“Ato”, produzido pela mineira Rubim Produções, será exibido no Festival de Veneza, no dia 10 de setembro. Dirigido por Bárbara Paz, o curta acaba de divulgar trailer oficial

Barbara Paz - foto Bob Wolfenson, 2019.jpg

foto: Bob Wolfenson

O curta “Ato”, evolução do cine-teatro homônimo, construído por meio do projeto Teatro EmMov Digital, da Rubim Produções, com direção de Bárbara Paz, está no 78º Festival Internacional de Cinema de Veneza e será exibido no dia 10 de setembro, sexta-feira. Gravado em Ouro Preto/MG, filme com os atores Alessandra Maestrini e Eduardo Moreira integra a seleção Orizzonti. O trailer oficial já está disponível em https://youtu.be/7nZTZ8vsLTo . 

 

O Teatro EmMov Digital é uma plataforma web, criada por Tatyana Rubim,  ceo da Rubim Produções, como alternativa para manter ativo o projeto Teatro em Movimento (que há 20 anos promove a circulação de espetáculos teatrais presenciais), diante da pandemia. O projeto lançou em 2020 e 2021 o primeiro Curso de Formação em Teatro Digital; uma websérie produzida por artistas de teatro; e o CenaWeb, com três montagens teatrais inéditas, incluindo o cine-teatro “Ato”, com direção de Bárbara Paz. O trabalho teve início a partir de uma imersão com o artista multimidiático Matías Umpierrez, especialista em teatro digital, referência mundial pelo trabalho criado a partir de teatro, vídeo e intervenções urbanas.

 

“Ato estar presente no Festival de Veneza representa, neste momento tão adverso mundialmente, a força da arte e da cultura e a capacidade do diálogo existente entre o teatro e o audiovisual”, destaca a produtora Tatyana Rubim.

 

O Teatro EmMov Digital conta com os patrocínios da Cemig, Instituto Unimed-BH (através do incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores) e apoio do Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.

 

Bárbara Paz conquistou o Leão de Melhor Documentário no Festival de Veneza de 2019 e, agora, retorna ao evento, com “Ato”. No curta, em um mundo suspenso e solitário, Dante se encontra em um processo de travessia. Sua única companhia: Ava - uma profissional do afeto. “Ato” é produzido pela Rubim Produções e BP Filmes. Tatyana Rubim e Bárbara Paz assinam a produção. Cao Guimarães (“O homem das multidões”) assina o roteiro e a montagem fica a cargo de Renato Vallone (“Cinema Novo”). Azul Serra (“Ninguém Tá Olhando”) assina a direção de fotografia.

 

“Em um mundo onde a solidão foi a maior protagonista, com palcos vazios  e o medo constante da morte. O afeto é o Ato, a fuga, o desejo fundamental da sobrevivência.”, comenta a diretora Bárbara Paz. E, ainda complementa: “É uma honra tão grande voltar ao grande Festival de Veneza com meu primeiro filme de ficção. Um pequeno ATO de silêncio e solidão. Como diria Tartovsky: ‘“A função atribuída à arte não é, como frequentemente se presume, apresentar ideias, propagar pensamentos, servir de exemplo. O objetivo da arte é preparar a pessoa para a morte, arar e fustigar sua alma, tornando-a capaz de se voltar para o bem"'.

 

 

FICHA TÉCNICA ATO:

DIREÇÃO : Bárbara Paz / ROTEIRO: Cao Guimarães / ELENCO: Alessandra Maestrini, Eduardo Moreira / PRODUÇÃO: Rubim Produções, BP Filmes / PRODUTORA(s): Tatyana Rubim, Bárbara Paz / DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Azul Serra / DIREÇÃO DE ARTE : Lara Tausz / FIGURINO: Marina Franco / MONTAGEM: Renato Vallone / EDIÇÃO DE SOM E MIXAGEM: Rodrigo Ferrante

 

SOBRE A DIRETORA

Bárbara Paz, nasceu em Campo Bom, Rio Grande do Sul, Brasil, é diretora e produtora e tem também uma extensa carreira como atriz. Em 2019 seu primeiro documentário BABENCO - Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou ganhou o Leão de Melhor Documentário (Venice Classics) no 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza. O filme também ganhou prêmios de melhor documentário no MIFF (Índia), FICVINÃ (Chile) e GZDOC (China). Também foi a seleção oficial do Brasil para o Oscar de melhor filme estrangeiro (93rd. Academy Awards).

SOBRE A RUBIM PRODUÇÕES

A Rubim Produções é uma produtora que atua no mercado brasileiro, desde 2000, como produtora de eventos culturais e corporativos. Possui busca constante por inovações. Na área da cultura, é especializada em artes cênicas, tendo como carro-chefe o Festival Teatro em Movimento, que está em sua 20ª edição; e o TeatroEmMov Digital, que realizou o primeiro curso de teatro digital do Brasil (2020), sendo uma plataforma web que pesquisa, produz e une narrativas do teatro, do audiovisual e dos games; ambos idealizado por sua diretora Tatyana Rubim. Também trabalha com projetos que visam a descentralização cultural e a circulação de espetáculos, em âmbito nacional e internacional, por meio do audiovisual e da literatura. Ao longo de sua trajetória,  manteve um repertório diversificado em produções artísticas. Produziu filmes, shows, festivais (gastronômicos, literários e de cinema), montagem e circulação operística, além de exposições. No campo da internacionalização acho que é falar que é uma empresa que busca o diálogo entre linguagens , no ambiente nacional e internacional. Pioneira na elaboração do primeiro curso digital durante a pandemia.