CHRISTIAN DUNKER ABRE A AGENDA DE AGOSTO DO WEBINÁRIO

“CONVERSAS SOBRE PERGUNTAS”

O psicanalista Christian Dunker_ acervo

acervo pessoal

“Os novos desafios do eu – Psicanálise e vida pós-pandemia” é tema de encontro com o

psicanalista, youtuber e professor titular da Universidade de São Paulo (USP)

 

No dia 4 de agosto, às 17h, com transmissão pelo YouTube do Memorial Minas Gerais Vale, o psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Christian Dunker, participa do Webinário Conversas sobre Perguntas. Com o tema “Os novos desafios do eu – Psicanálise e vida pós-pandemia”, o pensador comenta alguns dos principais dilemas e possibilidades do indivíduo em meio à reconstrução das formas de convívio. Em seu mais recente e-book, A arte da quarentena para principiantes (Boitempo), Dunker revela que o Brasil é um dos últimos países no ranking de percepção da própria realidade. Como forma de enfrentar tal problema, defende o investimento em educação política, com ênfase nas humanidades.

 

Em sua participação no Webinário, Dunker abordará questões contemporâneas bastante relevantes, capazes de interligar, em grande medida, os mundos pré e pós-pandemia. Trata-se de temáticas presentes nas múltiplas atuações do pensador – tanto como professor e pesquisador quanto como articulista e youtuber –, a exemplo dos novos delineamentos e cores dos sonhos, redefinidos em função de pulsões estimuladas pela pandemia; dos efeitos da “lógica de condomínio” no Brasil, definição para as relações dos cidadãos na esfera pública; ou da “gestão cultural dos afetos”, segundo a qual as pessoas, ao invés de buscar resolver seus problemas, inventam formas de “gerir” temores, ansiedades, dores e desafios.

 

Professor titular em Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da USP, Dunker é livre docente em Psicologia Clínica, com pós-doutorado na Manchester Metropolitan University. Analista membro da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, foi docente convidado em mais de 20 universidades estrangeiras. Fundou e coordena o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Duas vezes agraciado com o prêmio Jabuti, youtuber, articulista da Boitempo e da UOL-Tilt, escreveu mais de cem artigos científicos, além de 10 livros – como A arte da quarentena para principiantes (Boitempo, 2020), O Palhaço e o Psicanalista (Planeta, 2018), Transformações da Intimidade (Ubu, 2017), Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma (Boitempo, 2015) e Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica (Annablume, 2012).

 

Com curadoria colaborativa e investimento de Casa Fiat de Cultura, CCBB, Memorial Minas Gerais Vale MM Gerdau, evento reúne importantes pensadores brasileiros, de 14/07 a 18/08, sempre às terças. Gratuita e com transmissão simultânea em LIBRAS, a palestra será mediada pela jornalista Daniella Zupo.

 

SOBRE O WEBINÁRIO “CONVERSAS SOBRE PERGUNTAS”

 

Quais os significados deste momento para a humanidade? O que tal experiência transformará em nós e no mundo? Como elaborar – e pôr em prática – mudanças necessárias aos novos tempos? Eis algumas das questões a serem respondidas por grandes nomes do pensamento brasileiro, que, nos meses de julho e agosto, participam do webinário “Conversas sobre perguntas”, evento criado, promovido e financiado, em curadoria colaborativa, pelos equipamentos culturais Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrantes do Circuito Liberdade. Mediados pela jornalista Daniella Zupo, os encontros online, realizados de 14 de julho a 18 de agosto de 2020, sempre às terças-feiras, às 17h, contarão com respostas e ideias do líder indígena Ailton Krenak (14/7), da futurista Lala Deheinzelin (21/7), do economista e professor Eduardo Albuquerque e da administradora e professora Grazi Mendes  (28/7), do psicanalista Christian Dunker (4/8), da escritora Conceição Evaristo e da crítica de arte Júlia Rebouças (11/8) e, no encerramento, no dia 18/8, do físico e astrônomo Marcelo Gleiser. Gratuitas, as palestras serão transmitidas nos canais do YouTube dos espaços culturais. Todos os encontros terão transmissão simultânea em LIBRAS.

 

O webinário propõe-se a aprofundar o debate sobre o futuro, em um mundo pós-coronavírus, por meio do estímulo a diálogos multidisciplinares, capazes de entrelaçar teorias e ideias, da Filosofia à Psicanálise, das Ciências à Arte, da Economia à Espiritualidade. Trata-se de formato propício à ânsia global pela realização de perguntas fundamentais sobre a vida, o tempo, as relações etc. – e que, desde a chegada do coronavírus, têm instigado cidadãos, intelectuais, governantes e cientistas de todo o planeta. A situação, afinal, abalou fundamentos da convivência social e econômica, a ponto de a humanidade testemunhar o colapso da vida cotidiana e do mundo como o conhecemos.

 

Diversas facetas da nova realidade contemporânea serão debatidas nos seis encontros do webinário “Conversas sobre perguntas”. No dia 14 de julho, com transmissão pelo YouTube da Casa Fiat de Cultura, Ailton Krenak fala sobre “As potências do afeto”. No dia 21 de julho, com transmissão pelo YouTube do MM Gerdau, Lala Deheinzelin aborda o tema “As faces do futuro: mudanças socioculturais, criatividade e inovação”. No dia 28 de julho, também com transmissão pelo YouTube do MM Gerdau, Eduardo Albuquerque e Grazi Mendes abordam a questão das “Outras economias – Inteligência artificial, modelos e futuro do trabalho”. No dia 4 de agosto, com transmissão pelo YouTube do Memorial Minas Gerais Vale, Christian Dunker discute “Os novos desafios do eu – Psicanálise e vida pós-pandemia”. No dia 11 de agosto, a escritora Conceição Evaristo e a crítica de arte Júlia Rebouças abordam as “Narrativas para novo(s) mundo(s) – Os lugares da cultura”, com transmissão pelo YouTube do Memorial Minas Gerais Vale. Por fim, no dia 18 de agosto, com palestra do físico e astrônomo Marcelo Gleiser, a transmissão do encontro será pelo YouTube da Casa Fiat de Cultura.

 

Para Ana Vilela, gestora cultural da Casa Fiat de Cultura, “passamos por um momento de transformação acelerado, seja nas relações humanas, seja nos novos modos de viver, de pensar e de fazer. Em meio a esse contexto, nasceu a ideia de construir algo novo. Um projeto coletivo idealizado, desenvolvido e financiado por quatro instituições culturais”, destaca, ao lembrar que foram rompidos os limites institucionais e territoriais para que se cocriasse uma iniciativa inovadora, que conseguiu integrar múltiplas expertises e diferentes equipes de trabalho. “Criamos um grande time e um novo jeito de fazer e de transpor os impactos que afetaram o setor cultural. Abrimos, assim, um novo espaço para o debate de ideias, possibilitando ao público conversas enriquecedoras, que tragam novas percepções sobre o futuro”, completa.

 

Na opinião do gestor do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Leonardo Camargo, a suspensão das atividades presenciais dos equipamentos culturais estimulou a necessidade de ressignificar a atuação dos espaços. “A pandemia acelerou mudanças e trouxe novos hábitos de consumo, novas formas de convivência e novos formatos de trabalho. A cultura tem papel fundamental na reflexão da nova normalidade, e propor este debate com a sociedade, ao lado dos parceiros do Circuito, é um marco para a trajetória do CCBB BH”, ressalta.

 

Segundo Wagner Tameirão, diretor do Memorial Minas Gerais Vale, promover o webinário “Conversas sobre Perguntas”, com envolvimento de quatro espaços culturais ligados ao Circuito Liberdade, no período de isolamento, sublinha a importância e a necessidade de colaboração, para potencializar atitudes necessárias ao enfrentamento da situação atual: “O evento busca especialistas de diversas áreas do conhecimento para pensar, refletir e buscar inspirações para os espaços culturais e seus públicos”.

 

No ver de Márcia Guimarães, gestora do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, em tempos de reflexões sobre o futuro dos cidadãos e do planeta, perguntas diversas surgem, diariamente, nas mentes das pessoas. “Os dias passam e descobrimos que não estamos sozinhos nessas dúvidas. Foi com esse propósito, de troca e solidariedade, que instituições vizinhas do Circuito Liberdade se reuniram para organizar encontros com pensadores incríveis, na expectativa de ouvirmos respostas que venham ao encontro das perguntas que as pessoas estão se fazendo neste momento”, comenta.

 

O webinário “Conversas sobre perguntas” é uma realização conjunta da Casa Fiat de Cultura, do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, do Memorial Minas Gerais Vale e do MM Gerdau – Museu Minas e Metal, com patrocínio de Fiat, Banco Fidis, Banco Safra, Banco do Brasil, Vale e Gerdau. Conta com o apoio do Amigos da Casa Fiat de Cultura, CBMM, além de apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal.

 

IDEALIZADORES

 

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braile e atendimento em libras. Mais de 50 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 14 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico.

 

A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 2,7 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 550 mil participaram de suas atividades educativas.

 

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-BH

Sobre o CCBB Belo Horizonte – Inaugurado em 27 de agosto de 2013, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte é hoje um dos principais espaços dedicados à arte e cultura da capital mineira. O CCBB BH é um espaço multidisciplinar com programação regular, diversificada e acessível em diversas áreas como artes cênicas, cinema, música, educação e artes visuais.  As exposições que passaram pelo CCBB levaram o espaço a figurar entre os 100 centros culturais e museus mais visitados do mundo em 2018, segundo a publicação The Art Newspaper.  Perto de completar 7 anos de atividade, o CCBB alcançou a marca de 1,5 milhões de visitantes em 2019 e ultrapassou a marca de 5 milhões desde sua inauguração.

 

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale apresenta a história, a cultura e as tradições de Minas em espaços interativos e surpreendentes. Foi desenvolvido a partir do conceito de “museu de experiência”, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, proporcionando a interação do público com o seu conteúdo.

 

Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial Minas Gerais Vale é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura. Um lugar onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação.

 

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau. O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, foi de Marcello Dantas.

 

Serviço:

 

Webinário “Conversas sobre Perguntas”

De 14 de julho a 18 de agosto de 2020, sempre às terças-feiras, às 17h, no YouTube dos espaços culturais

Idealização: Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Toda a programação é gratuita

 

Dias e convidados

Dia 14 de julho – O líder indígena Ailton Krenak – YouTube da Casa Fiat de Cultura

Dia 21 de julho – A futurista Lala Deheinzelin – Youtube do MM Gerdau

Dia 28 de julho – Os professores da área de ciências econômicas Eduardo Albuquerque e Grazi Mendes – YouTube MM Gerdau

Dia 4 de agosto – O psicanalista Christian Dunker – Youtube do Memorial Minas Gerais Vale

Dia 11 de agosto – A escritora Conceição Evaristo e a crítica de arte Júlia Rebouças – YouTube Memorial Minas Gerais Vale

Dia 18 de agosto – O físico e astrônomo Marcelo Gleiser – YouTube da Casa Fiat de Cultura

 

Mais informações: nas redes sociais dos quatro espaços culturais

 

Informações para a Imprensa:

 

Assessoria do Webinário “Conversas sobre Perguntas” e da Casa Fiat de Cultura

Personal Press

Polliane Eliziário – polliane.eliziario@personalpress.jor.br – (31) 99788-3029

 

Memorial Minas Gerais Vale

Luz Comunicação

Jozane Faleiro – jozane@luzcomunicacao.com.br – (31) 3567-6714 | 99204-6367

Janine Horta - imprensa@luzcomunicacao.com.br - (31) 9.71448232

 

CCBB

Comunicação CCBB BH

Bárbara Campos Guimarães – barbaracg@bb.com.br – (31) 98422-2077

 

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Comunicação MM Gerdau

Paola Oliveira – paola.oliveira@mmgerdau.org.br – (31)98743-1070