top of page

Sempre Um Papo recebe Anna Cunha

anna_cunha - divulgação pb.jpg

foto: Divulgação
 

A ilustradora Anna Cunha, vencedora do Prêmio Jabuti 2022, com o livro “Origem” (Ed. Maralto) participa do Sempre Um Papo na próxima segunda-feira, dia 12 dezembro, às 19h, de forma on-line com transmissão pelo canal do projeto no Youtube. A conversa será mediada pela jornalista Jozane Faleiro. 

O livro “Origem”, de 48 páginas, primeira publicação de Anna Cunha como autora do texto e das ilustrações, recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio Jabuti – Categoria Ilustração, o Prêmio FNLIJ – Melhor Livro de Poesia, o Prêmio FNLIJ – Melhor Ilustração, o Selo Altamente Recomendável FNLIJ, o Prêmio Seleção Cátedra Unesco de Leitura – PUC- Rio. 

 

 

Um livro de perguntas - Origem, por Fabíola Farias

 

Não há infância, mas infâncias. Muitas. Todas elas concretas, desenhadas por suas condições de existência: econômicas, culturais, religiosas, territoriais, políticas. Com exceção do recorte legal – sujeitos de zero a onze anos, onze meses e trinta dias – as crianças são uma categoria opaca e sem muitos contornos, sufocada por tentativas de conformação. 

 

Mas algo pode ser tomado como experiência comum dos pequenos, que chegam sempre a um mundo velho e injusto e carregam o fardo da construção do futuro: a descoberta constante da vida, a brincadeira como exercício de invenção e de reconhecimento de sua própria existência e do mundo ao redor. 

 

O tempo, as infâncias, a existência e a criação fazem, com palavras e imagens, o belo Origem, de Anna Cunha. O livro sussurra as perguntas que nos acompanham desde sempre – quem somos, de onde viemos, o que desejamos, o que guardamos? – e pede para ser lido e visto muitas vezes. 

 

A cada página somos levados a pensar a existência ininterrupta e cíclica do tempo, anunciada nas memórias que nos dizem de começos e fins, inevitavelmente tornados travessias. A ideia de uma ausência criadora – silêncio, escuridão, vazio – que se oferece como convite para invenção da vida, simbolizada nas infâncias, ilumina, com a paleta de cores que já é marca da artista, a vida sempre em marcha com seus mistérios. 

 

No livro não está a criança tábula rasa que nada sabia, do passado, nem os pequenos exaustos da obrigação produtiva de saber, do presente, mas sujeitos que experimentam seus silêncios, celebrando a vida de todos os dias.  

 

Anna Cunha nos convida a uma experiência dilatada do tempo, própria da literatura. Quando tudo parece ter sido dito, estudado, escrito, desenhado, filmado e gravado, deixando-nos todos compulsivamente satisfeitos com respostas para perguntas que sequer foram formuladas, um livro que parece ser “para crianças” cria fissuras em certezas prontas e seguras do nosso tempo. 

 

Velhos convites se renovam com a beleza sempre inaugural do que é valioso, em um caminho inverso: que perguntas temos para tudo que nos é oferecido como resposta? 

 

 

Anna Cunha é ilustradora, graduada em Artes Plásticas pela UEMG e pós-graduada em Ilustração, pela EINA - Universitat Autònoma de Barcelona. Já ilustrou mais de 30 livros, para editoras brasileiras e estrangeiras. Recebeu os prêmios Jabuti, FNLIJ, AEILIJ e Northern Lights. Teve diversos títulos selecionados para o Catálogo de Bolonha, finalistas do Prêmio Jabuti e A Story about Afiya figurou entre os 25 melhores livros infantis de 2020, na lista do New York Times. Foi indicada ao Prêmio Kate Greenaway Medal, recebeu menção honrosa no Prêmio João-de-Barro e esteve entre os 10 ilustradores brasileiros selecionados para a Bienal de Ilustração de Bratislava 2019 e 2021. 

 

Sempre um Papo – 36 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. 

Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado com o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult – MG.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Anna Cunha

Dia 17 de dezembro, segunda-feira, às 19h

Evento on-line com transmissão pelo YouTube do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

bottom of page