Chef Penninnha apresenta o projeto 1ª Maratona da Charcutaria Artesanal  Belorizontina

Chef Penninha - foto Cida Alves.jpeg

Cida Alves

Especializado em carnes e charcutaria, o chef fará quatro lives, dia 29 de outubro e dias 4, 8 e 11 de novembro, mostrando o processo da cadeia produtiva dessa iguaria

 

O Chef Penninha, conhecido por sua especialidade em carnes e charcutarias, em seus mais de 25 anos de trabalho como docente em carnes em centenas de cursos pelos mais diversos lugares de Minas, do Brasil e mesmo em outros países, realiza o projeto “1ª Maratona da Charcutaria Artesanal Belorizontina”, com o objetivo de mostrar toda a cadeia produtiva da charcutaria artesanal de Belo Horizonte, apresentando cursos, o comércio em sua mais diversas formas como  empórios, pessoas da cidade que atuam na atividade informal e que compõem ou tem sua renda na comercialização desses produtos, o foodservice com atuações importantes como sanduicherias, pizzarias, restaurantes e bares. Serão quatro lives que vão acontecer dia 29 de outubro (sexta-feira), às 18h, diretamente da Charcutaria Sta Cecilia, com transmissão pelo perfil @chefpenninha. A segunda live ocorrerá dia 4 de novembro, quinta-feira, às 18h, no Espaço Gourmet Chef Penninha, com transmissão pelo perfil @chefpenninha. A terceira live será no dia 8 de novembro, segunda-feira, às 18h, com transmissão pelo perfil @chefpenninha e canal do youtube Chef Penninha, com debate com os convidados Marcos Valério Rocha, da Federação Brasileira da Hospedagem e Alimentação; Mari Lucas, da Charcutaria Santa Cecília; Chef Rosilene Campolina, do Portal Chef a Chef; Matheus Daniel Pires de Morais, da Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de MG; e Daniel Carlos Gomes Neto, o Nenel, do Baixa Gastronomia. A quarta live, de encerramento, acontecerá no dia 11 de novembro, quinta-feira, às 18h, com transmissão pelo perfil @chefpenninha, diretamente da Hamburgueria O Burguin. 

 

a arte de preparar a carne produzindo alimentos defumados, curados e, inclusive, embutidos

“Nossa programação visa mostrar a cadeia produtiva de forma ampla, desde os pequenos produtores, até a indústria, passando pelos profissionais do setor gastronômico e a forma de como esse produto chega ao consumidor final.  A charcutaria, essa arte de preparar a carne produzindo alimentos defumados e embutidos, integra a cozinha criativa e contribui para o turismo gastronômico da capital mineira”, explica Chef Penninha. 

O projeto vai ensinar as pessoas interessadas como fazer alguns produtos, mesmo dentro de casa, proporcionando a geração de renda para aqueles que se interessarem ou para consumo próprio. No debate, pessoas da cadeia produtiva irão contar como está o mercado, mostrando amplamente suas dificuldades e possibilidades. Serão também desenvolvidas ações de divulgação dos parceiros envolvidos no Projeto a fim de se mostrar a charcutaria artesanal da cidade, a fim de dar visibilidade a toda a cadeia, dando a oportunidade de a população ter acesso e experimentar o conhecimento através de cursos e para as pessoas degustarem, comprando diretamente os produtos ou consumindo os mesmos em pontos de venda como sanduicherias, bares, restaurantes ou pizzarias.

O projeto conta com o patrocínio da Belotur, com apoio do Espaço Estação das Artes – Bar do Museu Clube da Esquina, com produção de Virginia Camara.

 

Serviço:

Programação “1ª Maratona da Charcutaria Artesanal Belorizontina”: 

1ª Live dia 29/10/2021, sexta-feira, às 18h – Chef Penninha visita Charcutaria Sta Cecilia.

2ª Live dia 04/11/2021 – quinta-feira, às 18h -  Espaço Goumet Chef Penninha. 

3ª Live dia 8/11/2021 – segunda-feira, às 18h - Bate-papo no Bar do Museu Clube da Esquina - Chef Penninha conversa com os convidados Marcos Valério Rocha, da Federação Brasileira da Hospedagem e Alimentação; Mari Lucas, da Charcutaria Santa Cecília; Chef Rosilene Campolina, do Portal Chef a Chef; Matheus Daniel Pires de Morais, da Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de MG; e Daniel Carlos Gomes Neto, o Nenel, do Baixa Gastronomia.

4ª Live dia 11/11/2021 – quinta-feira, às 18h - Chef Penninha visita Hamburgueria O Burguin.

Transmissão pelos canais:

Instagram: @chefpenninha

Youtube.com/chefpenninha

 

Informações para a imprensa:

Luz Comunicação - www.luzcomunicacao.com.br

Jozane Faleiro - jozane@luzcomunicacao.com.br - 31 992046367