DAVI DE JESUS DO NASCIMENTO CONVERSA SOBRE “O SUOR DA TESTA MORA DENTRO DOS MARIMBONDOS” NO MEMORIAL VALE

Exposição_Davi_de_Jesus_do_Nascimento_-_

O artista plástico Davi de Jesus do Nascimento irá conversar com o público sobre seu processo criativo na exposição “o suor da testa mora dentro dos marimbondos” no dia 28 de novembro, quinta-feira, às 19 horas. São obras feitas a partir de sua vivência às margens do rio São Francisco; entre elas, ossadas de peixes e fotografias da família, com textos poéticos sobre as fotos. A exposição faz parte do Edital Novos Artistas no Memorial Minas Gerais Vale 2019 e segue até o dia 8 de dezembro. Participarão do bate-papo o curador Júlio Martins e os integrantes do comitê de seleção, a professora Maria Angélica Melendi e o artista Gustavo Rodrigues. A entrada é gratuita, sujeita a lotação. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias.

 

 

Davi nasceu e cresceu na cidade de Pirapora (MG), às margens do rio São Francisco. Assim, sua inspiração vem da paisagem ribeirinha. Sua obra reconstrói elementos do cotidiano, banhados em aspectos míticos e sagrados das águas sanfranciscanas. Reconhece magia e ancestralidade densas na corrente fluvial, vinculando intimamente sua memória familiar ribanceira ao fluxo do rio-tempo.

 

Os trabalhos de Davi ficam em exposição até o dia 8 de dezembro no Memorial Vale e serão substituídos pela próxima artista selecionada no edital: Sara não tem nome.

 

Comitê de seleção

Julio Martins - Curador, editor e escritor. Mestre em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes - UFMG. Formou-se em Artes pela Escola Guignard - UEMG e História pela UFMG. De 2014 a 2019 foi Curador Residente do MAES - Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Vitória). Participou em 2009 do ProgrammeCourantsdu Monde, na Maison desCulturesdu Monde (Paris). De 2008 a 2011 foi Curador Geral do Museu Inimá de Paula (Belo Horizonte). Foi Curador Viajante do Rumos Artes Visuais 2011-2013, Instituto Itaú Cultural (São Paulo). Em 2012 realizou a exposição "throughthesurfaceofthepages ..." no DRCLAS, Harvard University (Cambridge).

Maria Angélica Melendi - Doutora em Estudos Literários pela UFMG (1999). Professora do Programa de pós-graduação em artes da Escola de Belas Artes da UFMG. Investiga as demandas de memória desenvolvidas pela arte contemporânea na América Latina em relação aos terrorismos de estado e à violência social, tema sobre o qual publicou livros e artigos emperiódicos e revistas académicas. É criadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Estratégias daarte em uma era de catástrofes e editora da Revista Lindonéia.

Wagner Luiz Gomes Tameirão - Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, pela PUC Minas e pós-graduado em Administração em Marketing pela Fundação João Pinheiro. Tem diversos cursos na área de gestão cultural. Trabalha na área cultural há 23 anos. Atualmente é Gerente do Memorial Minas Gerais Vale, integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade e foi presidente da Estação Conhecimento Vale do Jequitinhonha. Também atua como professor de gestão e produção cultural. Dirige o "Horizontes Urbanos - Mostra Internacional de Dança em Espaços Urbanos" e o “1, 2 na Dança” em parceria com Jacqueline Castro. Trabalhou na gestão do Teatro Alterosa de 1994 a 2011, tendo criado projetos culturais que promoveram o mercado cultural da cidade.

Gabriela Brasileiro - Graduou-se em Artes Visuais pela escola de Belas Artes da UFMG no ano de 2008. Neste período desenvolve trabalho autoral por meio da pintura. Participou do circuito de exposições de Belo Horizonte e São Paulo. Hoje ainda trabalha com a pintura, e se arrisca com algumas novas mídias como Instalação e Vídeo. Além do trabalho autoral, divide seu tempo com a arte educação museal. Atua como educadora desde 2012, fazendo parte do Educativo do Memorial Minas Gerais Vale desde 2016.

Gustavo Rodrigues - Artista visual, educador e pesquisador, graduado na Universidade do Estado de Minas Gerais. Trabalhou em espaços não-formais de educação, como o Instituto Inhotim e a 9ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre. Como artista, propicia diálogos relacionados a nudez e sexualidade, abordagens recorrentes em suas obras, expondo em feiras de rua, festas e eventos que celebram a diversidade. Dentre as exposições que participou, destacam-se a Arte Generada, movimento contra a censura em 2017, na Escola de Arquitetura UFMG, e Arte & Visibilidade & Resistência, na UEMG Divinópolis, em 2019. Atualmente, integra a equipe educativa do Memorial Minas Gerais Vale.

SERVIÇO

Davi de Jesus do Nascimento conversa sobre “o suor da testa mora dentro dos marimbondos” no Memorial Vale

Dia: 28 de novembro, quinta-feira

Horário: 19 horas

Local: Memorial Vale, Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias.

Entrada Gratuita.

A exposição “o suor da testa mora dentro dos marimbondos” segue até 8 de dezembro.

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias 

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale  

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

ASSESSORIA DE IMPRENSA

________________________________________________

Luz Comunicação

Coordenação: Jozane Faleiro – 31 3567-6714 | 9.9204-6367

jozane@luzcomunicacao.com.br

Atendimento: Janine Horta – 31 9.9743-4013 - imprensa@luzcomunicacao.com.br

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Ludymilla Sá 31 - 3916-2027 |

Ludymilla.desa@vale.com