagens de hoje: leprojetrobinson.org.

 

19 DE JANEIRO | QUINTA | 19H | GRATUITO

Gerais Cultura de Minas apresenta – Neghaum e banda

O rapper mineiro traz o show “Neghaum Outro Efeito” com roupagem que vai desde o soul music e hip hop até o raggae. Neghaum vem acompanhado do seu DJ Preto C e da banda Kabalions, que também assinam a direção musical. Além da animação e da presença característas do rapper, a inteiração com o público é outro ponto forte do show.

 

22 DE JANEIRO | DOMINGO | 11H | GRATUITO

“Eu, Criança, no Museu” apresenta Show MPBaixinhos

O Show “MPBaixinhos para todas as idades” faz uma releitura contemporânea das cantigas de roda – tradição musical repassada de geração em geração, e também apresenta músicas infantis de um período fértil da MPB para crianças, de consagrados artistas que se tornaram clássicos: Vinícius de Morais e Toquinho, Chico Buarque, Guilherme Arantes, Trem da Alegria, Balão Mágico, entre outros. No show é apresentado ao público cada momento da música brasileira contemplada no repertório, seguindo uma linha cronológica, utilizando contação de história e elementos cênicos e circenses.

 

 

 

VAC – VERÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA_____________________________________________

 

26 DE JANEIRO | QUINTA-FEIRA | 20H | GRATUITO

Contemporâneo: apresentação Fred Selva convida

O vibrafonista e compositor Fred Selva encanta o público com repertório duplamente premiado do álbum “A estranheza e o poliglota”. Formado em Percussão pela UFMG, Fred recebeu, em 2015, o Prêmio BDMG Instrumental e, em 2016, o Prêmio Marco Antônio Araújo de melhor disco instrumental. Atualmente o músico vive e estuda em Buenos Aires, na Argentina, e retorna a Minas dentro da programação do Verão de Arte Contemporânea (VAC).

 

28 DE JANEIRO | SÁBADO | 15H | GRATUITO

Sarau do Memorial – Le Jardin, François Khan e Tatiana Motta Lima

Apresentação do livro “Le Jardin” e do documentário “Vigil” sobre as pesquisas parateatrais de Grotowski, com o ator e diretor de teatro francês François Khan, colaborador do diretor Jerzy Grotowski.  O evento terá a mediação de Tatiana Motta Lima, professora da UNIRIO/RJ. Evento em português.

 

 

FÉRIAS DIVERTIDAS NO MEMORIAL 2017______________________________________________

 

17 a 27 DE JANEIRO | DIAS E HORÁRIOS VARIADOS | GRATUITO

Série de oficinas vão desde a confecção de máscaras africanas – e consequente imersão naquela cultura, até a construção de peças teatrais.  Inscrições gratuitas e antecipadas pelo telefone 3343-7317.

 

Máscaras Africanas | 17 e 18/jan | 13h às 15h: Incentivar as crianças a usarem a criatividade e a imaginação na confecção de máscaras africanas. Os participantes irão aprender um pouco mais sobre os costumes, mitos, ideologias e crenças que envolvem a construção destes artefatos e sobre a cultura negra. Faixa etária: 9 a 13 anos.

 

Teatro de Sombras | 19/jan | 14h às 17h: Levar a história do teatro de sombras aos participantes, estimulando-os a construir o roteiro e os personagens da história, culminando em sua apresentação no palco da sala Casa da Ópera. Faixa etária: 8 a 11 anos.

 

Arqueólogo por um Dia | 20 e 27/jan | 13h30 às 16h: Incentivar a curiosidade e explorar o anseio por aventuras apresentando as formas de escavação de um sitio arqueológico, bem como as muitas descobertas provenientes dessa escavação. Faixa etária: 6 a 9 anos.

 

Modelando Ideias | 24 a 26/jan | 14h às 17h: Criar e/ou desenvolver personagens que habitam o imaginário reproduzindo-os por meio do desenho e, na sequência, transpondo-os do papel à realidade por meio da escultura e da pintura. Faixa etária: 11 a 14 anos. 

 

Encadernação Criativa | 25/jan | 14h às 16h: Álbuns, diários e cartas guardam memórias afetivas, mas que atualmente são tão pouco usados. A oficina propõe a confecção de cadernos artesanais utilizando tecidos, tintas e outros elementos, para que possam ser utilizados como álbuns de recordações. Faixa etária: a partir de 12 anos

 

Ainda aos domingos, ocorrem visitas mediadas, sobre temas diversos, com uma hora de duração: sempre às 11h, 12h, 13h, 14h e 14h30.

 

 

EXPOSIÇÕES ______________________________________________________________________

 

LANÇAMENTO :: 28 DE JAN ATÉ 26 DE MAR | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU | GRATUITO

Exposição: Por trás das formas, de Gilson Rodrigues

 

Na quarta e última exposição selecionada pelo Edital Jovens Artistas Mineiros 2016, o artista plástico Gilson Rodrigues apresenta sua investigação desenvolvida em torno da pintura e da incorporação de imagens em suas obras. Nas telas, Gilson mistura objetos de diversas origens e referências que redimensionam as potências da pintura e seus processos de significação criando uma espécie de espaço fictício, que se articula no modo de construção das formas e em certo traço de memória que acionam.

 

PRORROGADA :: ATÉ 2 DE FEV | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU | GRATUITO

Exposição: Retrospectiva tardia – Fotos de Francisco Milton Campos Horta

 

A mostra traz imagens produzidas pelo fotógrafo mineiro, já falecido, Francisco Milton Campos Horta – o Miltão, como era carinhosamente chamado pelos amigos. Miltão foi atuante no mercado editorial e publicitário entre as décadas de 1970 e 2010. Entre os temas mais explorados em 40 aos de profissão estão moda, gente, comportamento, natureza, patrimônio histórico e manifestações populares. A exposição fica em cartaz no charmoso Café do Memorial.

 

ATÉ 22 DE JANEIRO | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU | GRATUITO

Exposição: Hiato, de Luiz Lemos

 

Como fruto do edital Jovens Artistas Mineiros 2016, o Memorial Minas Gerais Vale apresenta a exposição “Hiato”, de Luiz Lemos. Na mostra, o público confere um instigante conjunto de pinturas que apresenta complexos jogos formais e cromáticos que tomam a letra, em um nítido processo de investigação, como signo dos resíduos da linguagem, das palavras e dos discursos. Uma espécie de vazio, um hiato, tanto aquele do jogo linguístico das vogais próximas, quanto no sentido de fenda, lacuna e incisão. Planos que se sobrepõem formando uma composição rigorosamente inquieta e nos convoca a deslocar nosso olhar em intervalos entre o todo e os detalhes. A curadoria é de Eduardo de Jesus.

 

SERVIÇO

Programação de JANEIRO do Memorial Minas Gerais Vale

Horário: Conforme programação

ENTRADA GRATUITA

 

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias 

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale  

https://www.youtube.com/user/memorialvale