Bar de Belo Horizonte é primeiro no país a lançar álbum de figurinhas de seus frequentadores mais populares. Iniciativa acontece no Bar do João, “boteco” mais antigo da Savassi

 

Lançamento acontecerá durante festa gratuita com shows de rock, exposições fotográficas e exibição de filme curta-metragem 

 

É na “capital brasileira dos bares”, Belo Horizonte, que acontece o lançamento do primeiro álbum de figurinhas de um boteco no país. Instalado na Savassi há 29 anos e conhecido por ser um recanto de roqueiros, artistas e jornalistas, o Bar do João será o pioneiro nesta divertida brincadeira cultural. O lançamento acontece no dia 25/05, de 12h às 18h, durante festa cultural aberta ao público na parte externa do bar.

 

 

A ideia do álbum surgiu da união do designer Alexandre Penido e do jornalista Gustavo Nolasco, frequentadores do boteco há mais de 15 anos, a outros amigos de “copo e balcão.” A primeira ação foi abrir uma votação para eleger as 100 “figurinhas” mais populares do estabelecimento.

 

 

Em seguida, elas foram fotografadas por Marcus Desimoni e Rodrigo Lima, ambos fotógrafos da agência NITRO. O estúdio foi montado na calçada mesmo, tendo como cenário as mesas, engradados e cascos de cerveja, dando ainda mais descontração à brincadeira.

 

 

O Álbum

O álbum será comercializado no próprio Bar do João a um preço simbólico, assim como as figurinhas, distribuídas em envelopes de forma aleatória, como acontece com os tradicionais álbuns da Copa do Mundo e do Campeonato Brasileiro.

 

“Tudo isso nasceu como uma brincadeira para homenagear os frequentadores deste tradicional bar, que já se tornou um capítulo da história da boêmia em Belo Horizonte. Afinal de contas, qual a maior marca cultural da capital mineira que não a de ser a capital brasileira dos botecos?”, relembra, Nolasco.

 

 

O dinheiro arrecadado servirá apenas para cobrir os custos de produção e impressão do álbum e das figurinhas, assim como os gastos com a festa cultural gratuita e aberta ao público em geral.

 

 

A festa e mais uma surpresa

A festa acontecerá na parte externa do Bar do João, no dia 25/05 (um domingo), das 12h às 18h. Durante este tempo, estão programados shows de rock, uma exposição fotográfica, a exibição de um filme curta-metrage e um varal fotográfico, onde todas as pessoas fotografadas poderão retirar uma cópia de suas fotos.

 

 

O lançamento do  Álbum do Bar do João também terá outra surpresa divertida. No intervalo dos shows, acontecerá um campeonato de “tapão” ou “bafo”, como é conhecido em algumas regiões. Trata-se de uma tradicional brincadeira onde se disputa figurinhas tentando virá-las por meio de tapas.

 

 

“Queremos famílias reunidas na festa e que ela possa servir também de homenagem a Belo Horizonte e a Savassi. Todos são bem vindos para essa brincadeira cultural e saudável”,   convida João Pimenta, proprietário do bar e figurinha carimbada do álbum.

 

 

Outros álbuns

Em parceria com Alexandre Penido, a NITRO está preparando o lançamento de uma série de outros álbuns para este ano. Bares de Belo Horizonte, do interior de Minas Gerais e dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro já estão na lista para terem suas “figurinhas” imortalizadas.

 

A NITRO é a maior agência de fotografia de Minas Gerais e uma das mais estruturadas no país. “A nossa marca é a concepção de projetos culturais onde contamos histórias visuais, como aconteceu no Álbum de Figurinhas do Bar do João”, explica Nolasco.

 

 

Assessoria de imprensa: Luz Comunicação - Jozane Faleiro