Memorial Vale apresenta programação diversificada e para todas as idades, no mês de abril

 

 

Ciclo de palestras com convidados internacionais, música, literatura, teatro, fotografia e artes plásticas estão no escopo das atividades, que têm entrada gratuita

 

 

O Memorial Minas Gerais Vale dá continuidade às suas ações apresentando ao público, no mês de abril, uma programação que engloba as diversas vertentes culturais. No dia 10, sexta-feira, das 9h às 17h, o Ciclo Internacional de Palestras Cluster aborda o tema “Logística Inteligente”, sob a perspectiva do design, cidade e inovação. Dia 11, sábado, às 16h, a música de Kiko Klaus é a atração do Gerais - Cultura de Minas. Em 23 de abril, quinta-feira, o projeto Leitura Rara, traz o espetáculo, inédito, “Heróis: uma Pausa para David”, com Samira Ávila, em texto e direção de Paulo Azevedo.  E o Eu, Criança, no Museu! buscou a roda de palhaços da Cia Circunstância, para garantir a diversão do domingo, dia 26, às 11h, com a montagem “Antes Solo do que Malacompanhado”. 

 

As exposições temporárias “Dupla-Dobra” de Marina RB e “Cinza Fluorescente”, de Walter Gam, ambos do projeto Jovens Artistas Mineiros, ganharam prorrogação e podem ser vistas até o dia 19 de abril. E a mostra de fotografia “Ana Valadares - Uma Vida Iluminada” fica em cartaz, no Café do Memorial, até 3 de maio. 

 

Este mês, aos sábados, sempre as 16h, ocorre a atividade “ Jardim de Memórias”, no Jardim do Memorial. Aqui, os visitantes são levados a compartilhar suas histórias e experiências, a partir dos objetos ou textos apresentados pelos educadores.

 

E, dentro do projeto “Experiências no Memorial”, ao longo do dia, utilizando do acervo, são promovidas ações com a intenção de provocar diálogos e promover a aprendizagem de forma criativa e inovadora. aos domingos, visitas mediadas ocorrem às 11h, 12h, 13h, 14h, e 14h30. Em especial pelo Dia do Índio, no dia 19 de abril, as visitas das 11h e das 14h serão realizadas com o tema “Culturas Indígenas”, com foco no acervo que traz a história do índio. 

 

Programação 

 

Ciclo Internacional de Palestras Cluster - Cidade, Design e Inovação - Tema: “Logística Inteligente” - Dia 10 de abril, sexta-feira, das 9h30 às 17h, no auditório. Com tradução simultânea para as palestras internacionais. Capacidade de 82 lugares, com entrada gratuita, mediante inscrição prévia pelo e-mail - projetocluster.br@gmail.com

 

O tema “Logística Inteligente” será o ponto de partida para a discussão em torno do que ocorre na maioria dos grandes cidades: a intensa movimentação de cargas que tem gerado crescentes problemas no espaço urbano. Com o intuito de promover a mobilidade, sem perder de vista a sustentabilidade, surgem novas propostas aliadas ao design: morfologia, materiais e reciclagem dos produtos como meio de solucionar os transtornos e impactos causados por essa circulação. Participam do debate os palestrantes: Mateus Silveira - MG/Brasil; Alexandre Gobbo - Fernandes/ Santa Catarina/Brasil; Masato Inoue - Japão; Federico de Giuli - Torino/ Itália; Osias Baptista Neto - MG/Brasil.

 

Gerais - Cultura de Minas: show “O Homem Pós Máquina - Obra em Progresso” - de Kiko Klaus - Dia 11, sábado, às 16h, no auditório.

 

Junto aos multi-instrumentistas e também parceiros na produção do álbum homônimo, Rafael Martini e Pedro Durães, assim como do videoartista Xande Pires, Kiko Klaus apresenta ao público um obra em progresso, que está sendo construída coletivamente e que neste espetáculo apresenta diversas possibilidades dessa formação. Através da voz natural, vozes processadas ao vivo, piano, acordeom, viola, instrumentos de percussão, de corda e diversas outras variações, os artistas fundem estas influências a referências contemporâneas a outras linguagens desenvolvidas por eles em seus trabalhos anteriores, como a criação popular autoral, música instrumental, trilhas sonoras para dança contemporânea, teatro e cinema. O vídeo-cenário elaborado por Xande Pires, bem como a iluminação têm importância fundamental no processo, e serão também sujeitos da ação durante a montagem do espetáculo.

 

As canções, na maioria autorais e inéditas, juntas a alguns clássicos da canção brasileira, serão construídas, ou reconstruídas dentro deste universo, criando novas possibilidades de experimentação para os músicos, para o videoartista e na relação com a plateia, promovendo um aprofundamento da pesquisa dos artistas e também um amadurecimento da Obra em progresso.

 

Leitura Rara: espetáculo inédito, “Heróis: Uma Pausa para David”, com Samira Ávila, com texto e direção de Paulo Azevedo. Dia 23 de abril, quinta-feira, às 19h30, no auditório. 

 

Espetáculo escrito e dirigido por Paulo Azevedo, com interpretação e colaboração de Samira Ávila (ambos fundadores e ex-integrantes do premiado Grupo Espanca!). A atriz retorna ao palco após sete anos sem se apresentar, cenicamente. A montagem é inspirada livremente nas muitas vidas e músicas de David Bowie, David Gilmour, Bob Dylan e outros astros da cultura rock dos anos 70. O projeto, primeiro espetáculo da Suacompanhia Criações Artísticas (SP) foi contemplado com o 1º lugar no Prêmio Funarte Myrian Muniz 2014. Após a apresentação ocorre debate com o autor, a atriz e a equipe de criadores.

 

 

Eu, Criança, no Museu!: “Antes Solo do que Malacompanhado”, da Companhia  Circunstância. Dia 26, domingo, às 11h, no auditório 

 

Música e muita diversão para adultos e crianças estão garantidas pelo grupo formado pelos artistas Diogo Dias, Luciano Antinarelli, Evandro Heringer, Miguel Safe, Dagmar Bedê e Yuri Pinto. Contando com o envolvimento da plateia, eles formam a roda de palhaços e apresentam malabarismo, acrobacias, mágica, equilibrismo, em meio a improvisações. 

Jovens Artistas Mineiros: exposições“Dupla-Dobra” de Marina RB e “Cinza Fluorescente”, de Walter Gam, foram prorrogadas até o dia 19 de abril. Salas de exposição temporária - piso 3 - no horário de funcionamento do Memorial Vale

 

Em “Dupla-Dobra”, Marina RB apresenta um conjunto de gravuras construídas com restos de tecidos que remetem ao corpo e a vestimenta. As obras de Walter Gam, em “Cinza Fluorescente”, trazem aquarelas que formam prédios modernistas e que, em suas misturas, revelam-se quase como monumentos.  

 

Ler + Ver: Jardim de Memórias - no Jardim do Memorial, aos sábados, às 16h 

 

A ideia é expandir as atividades já realizadas no Espaço de Leitura e levar o público para explorar mais um importante ambiente do Memorial Vale. No Jardim de Memórias, por meio de visitas mediadas, o público de todas as idades é convidado a buscar em suas lembranças histórias que possam compartilhar. Na atividade, o visitante é apresentado a objetos, palavras, textos ou brinquedos que o ajudam a trazer a sua experiência para dialogar com os demais. 

 

Experiências no Memorial: ações interativas aos sábados, e domingos, visitas mediadas às 11h, 12h, 13h, 14h e 14h30

 

A cada visita, os educadores promovem uma atividade diferenciada, com o objetivo de tornar a experiência mais encantadora e de aprendizagem, no encontro com a arte, cultura e a história de Minas Gerais, apresentadas no acervo. 

Em especial, no domingo dia 19, visita temática “Culturas Indígenas”, às 11h e às 14h.

 

SERVIÇO:

 

PROGRAMAÇÃO ABRIL - MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

 

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias 

Horário de funcionamento do Memorial: Terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 

17h30 com permanência até as 18h. Quintas, das 10h às 21h30 com permanência até as 22h. 

Domingos, das 10h às 15h30 com permanência até as 16h. 

 

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale  

http://www.youtube.com/memorialvale

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Luz Comunicação - (31) 35676714 

Coordenação: Jozane Faleiro - (31) 88280906 /92046367– contato@jozanefaleiro.com

Atendimento: Letícia Bessa - (31) 97932491 - assessoria@jozanefaleiro.com
 

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Leandro Grandi – Comunicação - (31) 3916-2025 - (31) 8486-2818

leandro.grandi@vale.com