Sempre um Papo recebe Rosiska Darcy de Oliveira 

Rosiska Darcy - Créditos_ Miguel Darcy.
Rosiska Darcy - Créditos_ Miguel Darcy.

O Sempre Um Papo segue com a programação de 2021, ano de comemoração dos 35 anos do projeto, recebendo a escritora Rosiska Darcy de Oliveira para o debate e o lançamento do livro “Liberdade” (Rocco). Essa será mais uma edição do #SempreUmPapoEmCasa, com mediação de Afonso Borges e que contará também com a participação da ex-ministra Izabella Teixeira. O encontro será no dia 4 de maio, terça-feira, às 19h, com acesso gratuito e transmissão no Youtube, Instagram e Facebook do Sempre Um Papo. 

O Sempre Um Papo é viabilizado com o patrocínio do Itaú, Rede Mater Dei e Usiminas, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Liberdade (Rocco)

Da mesma forma que o poema “Liberté”, de Paul Éluard, teve papel fundamental para o resgate da autoestima dos franceses ao ser despejado dos céus pela Royal Air Force sobre a França ocupada, o livro “Liberdade” de Rosiska Darcy de Oliveira é uma obra que em muito contribuirá para os brasileiros se reconciliem consigo mesmos, podendo nela encontrar estímulo para seguir em frente, confiantes em um futuro melhor. Apesar de profundamente questionador e instigante, este livro não é pessimista, oferecendo, ao contrário, um voto de confiança no povo brasileiro.

A obra é uma aposta no amor, na esperança e no conhecimento, contra o ódio, a intolerância e a fúria obscurantista que teima em querer impor a todos o mesmo ponto de vista autoritário e retrógrado nascido de uma visão fundamentalista de mundo que brota do medo e da insegurança frente a atual era da incerteza. Com a seriedade e a serena coragem que lhe são características, Rosiska examina os temas mais controversos e candentes de um mundo em convulsa mutação, oferecendo ao leitor rico material de reflexão e de balizamento, de modo a tornar sua jornada mais segura e feliz.

Rosiska Darcy de Oliveira é escritora, ensaísta, colunista da página de Opinião de O Globo e membro da Academia Brasileira de Letras. Seus primeiros livros, Le Féminin Ambigu e La Culture des Femmes, publicados durante o exílio, exprimem sua participação no emergente movimento internacional de mulheres. Tem vários livros publicados pela Rocco, dentre eles “Elogio Da diferença” e “Reengenharia do Tempo”, “A Dama e o Unicórnio” e “Pássaro Louco” 

Izabella Teixeira é bióloga e servidora pública brasileira. Foi ministra do Meio Ambiente de 2010 a 2016 e foi funcionária de carreira no Ibama. Atualmente, é copresidente do Painel de Recursos Naturais da ONU (IRP-Unep), além de membro do Conselho da Divisão de Assuntos Sociais e Econômicos das Nações Unidas. Conhecida pela ampla capacidade de negociação, participou de diversos fóruns internacionais, do clima à biodiversidade, passando pela Agenda 2030, que estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em 2013, venceu o prêmio da ONU em liderança política global na área de meio ambiente.

 

#SempreUmPapoEmCasa com Rosiska Darcy e Izabela Teixeira

Dia 04 de maio, terça-feira, às 19h

Local: Youtube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367