Átimo Coletivo estreia a videodança “Adentro”

adentro (4) - foto_ Luísa Machala _ edição de cor_ Luiza Almeida.jpg

foto: Luisa  Machala

O Átimo Coletivo, formado por Bárbara Maia, Gustavo Felix e Emília Gomes, apresenta a videodança “Adentro”, que tece diálogos entre a criação musical e a criação em dança. A montagem tem atuação, direção e coreografia de Bárbara Maia e nasce dos seus atravessamentos autobiográficos com sua avó materna, Maria de Sousa Miranda, falecida há 45 anos. Um solo desenhado a partir das vozes que ecoam sobre essa mulher, dada a impossibilidade do encontro físico. Um trajeto permeado por escutas e invenções, criando caminhos de encontro, retornando ao lugar vivido e construindo outras poéticas no agora. A apresentação estreia no dia 10 de setembro, sexta-feira, às 21h, com acesso gratuito e classificação livre, pelo canal do Youtube de Barbara Maia (www.bit.ly/adentroestreia) , com versão também em audiodescrição. 

O músico Gustavo Felix, além de atuar como instrumentista na montagem, trabalhou na composição sonora, que é interpretada pela cantora Juliana Amaral e também pelos instrumentistas Alef Caetano, Diego Mancini e Pedro Ramalho. Para a escolha da linguagem da videodança, situada na interação entre dança e cinema, foram convidadas a diretora de fotografia e videomaker Luísa Machala, cujas pesquisas e experimentações artísticas situam-se nesta temática; e a colorista Luiza Almeida, da Rec Color. Emília Gomes é a responsável pela audiodescrição, pensada como recurso de acessibilidade e como camada a criar poéticas para o público de pessoas cegas ou com baixa visão.

Bárbara Maia conta que cresceu escutando sobre a sua avó, Maria de Sousa Miranda (1936-1976), nascida no bairro Castro, na cidade de Entre Rios de Minas, onde ela teve os filhos e onde faleceu, aos 40 anos. “Cresci escutando sobre minha avó, sua força e sentindo como seu percurso segue ecoando aqui, na minha presença. Para este trabalho, voltei à casa onde ela residiu. Sabia desde o princípio da pesquisa coreográfica que os registros fotográficos sobre ela eram escassos; duas fotos, para ser exata. Adentrei nas memórias faladas, na história oral, contada por pessoas que com ela conviveram”, explica Bárbara. Nesse caminho, a coreógrafa percebeu que estava a lidar com frestas entre uma e outra história; com ausências de lembranças sobre alguns dos períodos da vida da avó; e com a possibilidade da imaginação sobre seus gestos. “Estava a escutar, pelas palavras de quem se dispôs a partilhar memórias, também sobre as ausências. Me vi, então, criando sobre os espaços entre uma fala e outra, entre um gesto e outro das pessoas entrevistadas, abraçando a inexatidão daquilo que encontrei e confiando nas sensações que se transformavam em meu corpo”, adianta a dançarina.

 

 

Ficha técnica 

Direção, coreografia e atuação: Bárbara Maia / Direção de fotografia, filmagem e edição: Luísa Machala / Roteiro: Bárbara Maia e Luísa Machala / Colorização: Luiza Almeida - Rec Color / Figurino: Acervo casa de performance/ Composição sonora: Gustavo Felix / Voz: Juliana Amaral / Instrumentistas: Alef Caetano, Diego Mancini, Gustavo Felix e Pedro Ramalho /  Audiodescrição: Maria Emília Gomes / Edição de som e mixagem: Fred Mucci/ Gravação de vozes: Flap Studios /  Gravação de instrumentos: Estúdio Motor / Equipamentos de vídeo: Jackson Abacatu / Projeto gráfico: Rafo Barbosa
Assessoria de imprensa: Jozane Faleiro - Luz Comunicação / Gestão financeira: Marcos Queiroz / Produção executiva: Bárbara Maia / Realização: Átimo Coletivo / Apoio: Lei Aldir Blanc - Secult MG 

Fotos disponíveis no link: https://bit.ly/2WfvNnq - Crédito fotos: Luísa Machala / edição de cor: Luiza Almeida

Vídeo teaser: https://1drv.ms/v/s!AicHKnIz2A7opjy_r0gvikYGxvaA?e=GK0hD1

 

Serviço:

 “Adentro”, com Bárbara Maia

Dia /Horário: 10 de setembro de 2021, sexta-feira, às 21h
Local de exibição gratuita: YouTube - www.bit.ly/adentroestreia 

Acessibilidade: com Versão em audiodescrição 

Mais informações: Instagram @barbaramaia.art

 

Informações para a imprensa:

Luz comunicação - @luz.comunica 

Jozane Faleiro - jozane@luzcomunicacao.com.br - 31 992046367