
Memorial Vale apresenta programação diversificada e para todas as idades, no mês de abril
Ciclo de palestras com convidados internacionais, música, literatura, teatro, fotografia e artes plásticas estão no escopo das atividades, que têm entrada gratuita
O Memorial Minas Gerais Vale dá continuidade às suas ações apresentando ao público, no mês de abril, uma programação que engloba as diversas vertentes culturais. No dia 10, sexta-feira, das 9h às 17h, o Ciclo Internacional de Palestras Cluster aborda o tema “Logística Inteligente”, sob a perspectiva do design, cidade e inovação. Dia 11, sábado, às 16h, a música de Kiko Klaus é a atração do Gerais - Cultura de Minas. Em 23 de abril, quinta-feira, o projeto Leitura Rara, traz o espetáculo, inédito, “Heróis: uma Pausa para David”, com Samira Ávila, em texto e direção de Paulo Azevedo. E o Eu, Criança, no Museu! buscou a roda de palhaços da Cia Circunstância, para garantir a diversão do domingo, dia 26, às 11h, com a montagem “Antes Solo do que Malacompanhado”.
As exposições temporárias “Dupla-Dobra” de Marina RB e “Cinza Fluorescente”, de Walter Gam, ambos do projeto Jovens Artistas Mineiros, ganharam prorrogação e podem ser vistas até o dia 19 de abril. E a mostra de fotografia “Ana Valadares - Uma Vida Iluminada” fica em cartaz, no Café do Memorial, até 3 de maio.
Este mês, aos sábados, sempre as 16h, ocorre a atividade “ Jardim de Memórias”, no Jardim do Memorial. Aqui, os visitantes são levados a compartilhar suas histórias e experiências, a partir dos objetos ou textos apresentados pelos educadores.
E, dentro do projeto “Experiências no Memorial”, ao longo do dia, utilizando do acervo, são promovidas ações com a intenção de provocar diálogos e promover a aprendizagem de forma criativa e inovadora. aos domingos, visitas mediadas ocorrem às 11h, 12h, 13h, 14h, e 14h30. Em especial pelo Dia do Índio, no dia 19 de abril, as visitas das 11h e das 14h serão realizadas com o tema “Culturas Indígenas”, com foco no acervo que traz a história do índio.
Programação
Ciclo Internacional de Palestras Cluster - Cidade, Design e Inovação - Tema: “Logística Inteligente” - Dia 10 de abril, sexta-feira, das 9h30 às 17h, no auditório. Com tradução simultânea para as palestras internacionais. Capacidade de 82 lugares, com entrada gratuita, mediante inscrição prévia pelo e-mail -
O tema “Logística Inteligente” será o ponto de partida para a discussão em torno do que ocorre na maioria dos grandes cidades: a intensa movimentação de cargas que tem gerado crescentes problemas no espaço urbano. Com o intuito de promover a mobilidade, sem perder de vista a sustentabilidade, surgem novas propostas aliadas ao design: morfologia, materiais e reciclagem dos produtos como meio de solucionar os transtornos e impactos causados por essa circulação. Participam do debate os palestrantes: Mateus Silveira - MG/Brasil; Alexandre Gobbo - Fernandes/ Santa Catarina/Brasil; Masato Inoue - Japão; Federico de Giuli - Torino/ Itália; Osias Baptista Neto - MG/Brasil.
Gerais - Cultura de Minas: show “O Homem Pós Máquina - Obra em Progresso” - de Kiko Klaus - Dia 11, sábado, às 16h, no auditório.
Junto aos multi-instrumentistas e também parceiros na produção do álbum homônimo, Rafael Martini e Pedro Durães, assim como do videoartista Xande Pires, Kiko Klaus apresenta ao público um obra em progresso, que está sendo construída coletivamente e que neste espetáculo apresenta diversas possibilidades dessa formação. Através da voz natural, vozes processadas ao vivo, piano, acordeom, viola, instrumentos de percussão, de corda e diversas outras variações, os artistas fundem estas influências a referências contemporâneas a outras linguagens desenvolvidas por eles em seus trabalhos anteriores, como a criação popular autoral, música instrumental, trilhas sonoras para dança contemporânea, teatro e cinema. O vídeo-cenário elaborado por Xande Pires, bem como a iluminação têm importância fundamental no processo, e serão também sujeitos da ação durante a montagem do espetáculo.
As canções, na maioria autorais e inéditas, juntas a alguns clássicos da canção brasileira, serão construídas, ou reconstruídas dentro deste universo, criando novas possibilidades de experimentação para os músicos, para o videoartista e na relação com a plateia, promovendo um aprofundamento da pesquisa dos artistas e também um amadurecimento da Obra em progresso.
Leitura Rara: espetáculo inédito, “Heróis: Uma Pausa para David”, com Samira Ávila, com texto e direção de Paulo Azevedo. Dia 23 de abril, quinta-feira, às 19h30, no auditório.
Espetáculo escrito e dirigido por Paulo Azevedo, com interpretação e colaboração de Samira Ávila (ambos fundadores e ex-integrantes do premiado Grupo Espanca!). A atriz retorna ao palco após sete anos sem se apresentar, cenicamente. A montagem é inspirada livremente nas muitas vidas e músicas de David Bowie, David Gilmour, Bob Dylan e outros astros da cultura rock dos anos 70. O projeto, primeiro espetáculo da Suacompanhia Criações Artísticas (SP) foi contemplado com o 1º lugar no Prêmio Funarte Myrian Muniz 2014. Após a apresentação ocorre debate com o autor, a atriz e a equipe de criadores.
Eu, Criança, no Museu!: “Antes Solo do que Malacompanhado”, da Companhia Circunstância. Dia 26, domingo, às 11h, no auditório
Música e muita diversão para adultos e crianças estão garantidas pelo grupo formado pelos artistas Diogo Dias, Luciano Antinarelli, Evandro Heringer, Miguel Safe, Dagmar Bedê e Yuri Pinto. Contando com o envolvimento da plateia, eles formam a roda de palhaços e apresentam malabarismo, acrobacias, mágica, equilibrismo, em meio a improvisações.
Jovens Artistas Mineiros: exposições“Dupla-Dobra” de Marina RB e “Cinza Fluorescente”, de Walter Gam, foram prorrogadas até o dia 19 de abril. Salas de exposição temporária - piso 3 - no horário de funcionamento do Memorial Vale
Em “Dupla-Dobra”, Marina RB apresenta um conjunto de gravuras construídas com restos de tecidos que remetem ao corpo e a vestimenta. As obras de Walter Gam, em “Cinza Fluorescente”, trazem aquarelas que formam prédios modernistas e que, em suas misturas, revelam-se quase como monumentos.
Ler + Ver: Jardim de Memórias - no Jardim do Memorial, aos sábados, às 16h
A ideia é expandir as atividades já realizadas no Espaço de Leitura e levar o público para explorar mais um importante ambiente do Memorial Vale. No Jardim de Memórias, por meio de visitas mediadas, o público de todas as idades é convidado a buscar em suas lembranças histórias que possam compartilhar. Na atividade, o visitante é apresentado a objetos, palavras, textos ou brinquedos que o ajudam a trazer a sua experiência para dialogar com os demais.
Experiências no Memorial: ações interativas aos sábados, e domingos, visitas mediadas às 11h, 12h, 13h, 14h e 14h30
A cada visita, os educadores promovem uma atividade diferenciada, com o objetivo de tornar a experiência mais encantadora e de aprendizagem, no encontro com a arte, cultura e a história de Minas Gerais, apresentadas no acervo.
Em especial, no domingo dia 19, visita temática “Culturas Indígenas”, às 11h e às 14h.
SERVIÇO:
PROGRAMAÇÃO ABRIL - MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias
Horário de funcionamento do Memorial: Terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às
17h30 com permanência até as 18h. Quintas, das 10h às 21h30 com permanência até as 22h.
Domingos, das 10h às 15h30 com permanência até as 16h.
ASSESSORIA DE IMPRENSA MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Luz Comunicação - (31) 35676714
Coordenação: Jozane Faleiro - (31) 88280906 /92046367–
Atendimento: Letícia Bessa - (31) 97932491 -
RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE
Leandro Grandi – Comunicação - (31) 3916-2025 - (31) 8486-2818