Festival Cultura & Cidadania oferece atrações artísticas, em maio e junho de 2021 

A 4ª Edição do Festival Cultura & Cidadania está confirmada para acontecer de forma virtual nos meses de maio e junho, oferecendo espetáculos e oficinas gratuitos para o público em geral, em especial para os moradores de sete cidades das Vertentes - Barbacena, Barroso, Dores de Campos, Prados, Santa Cruz de Minas, São João Del-Rei e Tiradentes. No escopo estão seis espetáculos teatrais - “A briga da onça e do tatu”, com Teatro do Rinoceronte/SP; “Diferències", com Trifacirc/Espanha; “O caso do bolinho”, com O Quintal da Guegué/MG; “Segunda chamada”, com Galpão Cine Horto/MG; “A maré tá cheia”, com Alessandra Visentin/MG; “Iu Tubo”, com Cia de Inventos/MG, que serão disponibilizados no canal do projeto youtube.com/culturaecidadaniacircula. A programação inclui também seis oficinas - Escultura e modelagem em argila;  Imaginação e letras; Música para brincar; Deixa que a gente conta!; Histórias - muito mais do que palavras; e Viagem musical; ministradas, ao vivo, por meio do aplicativo Zoom, mediante inscrição prévia.

 

De acordo com Daniel Vitral, idealizador e coordenador do evento, a programação do festival foi pensada de forma a conectar crianças, jovens e adultos com a arte e com o aprendizado. “Dentre as atrações, temos cinco montagens livres para todos os públicos e uma para adolescentes a partir de 14 anos. As oficinas contemplam atividades para crianças a partir de quatro anos e vamos priorizar o público das sete cidades das Vertentes, região onde o festival surgiu, em 2016. Nosso objetivo é ampliar o acesso à arte, contemplando pessoas de diversas idades, considerando a cultura mais que um entretenimento,  também atividade educacional e de transformação social”, explica Daniel Vitral.

 

O Festival Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com recursos da Lei Aldir Blanc, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – SECULT/MG.

 

Programação Oficinas - 4º Festival Cultura & Cidadania

Escultura e modelagem em argila, com Marina Carneiro 

Crianças e jovens de 06 a 15 anos / Inscrições: 15 a 29 de abril

Aulas: 04 a 07 de maio  / Horário: das 16h às 18h / 20 vagas / Material da oficina é fornecido pelo Festival Cultura & Cidadania 

Inscrições: https://bit.ly/3enN1EH

 

Ementa: serão desenvolvidas atividades lúdicas em que a criatividade será vivenciada como possibilidade singular de expressão. As crianças experimentarão de forma criativa e relacional elementos básicos da modelagem usando a argila como possibilidade de criação de escultura e objetos tridimensionais. Através do contato com o material as crianças serão estimuladas a praticar suas diversas possibilidades, como a criação de texturas, desenhos, animais, flores, vasos e objetos decorativos. A oficina permitirá que as crianças trilhem um percurso de exploração, percepção, socialização e cooperação, onde a experiência será vivida de forma integrada.

 

Marina Carneiro é artista plástica e arte-educadora formada em Licenciatura em Artes Visuais pela UFMG. É professora do projeto sociocultural Quik Cidadania desde 2009. Em sua trajetória profissional passou por várias instituições de ensino, com enfoque nas artes plásticas. Desde 2020, ministra curso online de Desenho e Aquarela para crianças, jovens e adultos.

 

Imaginação e Letras, com Sirlene Aliane 

Professores, educadores, pais e interessados em geral, a partir de 18 anos/ Inscrições: 22 de abril a 09 de maio

Aulas: 11, 12 e 13 de maio / Horário: das 16h às 18h / 20 vagas

Inscrições: https://bit.ly/3gFwMp9

 

Ementa: A oficina tem o objetivo de orientar educadores e pais de alunos a incentivar as crianças e adolescentes, na elaboração de textos relacionados a imagens, vídeos e leituras de livros, atendendo ao interesse da criança ou adolescente. É utilizada metodologia lúdica de ensino para ser utilizada com cada faixa etária.

 

Sirlene Cristina Aliane é autora do livro infantil "As Aventuras de Pedro na Floresta Encantada", do livro "Limites e Valores em Crianças de sete a dez anos" e dos livros de poesia "Inspirações Vol. 1 e 2".

 

 

Música para Brincar – com O Quintal da Guegué 

Crianças de 04 a 08 anos/ Inscrições: 03 a 17 de maio 

Aulas: 19, 21, 26 e 28 de maio / Horário: das 16h30 às 18h / 20 vagas

 

Ementa: Brincadeiras cantadas, brincadeiras de mãos, brincadeiras ritmadas, jogos. Realização de atividades promovendo interatividade e socialização, utilizando recursos audiovisuais.

 

O Quintal da Guegué, formado pela atriz Gledes Gualberto e o músico Paulo David, surgiu em 2013. O duo trabalha com diversas linguagens expressivas, integrando música criativa, teatro, histórias cantadas e brincadeiras musicais, tendo como marca registrada a interatividade com o público. Guegué é atriz e arte-educadora. Construiu sua história profissional no teatro e nas salas de aula em companhia de seus maiores inspiradores: as crianças. Paulo David é músico formado pela Fundação de Educação Artística toca violão, guitarra, baixo e campainha.

 

 

Deixa que a gente conta! com Raysner de Paula

Crianças de 06 a 12 anos / Inscrições: 18 de maio a 01 de junho

Aulas: 03, 04, 10 e 11 de junho / Horário: das 16h às 18h / 20 vagas

 

Ementa: “Deixa que a gente conta” é uma ação artística concebida pelo artista-pesquisador Raysner de Paula que prima pelo convívio com crianças de 06 a 12 anos, entremeado pela ação de criar, ouvir, reinventar e reelaborar narrativas a partir de diferentes dispositivos criativos. Ou seja: durante o tempo no qual crianças e o artista estiverem juntos, serão criadas e performadas diferentes histórias, situações, diálogos e personagens, a partir de diferentes “pontos de partida”. Assim, ao longo da ação, as crianças experimentarão diferentes jogos e brincadeiras nos quais ocuparão os lugares de criadores, narradores e ouvintes de diferentes narrativas surgidas nos encontros.

 

Raysner de Paula é artista e professor de teatro. Graduou-se na licenciatura em Teatro (UFMG, 2014). Desenvolve trabalhos como pesquisador, dramaturgo, ator e professor de teatro de crianças e jovens. É um dos fundadores do grupo Mamãe tá na plateia, além de transitar por outros grupos e coletivos desenvolvendo trabalhos artísticos.  

 

Histórias - muito mais do que palavras, com Alessandra Visentin 

Interessados na arte narrativa, a partir de 18 anos / Inscrições: 01 a 13 de junho 

Aulas: 15 e 17 de junho / Horário: das 16h às 18h / 20 vagas

 

Ementa: Na oficina "Histórias: muito mais do que palavras" a contadora de histórias Alessandra Visentin nos leva ao mundo do "Era uma vez" e nos faz perceber que dentro das histórias tem muito mais do que palavras! Tem afeto, magia, encantamento, cura, transformação! Contar histórias, então, apresenta-se como uma grande ferramenta para a construção de um mundo diferente: um mundo sem fronteiras, um mundo onde todos possam enxergar com os olhos do coração! Todo o trabalho é realizado de forma a permitir um encontro do participante com sua própria criatividade e capacidade imaginativa, através do desenvolvimento de aprendizagens significativas e de múltiplas habilidades.

 

Alessandra Visentin é graduada em Psicologia pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e pós-graduanda em "Narração artística: caminhos para a Contação de histórias no contexto urbano”. É também atriz e contadora de histórias. Participou de eventos importantes no cenário cultural, como “Bienal do Livro de Minas Gerais” entre muitos outros. Desenvolve trabalhos de formação de jovens contadores de histórias.

 

Viagem Musical, com Milena Andrade 

Crianças de 07 a 12 anos / Inscrições: 02 a 17 de junho

Aulas: 21 a 24 de junho / Horário: das 16h às 18h/ 20 vagas / Os alunos devem providenciar:  02 tampinhas de garrafa pet, 02 rolhas, 01 rolo de papel higiênico (vazio), 01 garrafa pet pequena, um punhado de arroz. Os demais materiais necessários para realização da oficina serão fornecidos pelo Festival Cultura & Cidadania.

 

Ementa: A oficina tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a diversidade cultural e musical brasileira. Ainda, de apresentar e realizar na prática alguns estilos musicais distintos de diferentes regiões do Brasil, utilizando para execução das músicas elementos iniciais da musicalização como pulsação, subdivisão, variação de andamento e instrumentos confeccionados.

 

Milena Andrade é licenciada em Educação Musical com habilitação em Violino, Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional

 

Espetáculos 4º Festival Cultura & Cidadania

 

“A Briga da Onça e do Tatu”, com Teatro do Rinoceronte - Classificação livre

Dia 15/05 (sábado), às 16h no canal youtube.com/culturaecidadaniacircula

 

Sinopse: No tempo em que os animais falavam a nossa língua, dava pra gente entender direitinho a conversinha deles. Foi nesse tempo que a Onça começou uma briga com o Tatu. Tudo começou com os recados atrapalhados do Papagaio. Nesse mal hábito de “leva e traz” a confusão se transformou em guerra: de um lado a Onça convocando os animais grandes e do outro, o pequeno Tatu com os animais pequenos. Entre reviravoltas, seres místicos, desafios musicais e muita diversão leva o público ao imaginário popular da oralidade, dos contos e destaca valores como a união e a perseverança. Essa é uma livre adaptação do conto popular de mesmo nome, colhido por Ruth Guimarães.

 

“Diferències", com Trifacirc - Classificação livre

Dia 22/05 (sábado), às 16h, no canal youtube.com/culturaecidadaniacircula

 

Sinopse: Um encontro casual entre três pessoas diferentes em um espaço onde se compartilham as desigualdades entre elas. Assim começa o jogo cujo objetivo é encontrar a igualdade na diferença, é unir as habilidades e casualidades em busca de formas e conteúdos que possibilitem a superação das discrepâncias. Diferències mostra que o importante é a equidade. Trifacirc é uma companhia fundada em 2019, na cidade de Barcelona, Espanha. Marta Izquierdo, Carlos Sosa e Rufi Rodriguez, artistas com suas respectivas companhias e técnicas, decidem juntar-se para criar seu primeiro espetáculo chamado “Diferències”.

 

“O caso do bolinho” – O Quintal da Guegué - Classificação livre

Dia 29/05 (sábado), às 16h, no canal youtube.com/culturaecidadaniacircula

 

Sinopse: “O caso do bolinho” é um espetáculo musical de uma história de aventura, baseada em  um conto tradicional, que narra a odisseia de um bolinho assado, desde a janela da vovó, até a barriga de uma raposa. De um jeito bem humorado e musical, “O Quintal Da Guegué” adiciona brincadeiras e convida as crianças a participarem ativamente da cena. Em “O caso do bolinho”, Guegué e o Lobo divertem as crianças transformando histórias e canções em brincadeiras. O espetáculo é todo permeado por histórias cantadas, brincadeiras, musicais autorais e recolhidas da cultura popular infantil. A sonoridade do canto de Guegué (Gledes Gualberto) é reforçada pela presença do Lobo, o músico, Paulo David.

 

“Segunda chamada”, com Galpão Cine Horto - Classificação 14 anos - Acessível em Libras

Dia 12/06 (quarta-feira), às 16h, no canal youtube.com/culturaecidadaniacircula

 

Sinopse: Jacinto, Babi e Dudão compartilham durante a escola as divertidas aulas de biologia e educação sexual, o movimento estudantil e também o bullying e a exposição na internet. A princípio desconhecidos, eles se reencontram aos 30 anos de idade numa seção eleitoral e, através de flashbacks, recordam as situações que viveram 15 anos atrás, quando saíram da escola. Assim, vão superando os desejos, expectativas e frustrações entre o período da adolescência e a vida adulta.

 

 “A Maré tá cheia” – Alessandra Visentin - Classificação livre

Dia 19/06 (quarta-feira), às 16h, no canal youtube.com/culturaecidadaniacircula

 

Sinopse: “A maré tá cheia”, cheinha de histórias! A contadora de histórias Alessandra Visentin traz um espetáculo de narração oral com histórias inspiradas no universo mágico dos mares e das águas, com seus tesouros e segredos. É um verdadeiro convite a mergulhar no encantado mundo da literatura. Com músicas e brincadeiras cantadas o público é convidado a descobrir a riqueza de uma maré cheia de histórias.

 

“Iu Tubo” - Cia de Inventos - Classificação livre

Dia 26/06 (quarta-feira), às 16h, no canal youtube.com/culturaecidadaniacircula

 

Sinopse: O espetáculo “Iu Tubo” é parte de um processo, no universo da arte das Marionetes, desenvolvido pela Companhia de Inventos, nos últimos 27 anos, em Tiradentes (MG). No espetáculo, tubos de PVC ganham vida com as dimensões lúdicas do teatro de bonecos, assumindo formas divertidas de personagens, contando a evolução do homem na Terra. “Iu Tubo” parte de questionamentos sobre tempo, conhecimento, ciências que convidam crianças, jovens e adultos a refletirem sobre o ponto - “De onde viemos, para onde vamos?” Da pré-história à vida moderna sempre questionamos o que ficou e o que deixaremos para as novas gerações.  Iluminação, artes plásticas, teatro, movimento, marionetes e poesia se misturam aos “inventos” para a realização do espetáculo.

 

Fotos de divulgação: https://bit.ly/3enWz2v

 

Serviço: 4º Festival Cultura e Cidadania 

Maio e Junho de 2021

Gratuito

Informações: 

https://www.instagram.com/culturaecidadaniacircula

https://www.facebook.com/CulturaeCidadaniaCircula

 

Informações para a imprensa: Luz Comunicação - @luz.comunica

Jozane Faleiro - jozane@luzcomunicacao.com.br – 31-99204-6367