Banda equatorial realiza Live em homenagem ao Clube da Esquina 

Banda_equatorial_-_Will_Mota,_Hairlan_Ro

Livia Bastos

Show “Dia Equatorial - O Som das Montanhas” será transmitido pelo canal Youtube do Bar do Museu Clube da Esquina (BH), no dia 4 de outubro, às 18h e contará com a participação especial do poeta Fabrício Carpinejar 

 

 

As canções do Clube da Esquina inspiram artistas mundo a fora e, neste período de isolamento social devido à pandemia do Covid-19, têm ecoado, ainda mais, nos lares e corações das pessoas que gostam desse movimento artístico e cultural, nascido em Belo Horizonte, no final da década de 60. Pensando nisso, a Banda Equatorial, que tem um repertório voltado para enaltecer e celebrar o Clube da Esquina, vai realizar uma live com o show “Dia Equatorial - O Som das Montanhas”, no dia 4 de outubro, domingo, às 18h, pelo canal do Youtube do Bar do Museu Clube da Esquina, com acesso gratuito.

 

Entendendo que a música do Clube da Esquina e a poesia andam lado a lado, a Banda Equatorial, formada pelos músicos Claudio Fraga - violão e voz, Rogério Delayon - guitarra e voz, Will Mota - teclados e vocais, Hairlan Rodrigues - contrabaixo e vocais e Robinho Batera - bateria,  convidou o poeta gaúcho Fabricio Carpinejar, que adotou a capital mineira como sua casa, para participar da apresentação. Carpinejar vai falar sobre a sua relação com as canções do Clube da Esquina, sobre suas impressões de Belo Horizonte e como os sons, as tradições, a culinária, o folclore, o povo e as montanhas de Minas Gerais têm influenciado em seu trabalho e forma de viver. 

 

“A Equatorial é uma banda criada do encontro de músicos de diferentes vertentes e que expressa uma sonoridade própria, enriquecida pelas influências de elementos das músicas do Clube da Esquina e da música popular brasileira. Sou um cantor e compositor discípulo do Clube da Esquina e estamos preparando essa homenagem com todo o nosso afeto e gratidão a esses artistas que compõem o Clube e que tanto inspiram a nós e à várias gerações de músicos, compositores, poetas e artistas de um modo geral”, diz Claudio Fraga, vocalista da banda.  Inclusive, o nome da banda “Equatorial” foi inspirada na canção homônima assinada por Beto Guedes, Lô Borges e Márcio Borges. 

 

 

O show “Dia Equatorial - O Som das Montanhas” é uma homenagem ao Clube da Esquina e a todos que curtem as músicas compostas por Milton “Bituca” Nascimento, Lô Borges, Flávio Venturini, 14 Bis, Tavito, Beto Guedes, Toninho Horta, Tavinho Moura e suas vertentes como Boca Livre, Sá e Guarabyra, Roupa Nova, Mutantes, entre outros. Na live, o repertório traz as conhecidas canções Caçador De Mim (Sérgio Magrão/Luís Carlos Sá) , Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor (Lô Borges/Márcio Borges), Planeta Sonho, Linda Juventude, Toada, Sapato Velho (Cláudio Nucci/Mú Carvalho/Paulinho Tapajós), Mesmo De Brincadeira, Clube Da Esquina 2 (Milton Nascimento/Lô Borges/Márcio Borges), Natural, Nova Manhã, Rua Ramalhete (Tavito), Espanhola (Flávio Venturini/Guarabyra), Versos De Liberdade (Cláudio Fraga), Amor De Índio (Beto Guedes/Ronaldo Bastos), Equatorial (Beto Guedes/Lô Borges/Márcio Borges), Panis et Circences (Gilberto Gil/ Caetano Veloso) e Um Girassol Da Cor Do Seu Cabelo (Lô Borges/ Márcio Borges). 

 

 

Banda Equatorial 

 

Claudio Fraga  é cantor e compositor. Sua obra autoral é registrada em sete CDs e três DVDs. Tem canções em parcerias com Danilo Caymmi, Flávio Venturini, Murilo Antunes (Clube da Esquina), Paulinho Pedra Azul, Henrique Portugal (Skank), entre outros. 

Will Motta é cantor e tecladista, músico da banda do cantor e compositor Beto Guedes. Já acompanhou grandes nomes do cenário musical de Minas Gerais, como Tadeu Franco, Paulinho Pedra Azul, Play, Ceumar, entre outros.

 

Rogério Delayon é cantor, produtor e guitarrista. Já trabalhou ao lado de grandes nomes  da música brasileira como Zeca Baleiro, Fábio Jr., Sandy & Júnior, Moraes Moreira, a dupla Vitor e Leo, Lenine, Beto Guedes, entre outros.

 

Robinho Batera é músico, baterista e produtor musical nas bandas: Tadeu Franco, Brilho de Beleza, Zig Vagalume, 03HUM, GuitarrÁfrika e cantores como Gláucio Barbosa, Sérgio Marques, Mario Noya, Ary Elton, Marco Damarita, Carlim Oliveira, dentre outros. 

 

Hairlan Rodrigues é baixista, cantor e arranjador. Trabalhou como músico ao lado dos artistas: Márcio Greyck, Fernando Angelo, Moacir Franco, Serginho BH, Tino Gomes, Célio Balona, BR Groove, Balla 12, Brazuck, Tânia Azze e muitos outros.

 

Convidado especial 

Fabrício Carpinejar nasceu em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Filho dos poetas Carlos Nejar e Maria Carpi, mudou-se para Porto Alegre onde estudou jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, se graduando em 1995. Atualmente, vive em Belo Horizonte. Assina coluna semanal no jornal O Tempo, escrevendo, exclusivamente, sobre seus costumes, jeito de falar, de andar, de dar um jeitinho para melhorar a coisas, a hospitalidade, a culinária mineira, a música feita em Minas e seu povo. Tudo sob seu olhar atento e sensível de poeta e escritor bastante premiado. Carpinejar também é colunista no programa Fátima Bernardes, da Rede Globo. Estreou na literatura com o livro de poesias, em 1998. Entre outros livros do autor destacam-se: “Cinco Marias” (2004), “O Amor Esquece de Começar” (2006), “Meu Filho, Minha Filha” (2007), “Ai Meu Deus, Ai Meu Jesus” (2012), “Espero Alguém” (2013), “Para Onde Vai o Amor?” (2014), “Felicidade Incurável” (2016), “Amizade é também amor?“ (2017), e Cuide dos Seus Pais Antes que Seja Tarde” (2018) e o mais recente, escrito em 2020 “Colo, por favor - reflexões em tempos de isolamentos”. 

 

 

Serviço:

Banda Equatorial no show: “Dia Equatorial - O Som das Montanhas” 

Participação especial: Fabrício Carpinejar

Dia 4 de outubro, domingo, às 18h - acesso gratuito 

Onde: Youtube do Bar do Museu Clube da Esquina: 

Link: www.youtube.com/channel/UC-a6C3p-MOVkxrykjQ53aNg/featured

ou Facebook @bardomuseuclubedaesquina

Informações: Instagram da Banda Equatorial - @bandaequatorial

 

 

 

Informações para a imprensa:

Luz Comunicação - Jozane Faleiro 

jozane@luzcomuncacao.com.br - 31 992046367